A disciplina Harmonia nas escolas de música: objetivos e limites de uma prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5KZQBV |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática de ensino de Harmonia, e foi construído a partir de duas perguntas principais: ensinar Harmonia, para quê?; ensinar Harmonia, como? Para respondê-las partiu-se de uma análise documental e de entrevistas realizadas com seis professores de Harmonia em atividade atualmente. A análise documental foi efetuada sobre 18 obras, selecionadas entre os grandes tratados de Harmonia tradicionais e as publicações mais modestas, elaboradas com objetivos pedagógicos. Foi coberto o período que se estende desde o século XVIII quando Jean Philippe Rameau, fundador da teoria da Harmonia, publica seu Traité d'Harmonie, passando pelos tratados tradicionais europeus do século XIX, pelas teorias surgidas no início do século XX (teoria das funções, utilização do espaço não temperado), chegando aos tratados mais recentes publicados na segunda metade do século XX. Procurou-se discutir e compreender as características, os limites, as vantagens e desvantagens das práticas de ensino que essas obras indicam e possibilitam. Foi discutida mais detidamente a proposta de ensino de Arnold Schoenberg contida em seu Tratado de Harmonia. Nas entrevistas com os professores foram discutidos aspectos considerados pertinentes numa prática de ensino de Harmonia, tais como sua relação com o desenvolvimento da percepção, com a criatividade, com as demais disciplinas de um currículo universitário, com o repertório utilizado em sala de aula. Nas entrevistas com os professores procurou-se estabelecer, sempre que possível, relações com o que foi percebido nas análises do tratados. Espera-se que as reflexões aqui produzidas possam contribuir para ampliar a discussão a respeito do ensino de Harmonia no meio musical. |
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Angela Imaculada L de F DalbenAntonio Jose jardim e CastroLuciano Mendes de Faria FilhoEduardo Campolina Viana Loureiro2019-08-10T04:41:25Z2019-08-10T04:41:25Z2002-08-14http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5KZQBVO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática de ensino de Harmonia, e foi construído a partir de duas perguntas principais: ensinar Harmonia, para quê?; ensinar Harmonia, como? Para respondê-las partiu-se de uma análise documental e de entrevistas realizadas com seis professores de Harmonia em atividade atualmente. A análise documental foi efetuada sobre 18 obras, selecionadas entre os grandes tratados de Harmonia tradicionais e as publicações mais modestas, elaboradas com objetivos pedagógicos. Foi coberto o período que se estende desde o século XVIII quando Jean Philippe Rameau, fundador da teoria da Harmonia, publica seu Traité d'Harmonie, passando pelos tratados tradicionais europeus do século XIX, pelas teorias surgidas no início do século XX (teoria das funções, utilização do espaço não temperado), chegando aos tratados mais recentes publicados na segunda metade do século XX. Procurou-se discutir e compreender as características, os limites, as vantagens e desvantagens das práticas de ensino que essas obras indicam e possibilitam. Foi discutida mais detidamente a proposta de ensino de Arnold Schoenberg contida em seu Tratado de Harmonia. Nas entrevistas com os professores foram discutidos aspectos considerados pertinentes numa prática de ensino de Harmonia, tais como sua relação com o desenvolvimento da percepção, com a criatividade, com as demais disciplinas de um currículo universitário, com o repertório utilizado em sala de aula. Nas entrevistas com os professores procurou-se estabelecer, sempre que possível, relações com o que foi percebido nas análises do tratados. Espera-se que as reflexões aqui produzidas possam contribuir para ampliar a discussão a respeito do ensino de Harmonia no meio musical.Ce travail prend comme objectif la réflexion sur l'enseignement de l'Harmonie, et a été construit à partir de deux questions principales: enseigner l'Harmonie, pourquoi?; enseigner l'Harmonie, comment? Les réponses partent d'une analyse documentale et d'une série d'interviews réalisées avec six professeurs d'Harmonie en activité actuellement. L'analyse documentale a été effectuée sur 18 oeuvres, selectionnées parmi les grands traités d'Harmonie traditionels et les publications plus modestes, elaborées à des fins pédagogiques. Le travail s'étend du XVIIIème siècle, quand Jean-Philippe Rameau, fondateur de la théorie de l'Harmonie publie son Traité d'Harmonie, en passant par les traités traditionels, publiés en Europe pendant le XIXème siècle, par les théories proposées au début du XXème siècle (la théorie des fonctions, l'utilisation de l'espace non-temperé), jusqu'aux traités plus récents, publiés dans la deuxième moitié du XXème siècle. Nous avons essayé de discuter et de comprendre les caractéristiques, les limites, les avantages et désavantages des practiques d'enseignement indiquées et rendues possibles par ces oeuvres. La proposition d'enseignement d'Arnold Schoenberg, contenue dans son Traité de'Harmonie, a été discuté d'une manière plus détaillée. Dans les interviews avec les professeurs, ont été discutés des aspects considérés comme pertinents dans la pratique d'enseignement de l'Harmonie, tels que sa relation avec le développement de la pérception, avec la creativité, avec les disciplines du curriculum universitaire, avec le répertoire utilisé dans les classes. Dans les interviews ont été établis, dans la mesure du possible, des rapports avec ce que a été perçu dans l'analyse des traités.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHarmonia (Musica)Musica Analise, apreciação EducaçãoHarmonia (Musica) Instrução e ensino Musica Estudo e ensinoPrática pedagógicaEscolas de músicaA disciplina Harmonia nas escolas de música: objetivos e limites de uma prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000410.pdfapplication/pdf1005585https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5KZQBV/1/1000000410.pdf8c4b31eb35cdfadf85975512a874b896MD51educacao_eduardocampolinavianaloureiro_dissertacao.pdfapplication/pdf994820https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5KZQBV/2/educacao_eduardocampolinavianaloureiro_dissertacao.pdf7e133dd28c7d460538c6a7042711c002MD52TEXT1000000410.pdf.txt1000000410.pdf.txtExtracted texttext/plain459176https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5KZQBV/3/1000000410.pdf.txt3ae6d0c05bcaedc2dac3798f110997d3MD53educacao_eduardocampolinavianaloureiro_dissertacao.pdf.txteducacao_eduardocampolinavianaloureiro_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain459176https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5KZQBV/4/educacao_eduardocampolinavianaloureiro_dissertacao.pdf.txt3ae6d0c05bcaedc2dac3798f110997d3MD541843/IOMS-5KZQBV2019-11-14 06:00:58.111oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-5KZQBVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:00:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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