Narrativas em confluência: literatura e videogames

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Maciel Cardoso dos Anjos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/68313
Resumo: A troca de enredos, temas e elementos estruturais entre diferentes obras ou diferentes mídias é algo que remonta à antiguidade e que vem acompanhando o desenvolvimento das culturas ao longo da história da humanidade. A interação de obras literárias com outras formas de expressão, especialmente. Nas décadas finais do século XX e no início do XXI, os videogames se firmaram como uma nova, abrangente e relevante forma de arte, capaz de instigar a imaginação, expandir mercados e contar histórias de maneiras diferentes de outras mídias, graças à sua natureza intrinsecamente interativa. Apesar de fundamentalmente díspares em suas estruturas narrativas e na maneira como interagem com o público-alvo (leitor ou jogador), a literatura e os videogames demonstram cada vez mais interação entre si, não só na forma de adaptações diretas. Valendo-se de conceitos e teorias da literatura comparada, da intermidialidade e da narratologia, esta tese compara obras literárias com videogames originados a partir delas, bem como videogames com obras literárias originadas a partir delas. São examinadas as diferentes formas de interseção entre essas diferentes mídias, bem como os vários aspectos da criação de uma narrativa são expressos e construídos em ambas.
id UFMG_0aaa29b6a35c7abe24e44319d0565bae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/68313
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jacyntho José Lins Brandãohttp://lattes.cnpq.br/0043607985609560Márcia Maria Valle ArbexMyriam Corrêa de Araújo ÁvilaLuci Maria Dias ColinDirce Waltrick do Amarantehttp://lattes.cnpq.br/1997808237097930Ricardo Maciel Cardoso dos Anjos2024-05-15T14:44:51Z2024-05-15T14:44:51Z2020-06-19http://hdl.handle.net/1843/68313A troca de enredos, temas e elementos estruturais entre diferentes obras ou diferentes mídias é algo que remonta à antiguidade e que vem acompanhando o desenvolvimento das culturas ao longo da história da humanidade. A interação de obras literárias com outras formas de expressão, especialmente. Nas décadas finais do século XX e no início do XXI, os videogames se firmaram como uma nova, abrangente e relevante forma de arte, capaz de instigar a imaginação, expandir mercados e contar histórias de maneiras diferentes de outras mídias, graças à sua natureza intrinsecamente interativa. Apesar de fundamentalmente díspares em suas estruturas narrativas e na maneira como interagem com o público-alvo (leitor ou jogador), a literatura e os videogames demonstram cada vez mais interação entre si, não só na forma de adaptações diretas. Valendo-se de conceitos e teorias da literatura comparada, da intermidialidade e da narratologia, esta tese compara obras literárias com videogames originados a partir delas, bem como videogames com obras literárias originadas a partir delas. São examinadas as diferentes formas de interseção entre essas diferentes mídias, bem como os vários aspectos da criação de uma narrativa são expressos e construídos em ambas.The exchange of stories, themes and structural elements between different works or different media is something that dates back to antiquity and that has been following the development of culture throughout human history. The interaction of literary works with other means of expression most of all. In the closing decades of the 20th century and the early 21st century, videogames have established themselves as a new, wide-reaching and relevant art form, capable of instigating the imagination, of expanding markets and telling stories differently, due to their intrinsically interactive nature. In spite of the fundamental differences in their narrative structures and in the way they interact with their target audience (readers or players), literature and videogames have been demonstrating ever greater interaction with one another, and not only in the guise of direct adaptations. Utilizing concepts and theories of comparative literature, intermediality and narratology, this thesis compares works of literature with videogames originated from them, as well as videogames with works of literature originated from them. Different ways of intersection between the two media are examined, as well as how the various elements in the creation of a narrative are expressed and built upon in both.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessLiteratura – História e críticaLiteratura e tecnologiaArte e tecnologiaVideogames na literaturaVideogames na literaturaIntermidialidadeTransficcionalidadeVideogamesNarratologiaNarrativas em confluência: literatura e videogamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68313/2/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD52ORIGINALTese Ricardo Maciel dos Anjos - Repositório corrigido.pdfTese Ricardo Maciel dos Anjos - Repositório corrigido.pdfVersão corrigida da tese para arquivamento do Repositórioapplication/pdf6109039https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68313/4/Tese%20Ricardo%20Maciel%20dos%20Anjos%20-%20Reposit%c3%b3rio%20corrigido.pdfcf1715de967be6356266e7c1f8a05944MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68313/5/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD551843/683132024-05-15 11:44:55.46oai:repositorio.ufmg.br:1843/68313TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-05-15T14:44:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas em confluência: literatura e videogames
title Narrativas em confluência: literatura e videogames
spellingShingle Narrativas em confluência: literatura e videogames
Ricardo Maciel Cardoso dos Anjos
Intermidialidade
Transficcionalidade
Videogames
Narratologia
Literatura – História e crítica
Literatura e tecnologia
Arte e tecnologia
Videogames na literatura
Videogames na literatura
title_short Narrativas em confluência: literatura e videogames
title_full Narrativas em confluência: literatura e videogames
title_fullStr Narrativas em confluência: literatura e videogames
title_full_unstemmed Narrativas em confluência: literatura e videogames
title_sort Narrativas em confluência: literatura e videogames
author Ricardo Maciel Cardoso dos Anjos
author_facet Ricardo Maciel Cardoso dos Anjos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacyntho José Lins Brandão
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0043607985609560
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Márcia Maria Valle Arbex
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Myriam Corrêa de Araújo Ávila
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Luci Maria Dias Colin
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Dirce Waltrick do Amarante
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1997808237097930
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo Maciel Cardoso dos Anjos
contributor_str_mv Jacyntho José Lins Brandão
Márcia Maria Valle Arbex
Myriam Corrêa de Araújo Ávila
Luci Maria Dias Colin
Dirce Waltrick do Amarante
dc.subject.por.fl_str_mv Intermidialidade
Transficcionalidade
Videogames
Narratologia
topic Intermidialidade
Transficcionalidade
Videogames
Narratologia
Literatura – História e crítica
Literatura e tecnologia
Arte e tecnologia
Videogames na literatura
Videogames na literatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Literatura – História e crítica
Literatura e tecnologia
Arte e tecnologia
Videogames na literatura
Videogames na literatura
description A troca de enredos, temas e elementos estruturais entre diferentes obras ou diferentes mídias é algo que remonta à antiguidade e que vem acompanhando o desenvolvimento das culturas ao longo da história da humanidade. A interação de obras literárias com outras formas de expressão, especialmente. Nas décadas finais do século XX e no início do XXI, os videogames se firmaram como uma nova, abrangente e relevante forma de arte, capaz de instigar a imaginação, expandir mercados e contar histórias de maneiras diferentes de outras mídias, graças à sua natureza intrinsecamente interativa. Apesar de fundamentalmente díspares em suas estruturas narrativas e na maneira como interagem com o público-alvo (leitor ou jogador), a literatura e os videogames demonstram cada vez mais interação entre si, não só na forma de adaptações diretas. Valendo-se de conceitos e teorias da literatura comparada, da intermidialidade e da narratologia, esta tese compara obras literárias com videogames originados a partir delas, bem como videogames com obras literárias originadas a partir delas. São examinadas as diferentes formas de interseção entre essas diferentes mídias, bem como os vários aspectos da criação de uma narrativa são expressos e construídos em ambas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-15T14:44:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-15T14:44:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/68313
url http://hdl.handle.net/1843/68313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68313/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68313/4/Tese%20Ricardo%20Maciel%20dos%20Anjos%20-%20Reposit%c3%b3rio%20corrigido.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68313/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6
cf1715de967be6356266e7c1f8a05944
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589282714091520