A Música dos Trigramas e o Balé I Ching de Marco Antônio Guimarães com o UAKTI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3FF85 |
Resumo: | O Grupo Uakti, formado em 1978 pelo compositor Marco Antônio Guimarães, juntamente com o flautista Artur Andrés e os percussionistas Décio de Sousa Ramos Filho e Paulo Sérgio Santos, desenvolveu nesses trinta e cinco anos um trabalho inovador na construção de novos instrumentos musicais acústicos aplicados à performance da música instrumental. Com doze CDs lançados mundialmente, o Uakti se dedica também à educação musical, bem como à composição de trilhas de cinema e balé. Um dos mais importantes trabalhos musicais do grupo, o CD I Ching, foi composto originalmente como trilha para a coreografia de um balé, baseado no livro homônimo e milenar I Ching, o livro das mutações. O conjunto de oito peças que integram a primeira parte do Balé, composições de Marco Antônio Guimarães denominadas A Música dos Trigramas, é o foco principal dessa dissrtação. Para introduzir o leitor às análises musicais dessas peças, serão expostos os fundamentos do texto clássico chinês I Ching, seu conteúdo filosófico e história, bem como um breve histórico sobre o grupo Uakti.O objetivo final desta dissertação é explicar os procedimentos composicionais e de práticas de performance em A Música dos Trigramas, a partir da utilização rítmico-musical da representação do Yang e Yin por meio de linhas inteiras e partidas. |
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Fausto Borem de OliveiraMarco Antonio Farias ScarassattiMauricio Freire GarciaAlexandre Campos Amaral Andres2019-08-10T21:07:38Z2019-08-10T21:07:38Z2014-11-24http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3FF85O Grupo Uakti, formado em 1978 pelo compositor Marco Antônio Guimarães, juntamente com o flautista Artur Andrés e os percussionistas Décio de Sousa Ramos Filho e Paulo Sérgio Santos, desenvolveu nesses trinta e cinco anos um trabalho inovador na construção de novos instrumentos musicais acústicos aplicados à performance da música instrumental. Com doze CDs lançados mundialmente, o Uakti se dedica também à educação musical, bem como à composição de trilhas de cinema e balé. Um dos mais importantes trabalhos musicais do grupo, o CD I Ching, foi composto originalmente como trilha para a coreografia de um balé, baseado no livro homônimo e milenar I Ching, o livro das mutações. O conjunto de oito peças que integram a primeira parte do Balé, composições de Marco Antônio Guimarães denominadas A Música dos Trigramas, é o foco principal dessa dissrtação. Para introduzir o leitor às análises musicais dessas peças, serão expostos os fundamentos do texto clássico chinês I Ching, seu conteúdo filosófico e história, bem como um breve histórico sobre o grupo Uakti.O objetivo final desta dissertação é explicar os procedimentos composicionais e de práticas de performance em A Música dos Trigramas, a partir da utilização rítmico-musical da representação do Yang e Yin por meio de linhas inteiras e partidas.The Brazilian Uakti Group of instrumental music, formed in 1978 by composer Marco Antônio Guimarães, along with flutist Artur Andrés and percussionists Decio de Sousa Ramos Filho and Paulo Sérgio Santos has developed, for thirty-five years now, innovative work in the fields of instrumental music and construction of new acoustic musical instruments. With twelve worldwide released CDs, Uakti is also engaged in music education, as well as soundtracks for movies and ballet. The I Ching CD, one of the most significant works of the group, has music originally written to be choreographed and was based on the eponymous book I Ching, the book of changes. The eight pieces set A Música dos Trigramas [The Music of the Trigrams] comprise the first part of Marco Antônio Guimarães I Ching and is the main focus of this dissertation. In order to introduce the reader to their musical analysis, the philosophical foundations of the classical Chinese book I Ching will be presented, as well as some aspects of its history and the historical context of the Uakti group.The final goal of this dissertation is to present to the reader the compositional and performance procedures in A Música dos Trigramas, departing from the use of broken and unbroken lines - Yin and Yang used as rhythm figures.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGuimarães, Marco Antonio , 1948 A música dos tigramasI ChingMusicaUAKTIA Música dos TrigramasI CHING o livro chinês das mutaçõesCD I CHINGGrupo UAKTINovos instrumentos musicais acústicosA Música dos Trigramas e o Balé I Ching de Marco Antônio Guimarães com o UAKTIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALi_ching_abril_2015.pdfapplication/pdf45080910https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A3FF85/1/i_ching_abril_2015.pdfa52ae4710d8a3420dc38d3899df228c9MD51ufmg___p.07.pdfapplication/pdf135388https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A3FF85/2/ufmg___p.07.pdfeb357d7ce8e0b2612f319a2143d17918MD52TEXTi_ching_abril_2015.pdf.txti_ching_abril_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain409596https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A3FF85/3/i_ching_abril_2015.pdf.txtce0056a3d0d384b8d31b2e1f10c95230MD53ufmg___p.07.pdf.txtufmg___p.07.pdf.txtExtracted texttext/plain11427https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A3FF85/4/ufmg___p.07.pdf.txt6292af17b7abeabd0c18a184a7c03752MD541843/AAGS-A3FF852019-11-14 10:54:14.368oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A3FF85Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:54:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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