O impacto das políticas de dividendos sobre o valor de mercado das empresas listadas na B3
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/51435 |
Resumo: | O presente estudo verificou o efeito das políticas de dividendos sobre o valor de mercado das empresas brasileiras. Foram analisadas as empresas não financeiras listadas na B3 durante o período de 2010 a 2016, por meio do banco de dados do sistema Economática®. Foram analisadas em 2010, 181 empresas; em 2011, 193 empresas; em 2012, 202 empresas; em 2013, 204 empresas; em 2014, 200 empresas; em 2015, 167 empresas; e, em 2016, 169 empresas, totalizando 1.315 observações. Os dados constituíram um painel não balanceado, o qual foi examinado utilizando-se o modelo POLS (Pooled Ordinary Least Squares). Conforme os resultados apresentados a variável Payout é estatisticamente significativa para explicar o Valor de Mercado das empresas brasileiras, ao nível de significância de 5%, sendo a relação entre essas duas variáveis positiva. Portanto, foi possível concluir que as políticas de dividendos são relevantes para a determinação do valor de mercado das empresas listadas na B3, influenciando, assim, a geração de valor para os acionistas. |
id |
UFMG_0aeff72cdebef0bc8d52a859c8bfa69d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/51435 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-03-31T15:05:25Z2023-03-31T15:05:25Z2018111152318-6984http://hdl.handle.net/1843/51435O presente estudo verificou o efeito das políticas de dividendos sobre o valor de mercado das empresas brasileiras. Foram analisadas as empresas não financeiras listadas na B3 durante o período de 2010 a 2016, por meio do banco de dados do sistema Economática®. Foram analisadas em 2010, 181 empresas; em 2011, 193 empresas; em 2012, 202 empresas; em 2013, 204 empresas; em 2014, 200 empresas; em 2015, 167 empresas; e, em 2016, 169 empresas, totalizando 1.315 observações. Os dados constituíram um painel não balanceado, o qual foi examinado utilizando-se o modelo POLS (Pooled Ordinary Least Squares). Conforme os resultados apresentados a variável Payout é estatisticamente significativa para explicar o Valor de Mercado das empresas brasileiras, ao nível de significância de 5%, sendo a relação entre essas duas variáveis positiva. Portanto, foi possível concluir que as políticas de dividendos são relevantes para a determinação do valor de mercado das empresas listadas na B3, influenciando, assim, a geração de valor para os acionistas.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASCASI - Congresso de Administração, Sociedade e InovaçãoDividendosFinançasPolitica de DividendosCriação de valorAcionistasValor de mercadoO impacto das políticas de dividendos sobre o valor de mercado das empresas listadas na B3info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://https://www.even3.com.br/Anais/11casi/119238-O-IMPACTO-DAS-POLITICAS-DE-DIVIDENDOS-SOBRE-O-VALOR-DE-MERCADO-DAS-EMPRESAS-LISTADAS-NA-B3Luiza Monique de Castro FariaFernanda Costa de AndradeWagner Moura LamounierRafaella Duarte MirandaRobert Aldo Iquiapazainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51435/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALO Impacto das Políticas de Dividendos sobre o Valor de Mercado das Empresas.pdfO Impacto das Políticas de Dividendos sobre o Valor de Mercado das Empresas.pdfapplication/pdf618072https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51435/2/O%20Impacto%20das%20Pol%c3%adticas%20de%20Dividendos%20sobre%20o%20Valor%20de%20Mercado%20das%20Empresas.pdf60b1480caba7715cf2efcd5633b78edcMD521843/514352023-03-31 12:05:25.578oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-31T15:05:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto das políticas de dividendos sobre o valor de mercado das empresas listadas na B3 |
title |
O impacto das políticas de dividendos sobre o valor de mercado das empresas listadas na B3 |
spellingShingle |
O impacto das políticas de dividendos sobre o valor de mercado das empresas listadas na B3 Luiza Monique de Castro Faria Politica de Dividendos Criação de valor Acionistas Valor de mercado Dividendos Finanças |
title_short |
O impacto das políticas de dividendos sobre o valor de mercado das empresas listadas na B3 |
title_full |
O impacto das políticas de dividendos sobre o valor de mercado das empresas listadas na B3 |
title_fullStr |
O impacto das políticas de dividendos sobre o valor de mercado das empresas listadas na B3 |
title_full_unstemmed |
O impacto das políticas de dividendos sobre o valor de mercado das empresas listadas na B3 |
title_sort |
O impacto das políticas de dividendos sobre o valor de mercado das empresas listadas na B3 |
author |
Luiza Monique de Castro Faria |
author_facet |
Luiza Monique de Castro Faria Fernanda Costa de Andrade Wagner Moura Lamounier Rafaella Duarte Miranda Robert Aldo Iquiapaza |
author_role |
author |
author2 |
Fernanda Costa de Andrade Wagner Moura Lamounier Rafaella Duarte Miranda Robert Aldo Iquiapaza |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiza Monique de Castro Faria Fernanda Costa de Andrade Wagner Moura Lamounier Rafaella Duarte Miranda Robert Aldo Iquiapaza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Politica de Dividendos Criação de valor Acionistas Valor de mercado |
topic |
Politica de Dividendos Criação de valor Acionistas Valor de mercado Dividendos Finanças |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Dividendos Finanças |
description |
O presente estudo verificou o efeito das políticas de dividendos sobre o valor de mercado das empresas brasileiras. Foram analisadas as empresas não financeiras listadas na B3 durante o período de 2010 a 2016, por meio do banco de dados do sistema Economática®. Foram analisadas em 2010, 181 empresas; em 2011, 193 empresas; em 2012, 202 empresas; em 2013, 204 empresas; em 2014, 200 empresas; em 2015, 167 empresas; e, em 2016, 169 empresas, totalizando 1.315 observações. Os dados constituíram um painel não balanceado, o qual foi examinado utilizando-se o modelo POLS (Pooled Ordinary Least Squares). Conforme os resultados apresentados a variável Payout é estatisticamente significativa para explicar o Valor de Mercado das empresas brasileiras, ao nível de significância de 5%, sendo a relação entre essas duas variáveis positiva. Portanto, foi possível concluir que as políticas de dividendos são relevantes para a determinação do valor de mercado das empresas listadas na B3, influenciando, assim, a geração de valor para os acionistas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-31T15:05:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-31T15:05:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/51435 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-6984 |
identifier_str_mv |
2318-6984 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/51435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51435/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51435/2/O%20Impacto%20das%20Pol%c3%adticas%20de%20Dividendos%20sobre%20o%20Valor%20de%20Mercado%20das%20Empresas.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 60b1480caba7715cf2efcd5633b78edc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589558419324928 |