Determinantes da política de dividendos das empresas participantes do índice dividendos da Brasil, bolsa, balcão (IDIV)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Clara Ventura Paiva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Joice Garcia de Oliveira, Wagner Moura Lamounier
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/63364
Resumo: O gestor de uma empresa tem diversas decisões financeiras a tomar em busca da maximização dos resultados e do valor para os acionistas. Entre essas decisões, encontra-se a política de dividendos, tendo impacto direto na administração de financiamento e investimento. Muitos estudos têm buscado identificar os determinantes da política de dividendos, sendo, portanto, este um tema bastante discutido na teoria de finanças. No entanto, esta é uma questão que ainda não apresenta uma resposta uniforme.No intuito de contribuir com essa discussão, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os determinantes da política de dividendos das empresas que integram um índice da Brasil, Bolsa, Balcão (B3), que abrange as empresas que mais distribuem dividendos, conhecido como índice de dividendos (IDIV). Para isso, a metodologia empregada foi a regressão múltipla com dados em painel. A amostra do estudo abrangeu as empresas que compuseram a carteira do IDIV de setembro-dezembro de 2017 e o período de análise foi de 2008 a 2016. Os resultados confirmaram algumas previsões das teorias relacionadas com a política de dividendos de empresas, como a Hierarquia das Fontes, Teoria da Sinalização e Trade- offTheory. Eles apontaram que a rentabilidade do ativo e o tamanho da empresa têm efeito significativo positivo no pagamento de dividendos. Além disso, estrutura financeira, payout histórico, setor de atuação e idade da empresa apresentaram relação negativa com a política de payout.Ao contrário do que a literatura indica, o preço da ação não se figurou com efeito significativo, sugerindo que o valor de mercado da empresa não está relacionado aos seus dividendos, contrapondo a previsão da teoria da Relevânci
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