O uso da língua inglesa em nomes de estabelecimentos comerciais como forma de persuasão e estratificação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Antonio Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a9
http://hdl.handle.net/1843/57703
https://orcid.org/0000-0003-3104-7090
Resumo: O artigo visa mostrar a influência da língua inglesa no comércio de Belo Horizonte - MG. Também procura analisar a estratificação social visualizada ao longo de uma avenida através dos recursos semióticos que compõem as placas dos estabelecimentos comerciais. Primeiro, apresento o conceito de multimodalidade, de Kress e van Leeuwen (1996; 2006) e as teorias sobre Análise Crítica do Discurso (ACD). Dentro desta perspectiva, se encontram a concepção tridimensional, a ideologia e a hegemonia de Fairclough (1994; 2001). Em seguida trato da persuasão pelo discurso sob a visão de Citelli (2005), pois tal conceito dialoga com as demais teorias. O uso dos estrangeirismos também é discutido com base em Garcez e Zilles (2001). A partir da análise linguística e imagética, verificou-se que os estrangeirismos utilizados na composição das placas dos estabelecimentos comerciais visam persuadir e estratificar os clientes a partir da aquisição de produtos e serviços direcionados a públicos específicos.
id UFMG_0b99cc9744eac6a87a4094d927aaf7b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/57703
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-08-10T18:27:53Z2023-08-10T18:27:53Z201940020118https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a923187115http://hdl.handle.net/1843/57703https://orcid.org/0000-0003-3104-7090O artigo visa mostrar a influência da língua inglesa no comércio de Belo Horizonte - MG. Também procura analisar a estratificação social visualizada ao longo de uma avenida através dos recursos semióticos que compõem as placas dos estabelecimentos comerciais. Primeiro, apresento o conceito de multimodalidade, de Kress e van Leeuwen (1996; 2006) e as teorias sobre Análise Crítica do Discurso (ACD). Dentro desta perspectiva, se encontram a concepção tridimensional, a ideologia e a hegemonia de Fairclough (1994; 2001). Em seguida trato da persuasão pelo discurso sob a visão de Citelli (2005), pois tal conceito dialoga com as demais teorias. O uso dos estrangeirismos também é discutido com base em Garcez e Zilles (2001). A partir da análise linguística e imagética, verificou-se que os estrangeirismos utilizados na composição das placas dos estabelecimentos comerciais visam persuadir e estratificar os clientes a partir da aquisição de produtos e serviços direcionados a públicos específicos.The article aims to show the influence of the English language on the commercial establishments of Belo Horizonte-MG. It also seeks to analyze the social stratification visualized along an avenue through the semiotic resources that make up the commercial boards. First, I present the concept of multimodality proposed by Kress and van Leeuwen (1996,2006) and theories about Critical Discourse Analysis (ACD). Through this perspective, the three-dimensional conception, ideology and hegemony are discussed based on Fairclough’s (1994, 2001) studies. Next, I analyze persuasion in discourse through Citelli’s (2005) perspective, because the concept is related to the other theories. The use of foreignisms is also discussed based on Garcez and Zilles (2001) studies. Considering all the linguistic and semiotic analysis, it was verified that the foreignisms used in the composition of the commercial boards are aimed at persuading and stratifying customers in the acquisition of products and services developed to specific audiencesporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASThe especialistAnálise do discursoAnálise linguística(Linguística)EstrangeirismoComércioInglêsMultimodalidadePersuasãoO uso da língua inglesa em nomes de estabelecimentos comerciais como forma de persuasão e estratificação socialThe use of the English language in names of commercial establishments as a form of persuasion and social stratificationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.pucsp.br/esp/article/view/40894Leonardo Antonio Soaresapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALO uso da língua inglesa em nomes de estabelecimentos comerciais comoforma de persuasão e estratificação social.pdfO uso da língua inglesa em nomes de estabelecimentos comerciais comoforma de persuasão e estratificação social.pdfapplication/pdf476550https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57703/2/O%20%20uso%20%20da%20%20l%c3%adngua%20%20inglesa%20%20em%20%20nomes%20%20de%20%20estabelecimentos%20%20comerciais%20%20comoforma%20%20de%20persuas%c3%a3o%20e%20estratifica%c3%a7%c3%a3o%20social.pdfa4a39dc7d93e180c2f08dd85118a1f51MD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57703/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/577032023-08-10 15:27:54.314oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-08-10T18:27:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da língua inglesa em nomes de estabelecimentos comerciais como forma de persuasão e estratificação social
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The use of the English language in names of commercial establishments as a form of persuasion and social stratification
title O uso da língua inglesa em nomes de estabelecimentos comerciais como forma de persuasão e estratificação social
spellingShingle O uso da língua inglesa em nomes de estabelecimentos comerciais como forma de persuasão e estratificação social
Leonardo Antonio Soares
Estrangeirismo
Comércio
Inglês
Multimodalidade
Persuasão
Análise do discurso
Análise linguística(Linguística)
title_short O uso da língua inglesa em nomes de estabelecimentos comerciais como forma de persuasão e estratificação social
title_full O uso da língua inglesa em nomes de estabelecimentos comerciais como forma de persuasão e estratificação social
title_fullStr O uso da língua inglesa em nomes de estabelecimentos comerciais como forma de persuasão e estratificação social
title_full_unstemmed O uso da língua inglesa em nomes de estabelecimentos comerciais como forma de persuasão e estratificação social
title_sort O uso da língua inglesa em nomes de estabelecimentos comerciais como forma de persuasão e estratificação social
author Leonardo Antonio Soares
author_facet Leonardo Antonio Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo Antonio Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Estrangeirismo
Comércio
Inglês
Multimodalidade
Persuasão
topic Estrangeirismo
Comércio
Inglês
Multimodalidade
Persuasão
Análise do discurso
Análise linguística(Linguística)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Análise do discurso
Análise linguística(Linguística)
description O artigo visa mostrar a influência da língua inglesa no comércio de Belo Horizonte - MG. Também procura analisar a estratificação social visualizada ao longo de uma avenida através dos recursos semióticos que compõem as placas dos estabelecimentos comerciais. Primeiro, apresento o conceito de multimodalidade, de Kress e van Leeuwen (1996; 2006) e as teorias sobre Análise Crítica do Discurso (ACD). Dentro desta perspectiva, se encontram a concepção tridimensional, a ideologia e a hegemonia de Fairclough (1994; 2001). Em seguida trato da persuasão pelo discurso sob a visão de Citelli (2005), pois tal conceito dialoga com as demais teorias. O uso dos estrangeirismos também é discutido com base em Garcez e Zilles (2001). A partir da análise linguística e imagética, verificou-se que os estrangeirismos utilizados na composição das placas dos estabelecimentos comerciais visam persuadir e estratificar os clientes a partir da aquisição de produtos e serviços direcionados a públicos específicos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-10T18:27:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-10T18:27:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/57703
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a9
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 23187115
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3104-7090
url https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a9
http://hdl.handle.net/1843/57703
https://orcid.org/0000-0003-3104-7090
identifier_str_mv 23187115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv The especialist
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57703/2/O%20%20uso%20%20da%20%20l%c3%adngua%20%20inglesa%20%20em%20%20nomes%20%20de%20%20estabelecimentos%20%20comerciais%20%20comoforma%20%20de%20persuas%c3%a3o%20e%20estratifica%c3%a7%c3%a3o%20social.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57703/1/License.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a4a39dc7d93e180c2f08dd85118a1f51
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589471652806656