Letramento literário e os sujeitos da EJA: práticas, eventos e significados atribuídos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorothy do Abaete Andrade Neiva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8H2KTP
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar o papel de professoras e a participação de alunos em uma experiência de Leitura Literária dialogada, em turmas de alfabetizandos e de recémalfabetizados, da modalidade Educação de Jovens e Adultos. Pretendemos verificar se é um evento significativo para alunos e professoras, se essas leituras literárias oferecem as condições para o letramento literário dos alunos, não só na escola, mas para a vida deles. Verificar se as professoras se consideram leitoras literárias, a partir de dados obtidos em entrevistas. Nesse contexto, a proposta deste trabalho é verificar se a leitura está a serviço de tornar o mundo mais compreensível para os alunos ou se usam a leitura como uma simples ferramenta de decodificação e de desenvolvimento da escrita, além de compreender quais concepções de letramento esses professores possuem, à luz de teóricos como Magda Soares, Antonio Cândido e Paulo Freire. Concluímos que alunos e professores acreditam que estas oficinas de leitura literária são eventos de letramento significativos, porque geram conhecimentos de mundo necessários neste processo. Quanto às leituras literárias das professoras, concluímos que leem pouca literatura, priorizando as leituras mais cotidianas. A partir da observação da reação dos alunos diante das leituras literárias realizadas e da reflexão sobre as respostas deles a um questionário, uma das conclusões a que chegamos é que o gosto pelo literário pode ser, sim, despertado a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula. Por outro lado, o que não é possível de ser garantido é a sua permanência fora dos muros da escola. Diante disso, reiteramos que assim como assistir televisão, ler bilhetes, receitas e revistas são, para os alunos colaboradores desta pesquisa, necessidades imperiosas, a literatura pode se tornar uma dessas necessidades desde que o trabalho com o texto literário se torne uma prática efetiva inserida no cotidiano da sala de aula, uma vez que os dados coletados levam a crer que parece que é só no espaço escolar que a maioria dos alunos tem acesso a esse bem simbólico que é a literatura, e não podemos, como ensina Candido (1995), negar-lhes esse direito.
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Nesse contexto, a proposta deste trabalho é verificar se a leitura está a serviço de tornar o mundo mais compreensível para os alunos ou se usam a leitura como uma simples ferramenta de decodificação e de desenvolvimento da escrita, além de compreender quais concepções de letramento esses professores possuem, à luz de teóricos como Magda Soares, Antonio Cândido e Paulo Freire. Concluímos que alunos e professores acreditam que estas oficinas de leitura literária são eventos de letramento significativos, porque geram conhecimentos de mundo necessários neste processo. Quanto às leituras literárias das professoras, concluímos que leem pouca literatura, priorizando as leituras mais cotidianas. A partir da observação da reação dos alunos diante das leituras literárias realizadas e da reflexão sobre as respostas deles a um questionário, uma das conclusões a que chegamos é que o gosto pelo literário pode ser, sim, despertado a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula. Por outro lado, o que não é possível de ser garantido é a sua permanência fora dos muros da escola. Diante disso, reiteramos que assim como assistir televisão, ler bilhetes, receitas e revistas são, para os alunos colaboradores desta pesquisa, necessidades imperiosas, a literatura pode se tornar uma dessas necessidades desde que o trabalho com o texto literário se torne uma prática efetiva inserida no cotidiano da sala de aula, uma vez que os dados coletados levam a crer que parece que é só no espaço escolar que a maioria dos alunos tem acesso a esse bem simbólico que é a literatura, e não podemos, como ensina Candido (1995), negar-lhes esse direito.The aim of this research is to identify the role of the teacher and the participation of students in a dialogued Literary Reading experience, which took account groups of students on a literacy development and also new literate students that are part of the Youths and Adults Education Program. The purpose is to verify the significance of the event for teachers and students, if the literary reading offer conditions for the students literary literacy, not just at school, but for their lives. Yet, according to the interviews, it verifies if the teachers consider themselves as literary readers. In this context, the purpose of this paper is to verify if the role of reading is helping the students to understand the world in a more comprehensible way or if reading is being used simply as a tool of decoding and development of writing, and also to understand what are the teachers literacy conception. The theorists considered are Magda Soares, Antonio Cândido and Paulo Freire. The conclusion of this paper considers that students and teachers understand the Literary Reading workshops as events of literacy significance because they promote a better and necessary understanding of the world. Regarding the teachers literary reading, they have a poor literary reading experience; instead, they prefer other kinds of reading. Observing the reaction of the students when involved with the literary reading proposed and the thoughts about their answers in the questionnaire, the conclusion is that the students taste for the Literary can be aroused from activities developed in classroom. On the other hand it is not possible to guarantee its permanence outside the classroom. However, it is possible to understand that activities like watching TV, reading notes, recipes and magazines are for the students that collaborate with this research a must. Literature can become a need if the work with the literary text becomes an effective and everyday practice inside the classroom. The results acquired conclude that just at the school space the majority of the students have access to this symbolic possession which is literature, and as Candido (1995) teach us, we cannot deny them this right.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlfabetização de adultosEducaçãoLetramentoLeitura Estudo e ensinoLetramentoEducação de Jovens e AdultosLeitura literáriaLetramento literário e os sujeitos da EJA: práticas, eventos e significados atribuídosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_versao_final_abril_de_2011.pdfapplication/pdf941554https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8H2KTP/1/disserta__o_versao_final_abril_de_2011.pdf0935e0f7f066bdca7b3465cbeed99d3eMD51TEXTdisserta__o_versao_final_abril_de_2011.pdf.txtdisserta__o_versao_final_abril_de_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain455672https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8H2KTP/2/disserta__o_versao_final_abril_de_2011.pdf.txtae512256498f7eeb312b2606d9cc172bMD521843/BUOS-8H2KTP2019-11-14 19:55:57.958oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8H2KTPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:55:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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