Prescrição do exercício físico para pessoas com lesão medular: revisão sistemática da literatura brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BBZRHQ |
Resumo: | A lesão medular (LM) provoca alterações motoras e sensoriais nos indivíduos e dependendo do nível e grau da lesão podem limitar as respostas fisiológicas ao exercício físico. A prática esportiva e treinamento de força para o lesado medular trazem inúmeros benefícios que se revelam na melhora do desempenho das atividades de vida diária, na promoção do bem estar físico e social e na redução de incidência de complicações clínicas, favorecendo a independência funcional de indivíduos com LM. Até o presente momento não se tem muita informação sobre a prescrição do exercício físico para essas pessoas na literatura científica brasileira. O objetivo do presente estudo foi identificar quais os estudos na literatura brasileira exploram a prescrição do exercício físico em pessoas com LM. Método. Foi realizada atualização de literatura nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, cruzando os descritores, lesão medular, exercício físico, atividade física, prescrição de exercício, treinamento de força, treinamento aeróbico e musculação, no pe-ríodo de 1997 a 2017. Resultados. Foram encontrados 13 estudos, porém apenas 7 artigos preencheram os critérios de inclusão. Discussão. O treinamento de força possibilitou aumento quantitativo da força muscular nos indivíduos com LM, proporcionando melhora na qualidade das transferências bem como em suas atividades funcionais. Os estudos demonstraram a importância do exercício aeróbio para o controle e redução da pressão arterial em indivíduos com LM. Considerações finais: Contudo, observou-se a necessidade de realizar um estudo dos efeitos e benefícios do exercício físico bem como a importância do planejamento e monitoramento de atividades físicas |
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Eduardo da Silva AlvesJoão Paulo Pereira RosaDaisy Motta SantosFernando Francisco da Rocha de Paula2019-08-12T22:23:11Z2019-08-12T22:23:11Z2018-02-20http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BBZRHQA lesão medular (LM) provoca alterações motoras e sensoriais nos indivíduos e dependendo do nível e grau da lesão podem limitar as respostas fisiológicas ao exercício físico. A prática esportiva e treinamento de força para o lesado medular trazem inúmeros benefícios que se revelam na melhora do desempenho das atividades de vida diária, na promoção do bem estar físico e social e na redução de incidência de complicações clínicas, favorecendo a independência funcional de indivíduos com LM. Até o presente momento não se tem muita informação sobre a prescrição do exercício físico para essas pessoas na literatura científica brasileira. O objetivo do presente estudo foi identificar quais os estudos na literatura brasileira exploram a prescrição do exercício físico em pessoas com LM. Método. Foi realizada atualização de literatura nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, cruzando os descritores, lesão medular, exercício físico, atividade física, prescrição de exercício, treinamento de força, treinamento aeróbico e musculação, no pe-ríodo de 1997 a 2017. Resultados. Foram encontrados 13 estudos, porém apenas 7 artigos preencheram os critérios de inclusão. Discussão. O treinamento de força possibilitou aumento quantitativo da força muscular nos indivíduos com LM, proporcionando melhora na qualidade das transferências bem como em suas atividades funcionais. Os estudos demonstraram a importância do exercício aeróbio para o controle e redução da pressão arterial em indivíduos com LM. Considerações finais: Contudo, observou-se a necessidade de realizar um estudo dos efeitos e benefícios do exercício físico bem como a importância do planejamento e monitoramento de atividades físicasSpinal Cord Injury (SCI) causes motor and sensory changes in individuals and, depending on the level and degree of the injury, it may limit physiological responses to physical exercise. Sport practice and strength training for the spinal cord injured bring numerous benefits that are perceived through improved performance of daily activities, promotion of physical and social wellbeing, and reduced incidence of clinical complications, favoring functional independence of individuals with SCI. To date, there is not much information on the prescription of physical exercises for these people in Brazilian scientific literature. The objective of the present study was to identify which studies in the Brazilian literature examine the prescription of physical exercise in people with SCI. Method. A literature update was performed in the Google Scholar and Scielo data bases, cross referencing the descriptors spinal cord injure, physical exercise, physical activity, exercise prescription, strength training, aerobic training, and weight lifting in the period between 1997 and 2017. Results. 13 studies were found, however, only 7 of them met the criteria of inclusion. Argumentation. Strength training fostered quantitative increase in muscular strength in the individuals with SCI, propitiating improved transferences, as well as better functional activities. The studies showed the importance of aerobic exercise to the control and reduction of arterial pressure in individuals with SCI. Final Considerations. However, it was observed a necessity to perform a study on the effects and benefits of physical exercise, as well as the importance of planning and monitoring of the physical activitiesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGTreinamento com pesoMusculaçãoSistema musculoesquelético Ferimentos e lesõesExercícios físicos Uso terapêuticoTreinamento de forçaTreinamento aeróbicoAtividade físicaPrescrição de exercícioMusculaçãoLesão medularExercício físicoPrescrição do exercício físico para pessoas com lesão medular: revisão sistemática da literatura brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_educa_ao_fisica_2017__fernando_f_r_paula_862062.pdfapplication/pdf396012https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BBZRHQ/1/tcc_educa_ao_fisica_2017__fernando_f_r_paula_862062.pdf389d4b413016df2916a386c7a13ea4bcMD51TEXTtcc_educa_ao_fisica_2017__fernando_f_r_paula_862062.pdf.txttcc_educa_ao_fisica_2017__fernando_f_r_paula_862062.pdf.txtExtracted texttext/plain40151https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BBZRHQ/2/tcc_educa_ao_fisica_2017__fernando_f_r_paula_862062.pdf.txte908c01a2f9e75f67c2d94c247c22218MD521843/EEFF-BBZRHQ2019-11-14 20:05:04.956oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BBZRHQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:05:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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