Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Amália de Almeida Cunha
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Islaine Natália Demétrio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.976-991.2545
http://hdl.handle.net/1843/60914
https://orcid.org/0000-0002-0233-3883
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender a delicada relação existente entre a Escola, a Família e o Conselho Tutelar, bem como a necessária disposição para um trabalho coletivo capaz de fazer emergir um sentimento de direito entre as famílias atendidas. Para tanto, pretende-se aqui discorrer acerca dos dispositivos oficiais a favor das famílias de crianças e dos adolescentes, bem como problematizar os significados que as famílias atribuem à escola e ao Conselho Tutelar. A metodologia de pesquisa baseou-se em entrevistas compreensivas com esses agentes. Como resultado, evidenciou-se a importância de um trabalho de mediação do Conselho Tutelar e duas das maiores agências de socialização do mundo contemporâneo, quais sejam, escola e família.
id UFMG_0d2af5ad43d79542001e2d68dbecf083
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/60914
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-11-13T22:31:26Z2023-11-13T22:31:26Z2022214976991https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.976-991.25452177-2894http://hdl.handle.net/1843/60914https://orcid.org/0000-0002-0233-3883https://orcid.org/0000-0002-0233-3883O objetivo deste artigo é compreender a delicada relação existente entre a Escola, a Família e o Conselho Tutelar, bem como a necessária disposição para um trabalho coletivo capaz de fazer emergir um sentimento de direito entre as famílias atendidas. Para tanto, pretende-se aqui discorrer acerca dos dispositivos oficiais a favor das famílias de crianças e dos adolescentes, bem como problematizar os significados que as famílias atribuem à escola e ao Conselho Tutelar. A metodologia de pesquisa baseou-se em entrevistas compreensivas com esses agentes. Como resultado, evidenciou-se a importância de um trabalho de mediação do Conselho Tutelar e duas das maiores agências de socialização do mundo contemporâneo, quais sejam, escola e família.The purpose of this article is to understand the delicate relationship that exists among theSchool, the Family, and the Guardianship Council, as well as the necessary disposition for acollective work capable of bringing out a sense of entitlement among the assisted families. Tothis end, the intention here is to discuss about the official mechanisms in favor of families ofchildren and adolescents, as well as problematize the meanings that families attribute to theschool and to the Guardianship Council. The research methodology was based oncomprehensive interviews with these agents. As a result, the importance of a mediation workbetween the Guardianship Council and two of the largest socialization agencies in thecontemporary world, namely school and family, was evident.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOThemaEscola - aspectos sociaisServiço social com a famíliaFamíliaEscolaConselho TutelarFamíliaEscola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direitoSchool, family, and Guardianship Council: the construction of an emerging sense of rightinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2545Maria Amália de Almeida CunhaIslaine Natália Demétrioapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60914/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALEscola, família e Conselho Tutelar_ a construção de um sentimento emergente de direito.pdfEscola, família e Conselho Tutelar_ a construção de um sentimento emergente de direito.pdfapplication/pdf235053https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60914/2/Escola%2c%20fam%c3%adlia%20e%20Conselho%20Tutelar_%20a%20constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20sentimento%20emergente%20de%20direito.pdf78028d14ceae63679d9f4809da190524MD521843/609142023-11-13 19:31:26.345oai:repositorio.ufmg.br:1843/60914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-13T22:31:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv School, family, and Guardianship Council: the construction of an emerging sense of right
title Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito
spellingShingle Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito
Maria Amália de Almeida Cunha
Escola
Conselho Tutelar
Família
Escola - aspectos sociais
Serviço social com a família
Família
title_short Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito
title_full Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito
title_fullStr Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito
title_full_unstemmed Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito
title_sort Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito
author Maria Amália de Almeida Cunha
author_facet Maria Amália de Almeida Cunha
Islaine Natália Demétrio
author_role author
author2 Islaine Natália Demétrio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Amália de Almeida Cunha
Islaine Natália Demétrio
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Conselho Tutelar
Família
topic Escola
Conselho Tutelar
Família
Escola - aspectos sociais
Serviço social com a família
Família
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escola - aspectos sociais
Serviço social com a família
Família
description O objetivo deste artigo é compreender a delicada relação existente entre a Escola, a Família e o Conselho Tutelar, bem como a necessária disposição para um trabalho coletivo capaz de fazer emergir um sentimento de direito entre as famílias atendidas. Para tanto, pretende-se aqui discorrer acerca dos dispositivos oficiais a favor das famílias de crianças e dos adolescentes, bem como problematizar os significados que as famílias atribuem à escola e ao Conselho Tutelar. A metodologia de pesquisa baseou-se em entrevistas compreensivas com esses agentes. Como resultado, evidenciou-se a importância de um trabalho de mediação do Conselho Tutelar e duas das maiores agências de socialização do mundo contemporâneo, quais sejam, escola e família.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-13T22:31:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-13T22:31:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/60914
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.976-991.2545
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-2894
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0233-3883
https://orcid.org/0000-0002-0233-3883
url https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.976-991.2545
http://hdl.handle.net/1843/60914
https://orcid.org/0000-0002-0233-3883
identifier_str_mv 2177-2894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Thema
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60914/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60914/2/Escola%2c%20fam%c3%adlia%20e%20Conselho%20Tutelar_%20a%20constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20sentimento%20emergente%20de%20direito.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
78028d14ceae63679d9f4809da190524
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589271338090496