Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.976-991.2545 http://hdl.handle.net/1843/60914 https://orcid.org/0000-0002-0233-3883 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é compreender a delicada relação existente entre a Escola, a Família e o Conselho Tutelar, bem como a necessária disposição para um trabalho coletivo capaz de fazer emergir um sentimento de direito entre as famílias atendidas. Para tanto, pretende-se aqui discorrer acerca dos dispositivos oficiais a favor das famílias de crianças e dos adolescentes, bem como problematizar os significados que as famílias atribuem à escola e ao Conselho Tutelar. A metodologia de pesquisa baseou-se em entrevistas compreensivas com esses agentes. Como resultado, evidenciou-se a importância de um trabalho de mediação do Conselho Tutelar e duas das maiores agências de socialização do mundo contemporâneo, quais sejam, escola e família. |
id |
UFMG_0d2af5ad43d79542001e2d68dbecf083 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/60914 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-11-13T22:31:26Z2023-11-13T22:31:26Z2022214976991https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.976-991.25452177-2894http://hdl.handle.net/1843/60914https://orcid.org/0000-0002-0233-3883https://orcid.org/0000-0002-0233-3883O objetivo deste artigo é compreender a delicada relação existente entre a Escola, a Família e o Conselho Tutelar, bem como a necessária disposição para um trabalho coletivo capaz de fazer emergir um sentimento de direito entre as famílias atendidas. Para tanto, pretende-se aqui discorrer acerca dos dispositivos oficiais a favor das famílias de crianças e dos adolescentes, bem como problematizar os significados que as famílias atribuem à escola e ao Conselho Tutelar. A metodologia de pesquisa baseou-se em entrevistas compreensivas com esses agentes. Como resultado, evidenciou-se a importância de um trabalho de mediação do Conselho Tutelar e duas das maiores agências de socialização do mundo contemporâneo, quais sejam, escola e família.The purpose of this article is to understand the delicate relationship that exists among theSchool, the Family, and the Guardianship Council, as well as the necessary disposition for acollective work capable of bringing out a sense of entitlement among the assisted families. Tothis end, the intention here is to discuss about the official mechanisms in favor of families ofchildren and adolescents, as well as problematize the meanings that families attribute to theschool and to the Guardianship Council. The research methodology was based oncomprehensive interviews with these agents. As a result, the importance of a mediation workbetween the Guardianship Council and two of the largest socialization agencies in thecontemporary world, namely school and family, was evident.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOThemaEscola - aspectos sociaisServiço social com a famíliaFamíliaEscolaConselho TutelarFamíliaEscola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direitoSchool, family, and Guardianship Council: the construction of an emerging sense of rightinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2545Maria Amália de Almeida CunhaIslaine Natália Demétrioapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60914/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALEscola, família e Conselho Tutelar_ a construção de um sentimento emergente de direito.pdfEscola, família e Conselho Tutelar_ a construção de um sentimento emergente de direito.pdfapplication/pdf235053https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60914/2/Escola%2c%20fam%c3%adlia%20e%20Conselho%20Tutelar_%20a%20constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20sentimento%20emergente%20de%20direito.pdf78028d14ceae63679d9f4809da190524MD521843/609142023-11-13 19:31:26.345oai:repositorio.ufmg.br:1843/60914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-13T22:31:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
School, family, and Guardianship Council: the construction of an emerging sense of right |
title |
Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito |
spellingShingle |
Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito Maria Amália de Almeida Cunha Escola Conselho Tutelar Família Escola - aspectos sociais Serviço social com a família Família |
title_short |
Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito |
title_full |
Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito |
title_fullStr |
Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito |
title_full_unstemmed |
Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito |
title_sort |
Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito |
author |
Maria Amália de Almeida Cunha |
author_facet |
Maria Amália de Almeida Cunha Islaine Natália Demétrio |
author_role |
author |
author2 |
Islaine Natália Demétrio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Amália de Almeida Cunha Islaine Natália Demétrio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Conselho Tutelar Família |
topic |
Escola Conselho Tutelar Família Escola - aspectos sociais Serviço social com a família Família |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escola - aspectos sociais Serviço social com a família Família |
description |
O objetivo deste artigo é compreender a delicada relação existente entre a Escola, a Família e o Conselho Tutelar, bem como a necessária disposição para um trabalho coletivo capaz de fazer emergir um sentimento de direito entre as famílias atendidas. Para tanto, pretende-se aqui discorrer acerca dos dispositivos oficiais a favor das famílias de crianças e dos adolescentes, bem como problematizar os significados que as famílias atribuem à escola e ao Conselho Tutelar. A metodologia de pesquisa baseou-se em entrevistas compreensivas com esses agentes. Como resultado, evidenciou-se a importância de um trabalho de mediação do Conselho Tutelar e duas das maiores agências de socialização do mundo contemporâneo, quais sejam, escola e família. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-13T22:31:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-13T22:31:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/60914 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.976-991.2545 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-2894 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0233-3883 https://orcid.org/0000-0002-0233-3883 |
url |
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.976-991.2545 http://hdl.handle.net/1843/60914 https://orcid.org/0000-0002-0233-3883 |
identifier_str_mv |
2177-2894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Thema |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60914/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60914/2/Escola%2c%20fam%c3%adlia%20e%20Conselho%20Tutelar_%20a%20constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20sentimento%20emergente%20de%20direito.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 78028d14ceae63679d9f4809da190524 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589271338090496 |