A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elana Maria Ramos Freire
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Valéria Cristina da Silva, Adriane Vieira, Selme Silqueira de Matos, Marília Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0224
http://hdl.handle.net/1843/56783
https://orcid.org/0000-0002-7468-6477
https://orcid.org/0000-0002-1008-7520
https://orcid.org/0000-0001-7552-5491
https://orcid.org/0000-0002-5102-5051
https://orcid.org/0000-0002-4695-0787
Resumo: Objetivo: analisar as estratégias de comunicação adotadas por um Hospital Geral, que colaboram para manutenção da acreditação com excelência. Método: estudo de caso de um Hospital Privado de Belo Horizonte, Brasil, acreditado com excelência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise de documentos institucionais. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: a acreditação provocou mudanças organizacionais e comportamentais que inicialmente geraram insegurança e resistência nos colaboradores. O desenvolvimento de estratégias para melhoraria da comunicação interna contribuiu para uniformidade das informações e maior compreensão por parte dos profissionais sobre suas ações, promovendo, assim, mudanças nas atitudes dos trabalhadores, tornando-os engajados e envolvidos com o processo. Conclusão : a comunicação assume papel de destaque para consolidação da acreditação hospitalar e deve ser estratégia prioritária para alcance e manutenção da mesma, visando à qualidade assistencial e a segurança do paciente.
id UFMG_0dc058ea41680f14855a3de2c0550b69
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/56783
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-07-20T20:33:30Z2023-07-20T20:33:30Z2019231https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-02242177-9465http://hdl.handle.net/1843/56783https://orcid.org/0000-0002-7468-6477https://orcid.org/0000-0002-1008-7520https://orcid.org/0000-0001-7552-5491https://orcid.org/0000-0002-5102-5051https://orcid.org/0000-0002-4695-0787Objetivo: analisar as estratégias de comunicação adotadas por um Hospital Geral, que colaboram para manutenção da acreditação com excelência. Método: estudo de caso de um Hospital Privado de Belo Horizonte, Brasil, acreditado com excelência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise de documentos institucionais. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: a acreditação provocou mudanças organizacionais e comportamentais que inicialmente geraram insegurança e resistência nos colaboradores. O desenvolvimento de estratégias para melhoraria da comunicação interna contribuiu para uniformidade das informações e maior compreensão por parte dos profissionais sobre suas ações, promovendo, assim, mudanças nas atitudes dos trabalhadores, tornando-os engajados e envolvidos com o processo. Conclusão : a comunicação assume papel de destaque para consolidação da acreditação hospitalar e deve ser estratégia prioritária para alcance e manutenção da mesma, visando à qualidade assistencial e a segurança do paciente.Objective: to analyze the communication strategies adopted by a General Hospital, which helped the accreditation’s maintenance with excellence. Method: case study of a Private Hospital in Belo Horizonte, Brazil, accredited with excellence. Data were collected through semi-structured interviews and through analysis of institutional documents. The interviews were transcribed in full and submitted to content analysis. Results: instigating organizational and behavioral changes that have generated insecurity and resistance in employees. The development of strategies to improve internal communication contributed to the uniformity of information and the greater integration of professionals in their actions, promoting the change in the workers’ attitudes, and engaging and involving them in the process. Conclusion: communication plays a prominent role in the consolidation of hospital care and the development of a priority strategy to reach and maintain it, with an emphasis on quality of care and patient safety.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADAENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICAENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMEscola Anna NeryAcreditaçãoHospitais GeraisComunicaçãoCultura OrganizacionalGestão da Qualidade TotalAcreditaçãoHospitaisComunicaçãoEstratégiasGestão da qualidadeA comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalarCommunication as a strategy for hospital accreditation maintenanceLa comunicación como estrategia para el mantenimento de la acreditación hospitalariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.scielo.br/j/ean/a/GDzByWVkqYtg63DJxL7gJXK/?lang=ptElana Maria Ramos FreireValéria Cristina da SilvaAdriane VieiraSelme Silqueira de MatosMarília Alvesapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALA comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar.pdfA comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar.pdfapplication/pdf1498717https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56783/2/A%20comunica%c3%a7%c3%a3o%20como%20estrat%c3%a9gia%20para%20manuten%c3%a7%c3%a3o%20da%20acredita%c3%a7%c3%a3o%20hospitalar.pdf5374a92b3e5df72177e7017d8401da48MD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56783/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/567832023-07-20 18:36:12.872oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-20T21:36:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Communication as a strategy for hospital accreditation maintenance
La comunicación como estrategia para el mantenimento de la acreditación hospitalaria
title A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar
spellingShingle A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar
Elana Maria Ramos Freire
Acreditação
Hospitais
Comunicação
Estratégias
Gestão da qualidade
Acreditação
Hospitais Gerais
Comunicação
Cultura Organizacional
Gestão da Qualidade Total
title_short A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar
title_full A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar
title_fullStr A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar
title_full_unstemmed A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar
title_sort A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar
author Elana Maria Ramos Freire
author_facet Elana Maria Ramos Freire
Valéria Cristina da Silva
Adriane Vieira
Selme Silqueira de Matos
Marília Alves
author_role author
author2 Valéria Cristina da Silva
Adriane Vieira
Selme Silqueira de Matos
Marília Alves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elana Maria Ramos Freire
Valéria Cristina da Silva
Adriane Vieira
Selme Silqueira de Matos
Marília Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Acreditação
Hospitais
Comunicação
Estratégias
Gestão da qualidade
topic Acreditação
Hospitais
Comunicação
Estratégias
Gestão da qualidade
Acreditação
Hospitais Gerais
Comunicação
Cultura Organizacional
Gestão da Qualidade Total
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Acreditação
Hospitais Gerais
Comunicação
Cultura Organizacional
Gestão da Qualidade Total
description Objetivo: analisar as estratégias de comunicação adotadas por um Hospital Geral, que colaboram para manutenção da acreditação com excelência. Método: estudo de caso de um Hospital Privado de Belo Horizonte, Brasil, acreditado com excelência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise de documentos institucionais. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: a acreditação provocou mudanças organizacionais e comportamentais que inicialmente geraram insegurança e resistência nos colaboradores. O desenvolvimento de estratégias para melhoraria da comunicação interna contribuiu para uniformidade das informações e maior compreensão por parte dos profissionais sobre suas ações, promovendo, assim, mudanças nas atitudes dos trabalhadores, tornando-os engajados e envolvidos com o processo. Conclusão : a comunicação assume papel de destaque para consolidação da acreditação hospitalar e deve ser estratégia prioritária para alcance e manutenção da mesma, visando à qualidade assistencial e a segurança do paciente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-20T20:33:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-20T20:33:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/56783
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0224
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-9465
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7468-6477
https://orcid.org/0000-0002-1008-7520
https://orcid.org/0000-0001-7552-5491
https://orcid.org/0000-0002-5102-5051
https://orcid.org/0000-0002-4695-0787
url https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0224
http://hdl.handle.net/1843/56783
https://orcid.org/0000-0002-7468-6477
https://orcid.org/0000-0002-1008-7520
https://orcid.org/0000-0001-7552-5491
https://orcid.org/0000-0002-5102-5051
https://orcid.org/0000-0002-4695-0787
identifier_str_mv 2177-9465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Escola Anna Nery
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56783/2/A%20comunica%c3%a7%c3%a3o%20como%20estrat%c3%a9gia%20para%20manuten%c3%a7%c3%a3o%20da%20acredita%c3%a7%c3%a3o%20hospitalar.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56783/1/License.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5374a92b3e5df72177e7017d8401da48
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971271840956416