A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0224 http://hdl.handle.net/1843/56783 https://orcid.org/0000-0002-7468-6477 https://orcid.org/0000-0002-1008-7520 https://orcid.org/0000-0001-7552-5491 https://orcid.org/0000-0002-5102-5051 https://orcid.org/0000-0002-4695-0787 |
Resumo: | Objetivo: analisar as estratégias de comunicação adotadas por um Hospital Geral, que colaboram para manutenção da acreditação com excelência. Método: estudo de caso de um Hospital Privado de Belo Horizonte, Brasil, acreditado com excelência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise de documentos institucionais. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: a acreditação provocou mudanças organizacionais e comportamentais que inicialmente geraram insegurança e resistência nos colaboradores. O desenvolvimento de estratégias para melhoraria da comunicação interna contribuiu para uniformidade das informações e maior compreensão por parte dos profissionais sobre suas ações, promovendo, assim, mudanças nas atitudes dos trabalhadores, tornando-os engajados e envolvidos com o processo. Conclusão : a comunicação assume papel de destaque para consolidação da acreditação hospitalar e deve ser estratégia prioritária para alcance e manutenção da mesma, visando à qualidade assistencial e a segurança do paciente. |
id |
UFMG_0dc058ea41680f14855a3de2c0550b69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/56783 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-07-20T20:33:30Z2023-07-20T20:33:30Z2019231https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-02242177-9465http://hdl.handle.net/1843/56783https://orcid.org/0000-0002-7468-6477https://orcid.org/0000-0002-1008-7520https://orcid.org/0000-0001-7552-5491https://orcid.org/0000-0002-5102-5051https://orcid.org/0000-0002-4695-0787Objetivo: analisar as estratégias de comunicação adotadas por um Hospital Geral, que colaboram para manutenção da acreditação com excelência. Método: estudo de caso de um Hospital Privado de Belo Horizonte, Brasil, acreditado com excelência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise de documentos institucionais. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: a acreditação provocou mudanças organizacionais e comportamentais que inicialmente geraram insegurança e resistência nos colaboradores. O desenvolvimento de estratégias para melhoraria da comunicação interna contribuiu para uniformidade das informações e maior compreensão por parte dos profissionais sobre suas ações, promovendo, assim, mudanças nas atitudes dos trabalhadores, tornando-os engajados e envolvidos com o processo. Conclusão : a comunicação assume papel de destaque para consolidação da acreditação hospitalar e deve ser estratégia prioritária para alcance e manutenção da mesma, visando à qualidade assistencial e a segurança do paciente.Objective: to analyze the communication strategies adopted by a General Hospital, which helped the accreditation’s maintenance with excellence. Method: case study of a Private Hospital in Belo Horizonte, Brazil, accredited with excellence. Data were collected through semi-structured interviews and through analysis of institutional documents. The interviews were transcribed in full and submitted to content analysis. Results: instigating organizational and behavioral changes that have generated insecurity and resistance in employees. The development of strategies to improve internal communication contributed to the uniformity of information and the greater integration of professionals in their actions, promoting the change in the workers’ attitudes, and engaging and involving them in the process. Conclusion: communication plays a prominent role in the consolidation of hospital care and the development of a priority strategy to reach and maintain it, with an emphasis on quality of care and patient safety.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADAENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICAENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMEscola Anna NeryAcreditaçãoHospitais GeraisComunicaçãoCultura OrganizacionalGestão da Qualidade TotalAcreditaçãoHospitaisComunicaçãoEstratégiasGestão da qualidadeA comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalarCommunication as a strategy for hospital accreditation maintenanceLa comunicación como estrategia para el mantenimento de la acreditación hospitalariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.scielo.br/j/ean/a/GDzByWVkqYtg63DJxL7gJXK/?lang=ptElana Maria Ramos FreireValéria Cristina da SilvaAdriane VieiraSelme Silqueira de MatosMarília Alvesapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALA comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar.pdfA comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar.pdfapplication/pdf1498717https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56783/2/A%20comunica%c3%a7%c3%a3o%20como%20estrat%c3%a9gia%20para%20manuten%c3%a7%c3%a3o%20da%20acredita%c3%a7%c3%a3o%20hospitalar.pdf5374a92b3e5df72177e7017d8401da48MD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56783/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/567832023-07-20 18:36:12.872oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-20T21:36:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Communication as a strategy for hospital accreditation maintenance La comunicación como estrategia para el mantenimento de la acreditación hospitalaria |
title |
A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar |
spellingShingle |
A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar Elana Maria Ramos Freire Acreditação Hospitais Comunicação Estratégias Gestão da qualidade Acreditação Hospitais Gerais Comunicação Cultura Organizacional Gestão da Qualidade Total |
title_short |
A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar |
title_full |
A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar |
title_fullStr |
A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar |
title_full_unstemmed |
A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar |
title_sort |
A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar |
author |
Elana Maria Ramos Freire |
author_facet |
Elana Maria Ramos Freire Valéria Cristina da Silva Adriane Vieira Selme Silqueira de Matos Marília Alves |
author_role |
author |
author2 |
Valéria Cristina da Silva Adriane Vieira Selme Silqueira de Matos Marília Alves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elana Maria Ramos Freire Valéria Cristina da Silva Adriane Vieira Selme Silqueira de Matos Marília Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acreditação Hospitais Comunicação Estratégias Gestão da qualidade |
topic |
Acreditação Hospitais Comunicação Estratégias Gestão da qualidade Acreditação Hospitais Gerais Comunicação Cultura Organizacional Gestão da Qualidade Total |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Acreditação Hospitais Gerais Comunicação Cultura Organizacional Gestão da Qualidade Total |
description |
Objetivo: analisar as estratégias de comunicação adotadas por um Hospital Geral, que colaboram para manutenção da acreditação com excelência. Método: estudo de caso de um Hospital Privado de Belo Horizonte, Brasil, acreditado com excelência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise de documentos institucionais. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: a acreditação provocou mudanças organizacionais e comportamentais que inicialmente geraram insegurança e resistência nos colaboradores. O desenvolvimento de estratégias para melhoraria da comunicação interna contribuiu para uniformidade das informações e maior compreensão por parte dos profissionais sobre suas ações, promovendo, assim, mudanças nas atitudes dos trabalhadores, tornando-os engajados e envolvidos com o processo. Conclusão : a comunicação assume papel de destaque para consolidação da acreditação hospitalar e deve ser estratégia prioritária para alcance e manutenção da mesma, visando à qualidade assistencial e a segurança do paciente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-20T20:33:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-20T20:33:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/56783 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0224 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-9465 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7468-6477 https://orcid.org/0000-0002-1008-7520 https://orcid.org/0000-0001-7552-5491 https://orcid.org/0000-0002-5102-5051 https://orcid.org/0000-0002-4695-0787 |
url |
https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0224 http://hdl.handle.net/1843/56783 https://orcid.org/0000-0002-7468-6477 https://orcid.org/0000-0002-1008-7520 https://orcid.org/0000-0001-7552-5491 https://orcid.org/0000-0002-5102-5051 https://orcid.org/0000-0002-4695-0787 |
identifier_str_mv |
2177-9465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56783/2/A%20comunica%c3%a7%c3%a3o%20como%20estrat%c3%a9gia%20para%20manuten%c3%a7%c3%a3o%20da%20acredita%c3%a7%c3%a3o%20hospitalar.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56783/1/License.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5374a92b3e5df72177e7017d8401da48 fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971271840956416 |