Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Geane Carvalho Alzamorahttp://lattes.cnpq.br/8572132339129140Joana Ziller de Araujo JosephsonSoraya Maria Ferreira Vieirahttp://lattes.cnpq.br/2349411943855310Emmanuelle Cristine Dias Miranda2019-09-23T14:41:37Z2019-09-23T14:41:37Z2017-06-22http://hdl.handle.net/1843/30089Este trabalho investiga como se caracterizam as dinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix, buscando compreender em que medida especificam processos de convergência audiovisual. Partimos da descrição do cenário comunicacional em que Netflix emergiu nos anos 1990 para distinguir aspectos midiáticos que caracterizam a companhia contemporaneamente. Tomamos a noção de dispositivo midiático como gesto metafórico para compreender o arranjo midiático configurado por Netflix. Tal recurso metafórico nos auxiliou a compreendê-la como fenômeno de convergência cuja disposição de rede articula os seguintes elementos: a) streaming, b) arquitetura multitelas, c) sistema de recomendação e d) extensão em redes sociais on-line. Relacionamos os aspectos streaming e arquitetura multitelas às dinâmicas de distribuição, e sistemas de recomendação e extensões em redes sociais on-line aos modos de circulação de Netflix. Com base nessa perspectiva, descrevemos as dinâmicas de distribuição e circulação da quarta temporada da série House of Cards. Optamos por esse título, pois a série se estabeleceu como modelo inaugural de produção adaptado às circunstâncias midiáticas de Netflix, modelo esse que se estendeu para as demais produções originais. A coleta de dados, realizada entre 04/03 e 04/04/2016, se restringiu às conexões multitelas do sistema Netflix (acessadas via Site, SmartTV, Smartphone e Tablet) e a seus perfis oficiais no Facebook e no Twitter, levando em conta também os perfis específicos de House of Cards nessas redes sociais on-line. Adotamos técnicas de amostragem aleatória no estudo de caso. Concluímos que as dinâmicas de distribuição de House of Cards são organizadas em prol de acesso instantâneo e razoavelmente homogêneo, o que implica pico de destaque da série nas conexões de Netflix. Já as dinâmicas de circulação se configuram prioritariamente em função daquilo que o sistema Netflix organiza e sugere, em detrimento das preferências dos usuários. Tal estratégia de destaque se estendeu para os perfis no Twitter e no Facebook, nos quais foram realizadas postagens frequentes de conteúdos exclusivos da série. Essas publicações se ajustaram a contextos socioculturais específicos – por exemplo, o cenário político brasileiro – em dinâmicas de apropriação social que extrapolaram o período de lançamento da quarta temporada da série. Caracterizamos a dinâmica de circulação não apenas como convergente, mas também como transmidiática. As dinâmicas de distribuição e circulação de House of Cards são, portanto, complementares, uma vez que convergentes, mas sutilmente distintas, o que torna o arranjo midiático de Netflix heterogêneo, maleável e susceptível às contingências dos contextos sociais, políticos e culturais que atravessa.This work investigates how the dynamics of distribution and circulation of original Netflix series are characterized, trying to understand how they specify processes of audiovisual convergence. We start from the description of the communication scenario in which Netflix emerged in the 1990s to distinguish media aspects that characterize it contemporaneously. We take the notion of media dispositive as a metaphorical gesture to understand the media arrangement configured by Netflix. This metaphorical concept helped us to understand it as a convergence phenomenon whose network layout articulates the following elements: a) streaming, b) multiscreen architecture, c) recommendation system, and d) extension in online social networks. We relate the aspects of streaming and multiscreen architecture to the distribution dynamics, and recommendation system and extensions in online social networks to Netflix's circulation modes. Based on this perspective, we describe the distribution and circulation dynamics of the fourth season of the original series House of Cards. We chose this ficcional series by establishing itself as the inaugural model of production adapted to the media circumstances of Netflix, which extended to others original productions. The data collection, conducted between 03/04 and 04/04/2016, was restricted to the multiscreen connections of the Netflix system (accessed by Website, SmartTV, Smartphone and Tablet) and to its official profiles on Facebook and Twitter, taking into account also the specific profiles of House of Cards on these online social networks. We adopted random sampling techniques in this case study. We conclude that the House of Cards distribution dynamics are organized for instantly and homogeneous access, which implies the series' peak of prominence in Netflix connections. Alternatively, the dynamics of circulation had are configured primarily as a function of what the Netflix system organizes and suggests, to the detriment of users' preferences. This strategy of prominence extended to the profiles on Twitter and Facebook, in which frequent postings were made of exclusive content of the series. These publications fit specific socio-cultural contexts - for example, the Brazilian political scenario - in social appropriation dynamics that extrapolated the premiere period of the fourth season of House of Cards. We characterize the dynamics of circulation not only as convergent, but also as transmedia. The distribution and circulation dynamics of House of Cards are therefore complementary, since they are convergent but subtly distinct, which makes the Netflix media arrangement heterogeneous, malleable and susceptible to the contingencies of the social, political and cultural contexts it undergoes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALNetflix (Firma) - TesesHouse of cards (Programa de televisão) - TesesComunicação - TesesNetflixDispositivo midiáticoSériesConvergênciaTransmídiaDinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix: um estudo de caso de "House of Cards"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação_Emmanuelle C. Dias Miranda.pdfDissertação_Emmanuelle C. Dias Miranda.pdfAbertoapplication/pdf3849796https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30089/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Emmanuelle%20C.%20Dias%20Miranda.pdf744e2a65e7be06ccf3d81aa2b28d0ec8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30089/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTDissertação_Emmanuelle C. Dias Miranda.pdf.txtDissertação_Emmanuelle C. 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