Dinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix: um estudo de caso de "House of Cards"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emmanuelle Cristine Dias Miranda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/30089
Resumo: Este trabalho investiga como se caracterizam as dinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix, buscando compreender em que medida especificam processos de convergência audiovisual. Partimos da descrição do cenário comunicacional em que Netflix emergiu nos anos 1990 para distinguir aspectos midiáticos que caracterizam a companhia contemporaneamente. Tomamos a noção de dispositivo midiático como gesto metafórico para compreender o arranjo midiático configurado por Netflix. Tal recurso metafórico nos auxiliou a compreendê-la como fenômeno de convergência cuja disposição de rede articula os seguintes elementos: a) streaming, b) arquitetura multitelas, c) sistema de recomendação e d) extensão em redes sociais on-line. Relacionamos os aspectos streaming e arquitetura multitelas às dinâmicas de distribuição, e sistemas de recomendação e extensões em redes sociais on-line aos modos de circulação de Netflix. Com base nessa perspectiva, descrevemos as dinâmicas de distribuição e circulação da quarta temporada da série House of Cards. Optamos por esse título, pois a série se estabeleceu como modelo inaugural de produção adaptado às circunstâncias midiáticas de Netflix, modelo esse que se estendeu para as demais produções originais. A coleta de dados, realizada entre 04/03 e 04/04/2016, se restringiu às conexões multitelas do sistema Netflix (acessadas via Site, SmartTV, Smartphone e Tablet) e a seus perfis oficiais no Facebook e no Twitter, levando em conta também os perfis específicos de House of Cards nessas redes sociais on-line. Adotamos técnicas de amostragem aleatória no estudo de caso. Concluímos que as dinâmicas de distribuição de House of Cards são organizadas em prol de acesso instantâneo e razoavelmente homogêneo, o que implica pico de destaque da série nas conexões de Netflix. Já as dinâmicas de circulação se configuram prioritariamente em função daquilo que o sistema Netflix organiza e sugere, em detrimento das preferências dos usuários. Tal estratégia de destaque se estendeu para os perfis no Twitter e no Facebook, nos quais foram realizadas postagens frequentes de conteúdos exclusivos da série. Essas publicações se ajustaram a contextos socioculturais específicos – por exemplo, o cenário político brasileiro – em dinâmicas de apropriação social que extrapolaram o período de lançamento da quarta temporada da série. Caracterizamos a dinâmica de circulação não apenas como convergente, mas também como transmidiática. As dinâmicas de distribuição e circulação de House of Cards são, portanto, complementares, uma vez que convergentes, mas sutilmente distintas, o que torna o arranjo midiático de Netflix heterogêneo, maleável e susceptível às contingências dos contextos sociais, políticos e culturais que atravessa.
id UFMG_0de1e705be178e3433bffceb68155602
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/30089
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Geane Carvalho Alzamorahttp://lattes.cnpq.br/8572132339129140Joana Ziller de Araujo JosephsonSoraya Maria Ferreira Vieirahttp://lattes.cnpq.br/2349411943855310Emmanuelle Cristine Dias Miranda2019-09-23T14:41:37Z2019-09-23T14:41:37Z2017-06-22http://hdl.handle.net/1843/30089Este trabalho investiga como se caracterizam as dinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix, buscando compreender em que medida especificam processos de convergência audiovisual. Partimos da descrição do cenário comunicacional em que Netflix emergiu nos anos 1990 para distinguir aspectos midiáticos que caracterizam a companhia contemporaneamente. Tomamos a noção de dispositivo midiático como gesto metafórico para compreender o arranjo midiático configurado por Netflix. Tal recurso metafórico nos auxiliou a compreendê-la como fenômeno de convergência cuja disposição de rede articula os seguintes elementos: a) streaming, b) arquitetura multitelas, c) sistema de recomendação e d) extensão em redes sociais on-line. Relacionamos os aspectos streaming e arquitetura multitelas às dinâmicas de distribuição, e sistemas de recomendação e extensões em redes sociais on-line aos modos de circulação de Netflix. Com base nessa perspectiva, descrevemos as dinâmicas de distribuição e circulação da quarta temporada da série House of Cards. Optamos por esse título, pois a série se estabeleceu como modelo inaugural de produção adaptado às circunstâncias midiáticas de Netflix, modelo esse que se estendeu para as demais produções originais. A coleta de dados, realizada entre 04/03 e 04/04/2016, se restringiu às conexões multitelas do sistema Netflix (acessadas via Site, SmartTV, Smartphone e Tablet) e a seus perfis oficiais no Facebook e no Twitter, levando em conta também os perfis específicos de House of Cards nessas redes sociais on-line. Adotamos técnicas de amostragem aleatória no estudo de caso. Concluímos que as dinâmicas de distribuição de House of Cards são organizadas em prol de acesso instantâneo e razoavelmente homogêneo, o que implica pico de destaque da série nas conexões de Netflix. Já as dinâmicas de circulação se configuram prioritariamente em função daquilo que o sistema Netflix organiza e sugere, em detrimento das preferências dos usuários. Tal estratégia de destaque se estendeu para os perfis no Twitter e no Facebook, nos quais foram realizadas postagens frequentes de conteúdos exclusivos da série. Essas publicações se ajustaram a contextos socioculturais específicos – por exemplo, o cenário político brasileiro – em dinâmicas de apropriação social que extrapolaram o período de lançamento da quarta temporada da série. Caracterizamos a dinâmica de circulação não apenas como convergente, mas também como transmidiática. As dinâmicas de distribuição e circulação de House of Cards são, portanto, complementares, uma vez que convergentes, mas sutilmente distintas, o que torna o arranjo midiático de Netflix heterogêneo, maleável e susceptível às contingências dos contextos sociais, políticos e culturais que atravessa.This work investigates how the dynamics of distribution and circulation of original Netflix series are characterized, trying to understand how they specify processes of audiovisual convergence. We start from the description of the communication scenario in which Netflix emerged in the 1990s to distinguish media aspects that characterize it contemporaneously. We take the notion of media dispositive as a metaphorical gesture to understand the media arrangement configured by Netflix. This metaphorical concept helped us to understand it as a convergence phenomenon whose network layout articulates the following elements: a) streaming, b) multiscreen architecture, c) recommendation system, and d) extension in online social networks. We relate the aspects of streaming and multiscreen architecture to the distribution dynamics, and recommendation system and extensions in online social networks to Netflix's circulation modes. Based on this perspective, we describe the distribution and circulation dynamics of the fourth season of the original series House of Cards. We chose this ficcional series by establishing itself as the inaugural model of production adapted to the media circumstances of Netflix, which extended to others original productions. The data collection, conducted between 03/04 and 04/04/2016, was restricted to the multiscreen connections of the Netflix system (accessed by Website, SmartTV, Smartphone and Tablet) and to its official profiles on Facebook and Twitter, taking into account also the specific profiles of House of Cards on these online social networks. We adopted random sampling techniques in this case study. We conclude that the House of Cards distribution dynamics are organized for instantly and homogeneous access, which implies the series' peak of prominence in Netflix connections. Alternatively, the dynamics of circulation had are configured primarily as a function of what the Netflix system organizes and suggests, to the detriment of users' preferences. This strategy of prominence extended to the profiles on Twitter and Facebook, in which frequent postings were made of exclusive content of the series. These publications fit specific socio-cultural contexts - for example, the Brazilian political scenario - in social appropriation dynamics that extrapolated the premiere period of the fourth season of House of Cards. We characterize the dynamics of circulation not only as convergent, but also as transmedia. The distribution and circulation dynamics of House of Cards are therefore complementary, since they are convergent but subtly distinct, which makes the Netflix media arrangement heterogeneous, malleable and susceptible to the contingencies of the social, political and cultural contexts it undergoes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALNetflix (Firma) - TesesHouse of cards (Programa de televisão) - TesesComunicação - TesesNetflixDispositivo midiáticoSériesConvergênciaTransmídiaDinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix: um estudo de caso de "House of Cards"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação_Emmanuelle C. Dias Miranda.pdfDissertação_Emmanuelle C. Dias Miranda.pdfAbertoapplication/pdf3849796https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30089/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Emmanuelle%20C.%20Dias%20Miranda.pdf744e2a65e7be06ccf3d81aa2b28d0ec8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30089/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTDissertação_Emmanuelle C. Dias Miranda.pdf.txtDissertação_Emmanuelle C. Dias Miranda.pdf.txtExtracted texttext/plain378265https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30089/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Emmanuelle%20C.%20Dias%20Miranda.pdf.txt863443e10c9684af5137340bde6f3954MD531843/300892019-11-14 12:19:12.747oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:19:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix: um estudo de caso de "House of Cards"
title Dinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix: um estudo de caso de "House of Cards"
spellingShingle Dinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix: um estudo de caso de "House of Cards"
Emmanuelle Cristine Dias Miranda
Netflix
Dispositivo midiático
Séries
Convergência
Transmídia
Netflix (Firma) - Teses
House of cards (Programa de televisão) - Teses
Comunicação - Teses
title_short Dinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix: um estudo de caso de "House of Cards"
title_full Dinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix: um estudo de caso de "House of Cards"
title_fullStr Dinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix: um estudo de caso de "House of Cards"
title_full_unstemmed Dinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix: um estudo de caso de "House of Cards"
title_sort Dinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix: um estudo de caso de "House of Cards"
author Emmanuelle Cristine Dias Miranda
author_facet Emmanuelle Cristine Dias Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geane Carvalho Alzamora
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8572132339129140
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Joana Ziller de Araujo Josephson
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Soraya Maria Ferreira Vieira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2349411943855310
dc.contributor.author.fl_str_mv Emmanuelle Cristine Dias Miranda
contributor_str_mv Geane Carvalho Alzamora
Joana Ziller de Araujo Josephson
Soraya Maria Ferreira Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Netflix
Dispositivo midiático
Séries
Convergência
Transmídia
topic Netflix
Dispositivo midiático
Séries
Convergência
Transmídia
Netflix (Firma) - Teses
House of cards (Programa de televisão) - Teses
Comunicação - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Netflix (Firma) - Teses
House of cards (Programa de televisão) - Teses
Comunicação - Teses
description Este trabalho investiga como se caracterizam as dinâmicas de distribuição e circulação de séries originais Netflix, buscando compreender em que medida especificam processos de convergência audiovisual. Partimos da descrição do cenário comunicacional em que Netflix emergiu nos anos 1990 para distinguir aspectos midiáticos que caracterizam a companhia contemporaneamente. Tomamos a noção de dispositivo midiático como gesto metafórico para compreender o arranjo midiático configurado por Netflix. Tal recurso metafórico nos auxiliou a compreendê-la como fenômeno de convergência cuja disposição de rede articula os seguintes elementos: a) streaming, b) arquitetura multitelas, c) sistema de recomendação e d) extensão em redes sociais on-line. Relacionamos os aspectos streaming e arquitetura multitelas às dinâmicas de distribuição, e sistemas de recomendação e extensões em redes sociais on-line aos modos de circulação de Netflix. Com base nessa perspectiva, descrevemos as dinâmicas de distribuição e circulação da quarta temporada da série House of Cards. Optamos por esse título, pois a série se estabeleceu como modelo inaugural de produção adaptado às circunstâncias midiáticas de Netflix, modelo esse que se estendeu para as demais produções originais. A coleta de dados, realizada entre 04/03 e 04/04/2016, se restringiu às conexões multitelas do sistema Netflix (acessadas via Site, SmartTV, Smartphone e Tablet) e a seus perfis oficiais no Facebook e no Twitter, levando em conta também os perfis específicos de House of Cards nessas redes sociais on-line. Adotamos técnicas de amostragem aleatória no estudo de caso. Concluímos que as dinâmicas de distribuição de House of Cards são organizadas em prol de acesso instantâneo e razoavelmente homogêneo, o que implica pico de destaque da série nas conexões de Netflix. Já as dinâmicas de circulação se configuram prioritariamente em função daquilo que o sistema Netflix organiza e sugere, em detrimento das preferências dos usuários. Tal estratégia de destaque se estendeu para os perfis no Twitter e no Facebook, nos quais foram realizadas postagens frequentes de conteúdos exclusivos da série. Essas publicações se ajustaram a contextos socioculturais específicos – por exemplo, o cenário político brasileiro – em dinâmicas de apropriação social que extrapolaram o período de lançamento da quarta temporada da série. Caracterizamos a dinâmica de circulação não apenas como convergente, mas também como transmidiática. As dinâmicas de distribuição e circulação de House of Cards são, portanto, complementares, uma vez que convergentes, mas sutilmente distintas, o que torna o arranjo midiático de Netflix heterogêneo, maleável e susceptível às contingências dos contextos sociais, políticos e culturais que atravessa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-23T14:41:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-23T14:41:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/30089
url http://hdl.handle.net/1843/30089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30089/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Emmanuelle%20C.%20Dias%20Miranda.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30089/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30089/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Emmanuelle%20C.%20Dias%20Miranda.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 744e2a65e7be06ccf3d81aa2b28d0ec8
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
863443e10c9684af5137340bde6f3954
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589543892353024