Desenvolvimento de uma metodologia para aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B4MPL |
Resumo: | O reconhecimento da importância da pesquisa científica e de suas aplicações na determinação do estado de conservação de obra de arte tem tido um grande crescimento com o passar dos anos, permitindo que, nos dias atuais, diversas metodologias de diagnóstico estejam disponiveis. A capacidade de identificar elementos não visíveis em estruturas, umidade não aparente, presença de folhas internas e descolamentos das camadas que compoem afrescos e pinturas sobre madeira e destacamentos das pastilhas de mosaicos, aliado ao baixo custo de implementação em relação a outras técnicas já consagradas no setor, como a vibrometria laser Doppler, têm colocado a termografia como uma opção viável ao diagnóstico de bens culturais. Porém, a inexistência de um procedimento padrão para a aplicação da técnica tem gerado frequentes falsos alarmes de irregularidades. Adicionalmente, pouca atenção tem sido dada às possíveis fontes de incerteza, o que coloca em dúvida sua confiablidade metrológica. Neste trabalho, é porposta uma metodologia para a aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte onde são levados em consideração mecanismos de avaliação e redução de incertezas. Os ensaios laboratoriais foram realizados no Laboratorio di Misure Meccaniche e Termiche do Dipartimento di Meccanica da Università Politecnica delle Marche - Itália. Os conjuntos de amostras utilizadas foram confeccionados por especialistas em restauração e reproduzem a estrutura e composição dos materiais empregados na confecção de afrescos e obra sobre madeiras. Folhas internas simuladas de forma a reproduzir reais descolamentos entre as camadas. Os resultados experimentais foram comparados com os obtidos através da solução numérica do modelo matemático desenvolvido em ambiente FORTRAN e com as respostas fornecidas pela implementação da vibrometria laser Doppler. Provas in situ, utilizando a termografia e a vibrometria, foram realizadas no norte da Romênia, tendo como objetivo identificar presença de umidade, estruturas não visíveis, inclusões não aparentes, materiais de origens diversas, destacamentos das camadas superficiais e características da alvenaria que constitui a Igreja de São Nicolau em Balinesti, a Igreja do Monastério Papauti em Botosani e a Igreja da Ressurreição localizada no interno dos muros do Monastério de Sucevita. A utilizaçõ da metodologia validou os dados experimentais. A comparação com a vibrometria permitiu identificar as vantagens da utilização de uma e outra técnica situando o poder limítrole de cada uma quando aplicadas ao diagnóstico de obras de arte. |
id |
UFMG_0ec44e66bed7e01db000c5b03ef3d400 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/SBPS-7B4MPL |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Roberto Marcio de AndradeDenise das Mercês CamaranoElizabeth Marques PereiraGeraldo Augusto Campolina FrancaLuiz Antonio Cruz SouzaSinthya Goncalves Tavares2019-08-13T04:58:48Z2019-08-13T04:58:48Z2006-11-23http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B4MPLO reconhecimento da importância da pesquisa científica e de suas aplicações na determinação do estado de conservação de obra de arte tem tido um grande crescimento com o passar dos anos, permitindo que, nos dias atuais, diversas metodologias de diagnóstico estejam disponiveis. A capacidade de identificar elementos não visíveis em estruturas, umidade não aparente, presença de folhas internas e descolamentos das camadas que compoem afrescos e pinturas sobre madeira e destacamentos das pastilhas de mosaicos, aliado ao baixo custo de implementação em relação a outras técnicas já consagradas no setor, como a vibrometria laser Doppler, têm colocado a termografia como uma opção viável ao diagnóstico de bens culturais. Porém, a inexistência de um procedimento padrão para a aplicação da técnica tem gerado frequentes falsos alarmes de irregularidades. Adicionalmente, pouca atenção tem sido dada às possíveis fontes de incerteza, o que coloca em dúvida sua confiablidade metrológica. Neste trabalho, é porposta uma metodologia para a aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte onde são levados em consideração mecanismos de avaliação e redução de incertezas. Os ensaios laboratoriais foram realizados no Laboratorio di Misure Meccaniche e Termiche do Dipartimento di Meccanica da Università Politecnica delle Marche - Itália. Os conjuntos de amostras utilizadas foram confeccionados por especialistas em restauração e reproduzem a estrutura e composição dos materiais empregados na confecção de afrescos e obra sobre madeiras. Folhas internas simuladas de forma a reproduzir reais descolamentos entre as camadas. Os resultados experimentais foram comparados com os obtidos através da solução numérica do modelo matemático desenvolvido em ambiente FORTRAN e com as respostas fornecidas pela implementação da vibrometria laser Doppler. Provas in situ, utilizando a termografia e a vibrometria, foram realizadas no norte da Romênia, tendo como objetivo identificar presença de umidade, estruturas não visíveis, inclusões não aparentes, materiais de origens diversas, destacamentos das camadas superficiais e características da alvenaria que constitui a Igreja de São Nicolau em Balinesti, a Igreja do Monastério Papauti em Botosani e a Igreja da Ressurreição localizada no interno dos muros do Monastério de Sucevita. A utilizaçõ da metodologia validou os dados experimentais. A comparação com a vibrometria permitiu identificar as vantagens da utilização de uma e outra técnica situando o poder limítrole de cada uma quando aplicadas ao diagnóstico de obras de arte.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTestes não-destrutivosEngenharia mecanicaArteTermografiaMosaicosVibrometria laserDesenvolvimento de uma metodologia para aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_ufmg_demec_sinthya_g._tavares.pdfapplication/pdf6573674https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-7B4MPL/1/tese_ufmg_demec_sinthya_g._tavares.pdfb458949add5642692490c0047c305309MD511843/SBPS-7B4MPL2019-08-13 01:58:48.192oai:repositorio.ufmg.br:1843/SBPS-7B4MPLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-13T04:58:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma metodologia para aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte. |
title |
Desenvolvimento de uma metodologia para aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte. |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma metodologia para aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte. Sinthya Goncalves Tavares Termografia Mosaicos Vibrometria laser Testes não-destrutivos Engenharia mecanica Arte |
title_short |
Desenvolvimento de uma metodologia para aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte. |
title_full |
Desenvolvimento de uma metodologia para aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte. |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma metodologia para aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte. |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma metodologia para aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte. |
title_sort |
Desenvolvimento de uma metodologia para aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte. |
author |
Sinthya Goncalves Tavares |
author_facet |
Sinthya Goncalves Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Roberto Marcio de Andrade |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Denise das Mercês Camarano |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Elizabeth Marques Pereira |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Geraldo Augusto Campolina Franca |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Luiz Antonio Cruz Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sinthya Goncalves Tavares |
contributor_str_mv |
Roberto Marcio de Andrade Denise das Mercês Camarano Elizabeth Marques Pereira Geraldo Augusto Campolina Franca Luiz Antonio Cruz Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Termografia Mosaicos Vibrometria laser |
topic |
Termografia Mosaicos Vibrometria laser Testes não-destrutivos Engenharia mecanica Arte |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Testes não-destrutivos Engenharia mecanica Arte |
description |
O reconhecimento da importância da pesquisa científica e de suas aplicações na determinação do estado de conservação de obra de arte tem tido um grande crescimento com o passar dos anos, permitindo que, nos dias atuais, diversas metodologias de diagnóstico estejam disponiveis. A capacidade de identificar elementos não visíveis em estruturas, umidade não aparente, presença de folhas internas e descolamentos das camadas que compoem afrescos e pinturas sobre madeira e destacamentos das pastilhas de mosaicos, aliado ao baixo custo de implementação em relação a outras técnicas já consagradas no setor, como a vibrometria laser Doppler, têm colocado a termografia como uma opção viável ao diagnóstico de bens culturais. Porém, a inexistência de um procedimento padrão para a aplicação da técnica tem gerado frequentes falsos alarmes de irregularidades. Adicionalmente, pouca atenção tem sido dada às possíveis fontes de incerteza, o que coloca em dúvida sua confiablidade metrológica. Neste trabalho, é porposta uma metodologia para a aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte onde são levados em consideração mecanismos de avaliação e redução de incertezas. Os ensaios laboratoriais foram realizados no Laboratorio di Misure Meccaniche e Termiche do Dipartimento di Meccanica da Università Politecnica delle Marche - Itália. Os conjuntos de amostras utilizadas foram confeccionados por especialistas em restauração e reproduzem a estrutura e composição dos materiais empregados na confecção de afrescos e obra sobre madeiras. Folhas internas simuladas de forma a reproduzir reais descolamentos entre as camadas. Os resultados experimentais foram comparados com os obtidos através da solução numérica do modelo matemático desenvolvido em ambiente FORTRAN e com as respostas fornecidas pela implementação da vibrometria laser Doppler. Provas in situ, utilizando a termografia e a vibrometria, foram realizadas no norte da Romênia, tendo como objetivo identificar presença de umidade, estruturas não visíveis, inclusões não aparentes, materiais de origens diversas, destacamentos das camadas superficiais e características da alvenaria que constitui a Igreja de São Nicolau em Balinesti, a Igreja do Monastério Papauti em Botosani e a Igreja da Ressurreição localizada no interno dos muros do Monastério de Sucevita. A utilizaçõ da metodologia validou os dados experimentais. A comparação com a vibrometria permitiu identificar as vantagens da utilização de uma e outra técnica situando o poder limítrole de cada uma quando aplicadas ao diagnóstico de obras de arte. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-11-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T04:58:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T04:58:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B4MPL |
url |
http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B4MPL |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-7B4MPL/1/tese_ufmg_demec_sinthya_g._tavares.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b458949add5642692490c0047c305309 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589401061621760 |