Desenvolvimento de uma metodologia para aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sinthya Goncalves Tavares
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B4MPL
Resumo: O reconhecimento da importância da pesquisa científica e de suas aplicações na determinação do estado de conservação de obra de arte tem tido um grande crescimento com o passar dos anos, permitindo que, nos dias atuais, diversas metodologias de diagnóstico estejam disponiveis. A capacidade de identificar elementos não visíveis em estruturas, umidade não aparente, presença de folhas internas e descolamentos das camadas que compoem afrescos e pinturas sobre madeira e destacamentos das pastilhas de mosaicos, aliado ao baixo custo de implementação em relação a outras técnicas já consagradas no setor, como a vibrometria laser Doppler, têm colocado a termografia como uma opção viável ao diagnóstico de bens culturais. Porém, a inexistência de um procedimento padrão para a aplicação da técnica tem gerado frequentes falsos alarmes de irregularidades. Adicionalmente, pouca atenção tem sido dada às possíveis fontes de incerteza, o que coloca em dúvida sua confiablidade metrológica. Neste trabalho, é porposta uma metodologia para a aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte onde são levados em consideração mecanismos de avaliação e redução de incertezas. Os ensaios laboratoriais foram realizados no Laboratorio di Misure Meccaniche e Termiche do Dipartimento di Meccanica da Università Politecnica delle Marche - Itália. Os conjuntos de amostras utilizadas foram confeccionados por especialistas em restauração e reproduzem a estrutura e composição dos materiais empregados na confecção de afrescos e obra sobre madeiras. Folhas internas simuladas de forma a reproduzir reais descolamentos entre as camadas. Os resultados experimentais foram comparados com os obtidos através da solução numérica do modelo matemático desenvolvido em ambiente FORTRAN e com as respostas fornecidas pela implementação da vibrometria laser Doppler. Provas in situ, utilizando a termografia e a vibrometria, foram realizadas no norte da Romênia, tendo como objetivo identificar presença de umidade, estruturas não visíveis, inclusões não aparentes, materiais de origens diversas, destacamentos das camadas superficiais e características da alvenaria que constitui a Igreja de São Nicolau em Balinesti, a Igreja do Monastério Papauti em Botosani e a Igreja da Ressurreição localizada no interno dos muros do Monastério de Sucevita. A utilizaçõ da metodologia validou os dados experimentais. A comparação com a vibrometria permitiu identificar as vantagens da utilização de uma e outra técnica situando o poder limítrole de cada uma quando aplicadas ao diagnóstico de obras de arte.
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