Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Edson Cardoso Filho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPLCM
Resumo: As possibilidades de gravação e reprodução sonoras, introduzidas a partir do fonógrafo de Thomas Edison, trouxeram mudanças significativas na forma como as pessoas produzem e ouvem musica. No Brasil, as gravações comerciais em disco iniciaram-se em 1902 e, desde então, as praticas de musica popular principal produto da indústria do discotiveram que se adaptar `a cultura da gravação aqui desenvolvida. O dialogo entre as tecnologias de gravação e as manifestações musicais brasileiras produziram sonoridades diversas e auxiliaram na estruturação da linguagem da canção popular. O presente estudo investiga as praticas fonográficas no Brasil e sua relação com as transformações ocorridas na sonoridade do samba gravado. Partindo do pressuposto de que a tecnologia influencia a estética e a linguagem da musica popular gravada, nossa meta é descobrir como ocorre esse eixo de influencia. A pesquisa abrange duas épocas: as eras mecânica e elétrica de gravação (ate 1971). A primeira parte do trabalho é uma reflexão historiográfica da cultura da gravação no Brasil e suas praticas de estúdio. Para isso, foram utilizadas, ao lado da bibliografia existente, entrevistas semi-estruturadas com cantores e pesquisadores, bem como fonogramas restaurados digitalmente e consultas a periódicos especializados em musica gravada do período estudado. Em um segundo momento foram propostas analises auditivas e sonológicas de sambas cantados, com especial atenção `a fonografia de Mario Reis.
id UFMG_0ee8afbf72d5ad47b196acf13526383b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XPLCM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sergio Freire GarciaAna Claudia de AssisFernando Henrique de Oliveira IazzettaMarcos Edson Cardoso Filho2019-08-11T02:58:49Z2019-08-11T02:58:49Z2008-04-25http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPLCMAs possibilidades de gravação e reprodução sonoras, introduzidas a partir do fonógrafo de Thomas Edison, trouxeram mudanças significativas na forma como as pessoas produzem e ouvem musica. No Brasil, as gravações comerciais em disco iniciaram-se em 1902 e, desde então, as praticas de musica popular principal produto da indústria do discotiveram que se adaptar `a cultura da gravação aqui desenvolvida. O dialogo entre as tecnologias de gravação e as manifestações musicais brasileiras produziram sonoridades diversas e auxiliaram na estruturação da linguagem da canção popular. O presente estudo investiga as praticas fonográficas no Brasil e sua relação com as transformações ocorridas na sonoridade do samba gravado. Partindo do pressuposto de que a tecnologia influencia a estética e a linguagem da musica popular gravada, nossa meta é descobrir como ocorre esse eixo de influencia. A pesquisa abrange duas épocas: as eras mecânica e elétrica de gravação (ate 1971). A primeira parte do trabalho é uma reflexão historiográfica da cultura da gravação no Brasil e suas praticas de estúdio. Para isso, foram utilizadas, ao lado da bibliografia existente, entrevistas semi-estruturadas com cantores e pesquisadores, bem como fonogramas restaurados digitalmente e consultas a periódicos especializados em musica gravada do período estudado. Em um segundo momento foram propostas analises auditivas e sonológicas de sambas cantados, com especial atenção `a fonografia de Mario Reis.The possibilities of sound recording and reproduction, introduced by Thomas Edisons phonograph, brought significant changes in the way people produce and listen to music. In Brazil, the commercial recordings began in 1902 and, since then, the practices of popular music main product of the recording industry had to adapt themselves to the recording culture. From the dialogue between recording technologies and the brazilian popular music emanated many different sonorities and these aided to structure the popular song language. The present study investigates the phonographic practices in Brazil and their relationship with the changes of sonority in the recorded samba. Starting from the belief that technology influences the aesthetics and the language of the recorded popular music, our goal is to discover and describe how that influence occurs. The research includes two eras: the acoustic and electric ages of recording (until 1971). The first part of the work is a historical discussion of the record culture in Brazil and its studio practices. For that, semi-structured interviews were used withsingers and researchers, along with the reading of primary sources (texts about recorded music published in the studied periods). In the second part, aural and sonological analyses of sambas are proposed with special attention to Mario Reis phonography.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReis, Mário, 1907-1981MusicaSamba Brasil História e críticaThomas EdisonTécnicas de gravaçãoPraticas fonográficasPelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtexto_completo.pdfapplication/pdf26555117https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPLCM/1/texto_completo.pdf9c2f2a5484e083b9f2f68b61dd47c208MD51TEXTtexto_completo.pdf.txttexto_completo.pdf.txtExtracted texttext/plain488800https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPLCM/2/texto_completo.pdf.txt9fd23b7b980986013cc74006a518505bMD521843/GMMA-7XPLCM2019-11-14 04:14:50.369oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XPLCMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:14:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
title Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
spellingShingle Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
Marcos Edson Cardoso Filho
Thomas Edison
Técnicas de gravação
Praticas fonográficas
Reis, Mário, 1907-1981
Musica
Samba Brasil História e crítica
title_short Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
title_full Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
title_fullStr Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
title_full_unstemmed Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
title_sort Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
author Marcos Edson Cardoso Filho
author_facet Marcos Edson Cardoso Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sergio Freire Garcia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Claudia de Assis
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Edson Cardoso Filho
contributor_str_mv Sergio Freire Garcia
Ana Claudia de Assis
Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
dc.subject.por.fl_str_mv Thomas Edison
Técnicas de gravação
Praticas fonográficas
topic Thomas Edison
Técnicas de gravação
Praticas fonográficas
Reis, Mário, 1907-1981
Musica
Samba Brasil História e crítica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Reis, Mário, 1907-1981
Musica
Samba Brasil História e crítica
description As possibilidades de gravação e reprodução sonoras, introduzidas a partir do fonógrafo de Thomas Edison, trouxeram mudanças significativas na forma como as pessoas produzem e ouvem musica. No Brasil, as gravações comerciais em disco iniciaram-se em 1902 e, desde então, as praticas de musica popular principal produto da indústria do discotiveram que se adaptar `a cultura da gravação aqui desenvolvida. O dialogo entre as tecnologias de gravação e as manifestações musicais brasileiras produziram sonoridades diversas e auxiliaram na estruturação da linguagem da canção popular. O presente estudo investiga as praticas fonográficas no Brasil e sua relação com as transformações ocorridas na sonoridade do samba gravado. Partindo do pressuposto de que a tecnologia influencia a estética e a linguagem da musica popular gravada, nossa meta é descobrir como ocorre esse eixo de influencia. A pesquisa abrange duas épocas: as eras mecânica e elétrica de gravação (ate 1971). A primeira parte do trabalho é uma reflexão historiográfica da cultura da gravação no Brasil e suas praticas de estúdio. Para isso, foram utilizadas, ao lado da bibliografia existente, entrevistas semi-estruturadas com cantores e pesquisadores, bem como fonogramas restaurados digitalmente e consultas a periódicos especializados em musica gravada do período estudado. Em um segundo momento foram propostas analises auditivas e sonológicas de sambas cantados, com especial atenção `a fonografia de Mario Reis.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T02:58:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T02:58:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPLCM
url http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPLCM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPLCM/1/texto_completo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPLCM/2/texto_completo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c2f2a5484e083b9f2f68b61dd47c208
9fd23b7b980986013cc74006a518505b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589300939390976