Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Adelcio Camilo, 1986-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634
Resumo: Orientador: José Roberto Zan
id UNICAMP-30_ee20a96856a467593c7723f22e1fc258
oai_identifier_str oai::838168
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970Who saw you, who sees you : Samba seeks passage to the 1970sMúsica popularSambaMúsica - FonografiaPopular musicSambaMusic - PhonographyOrientador: José Roberto ZanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Depois de ter experimentado certa queda de popularidade ao final da década de 1960, o samba voltou a aparecer com grande força no mercado da música dos anos 1970, revelando uma série de novos artistas e figurando constantemente nas paradas de sucesso do período. Todavia, uma parte desse repertório veio acompanhada por juízos negativos de alguns críticos musicais, que a consideravam como expressão da "decadência" do samba, sobretudo da canção engajada da década anterior. A presente dissertação buscou estudar esse segmento do samba através da produção musical de Antonio Carlos e Jocafi, Benito di Paula e Martinho da Vila. Procurou-se perceber de que maneira esses artistas se posicionaram no campo musical daquele período, que tipo de relação estabeleceram com o repertório hegemônico, quais referenciais orientavam a legitimidade dos produtos musicais, e de que maneira sua produção se relaciona com as transformações políticas, econômicas e culturais que aconteceram na transição da década de 1960 para a de 1970Abstract: After having experienced some drop in popularity in the late 1960s, samba reappeared with great strength in the music of the 1970s, revealing a series of new artists and constantly appearing on the charts of the period. However, a portion of this repertoire has been accompanied by negative judgments of some music critics, who considered it as an expression of samba "decadence", primarily the engaged song of the previous decade. This dissertation aimed to study this segment of samba through the musical production of Antonio Carlos and Jocafi, and Benito di Paula Martinho da Vila. We sought to understand how these artists positioned themselves in the musical field of that period, what kind of relationship they established with the hegemonic repertoire, which references guided the legitimacy of music products, and how its production was related to the political, economic and cultural changes that occurred in the transition from the 1960s to the 1970sMestradoFundamentos TeóricosMestre em Música[s.n.]Zan, José Roberto, 1948-Fenerick, Jose AdrianoPinto, Ivan VilelaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMachado, Adelcio Camilo, 1986-20112011-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf281 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634MACHADO, Adelcio Camilo. Quem te viu, quem te vê: o samba pede passagem para os anos 1970. 2011. 281 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/838168porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:27:20Zoai::838168Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:27:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970
Who saw you, who sees you : Samba seeks passage to the 1970s
title Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970
spellingShingle Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970
Machado, Adelcio Camilo, 1986-
Música popular
Samba
Música - Fonografia
Popular music
Samba
Music - Phonography
title_short Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970
title_full Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970
title_fullStr Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970
title_full_unstemmed Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970
title_sort Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970
author Machado, Adelcio Camilo, 1986-
author_facet Machado, Adelcio Camilo, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zan, José Roberto, 1948-
Fenerick, Jose Adriano
Pinto, Ivan Vilela
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Adelcio Camilo, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular
Samba
Música - Fonografia
Popular music
Samba
Music - Phonography
topic Música popular
Samba
Música - Fonografia
Popular music
Samba
Music - Phonography
description Orientador: José Roberto Zan
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-08-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634
MACHADO, Adelcio Camilo. Quem te viu, quem te vê: o samba pede passagem para os anos 1970. 2011. 281 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634
identifier_str_mv MACHADO, Adelcio Camilo. Quem te viu, quem te vê: o samba pede passagem para os anos 1970. 2011. 281 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/838168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
281 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138490118569984