Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634 |
Resumo: | Orientador: José Roberto Zan |
id |
UNICAMP-30_ee20a96856a467593c7723f22e1fc258 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::838168 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970Who saw you, who sees you : Samba seeks passage to the 1970sMúsica popularSambaMúsica - FonografiaPopular musicSambaMusic - PhonographyOrientador: José Roberto ZanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Depois de ter experimentado certa queda de popularidade ao final da década de 1960, o samba voltou a aparecer com grande força no mercado da música dos anos 1970, revelando uma série de novos artistas e figurando constantemente nas paradas de sucesso do período. Todavia, uma parte desse repertório veio acompanhada por juízos negativos de alguns críticos musicais, que a consideravam como expressão da "decadência" do samba, sobretudo da canção engajada da década anterior. A presente dissertação buscou estudar esse segmento do samba através da produção musical de Antonio Carlos e Jocafi, Benito di Paula e Martinho da Vila. Procurou-se perceber de que maneira esses artistas se posicionaram no campo musical daquele período, que tipo de relação estabeleceram com o repertório hegemônico, quais referenciais orientavam a legitimidade dos produtos musicais, e de que maneira sua produção se relaciona com as transformações políticas, econômicas e culturais que aconteceram na transição da década de 1960 para a de 1970Abstract: After having experienced some drop in popularity in the late 1960s, samba reappeared with great strength in the music of the 1970s, revealing a series of new artists and constantly appearing on the charts of the period. However, a portion of this repertoire has been accompanied by negative judgments of some music critics, who considered it as an expression of samba "decadence", primarily the engaged song of the previous decade. This dissertation aimed to study this segment of samba through the musical production of Antonio Carlos and Jocafi, and Benito di Paula Martinho da Vila. We sought to understand how these artists positioned themselves in the musical field of that period, what kind of relationship they established with the hegemonic repertoire, which references guided the legitimacy of music products, and how its production was related to the political, economic and cultural changes that occurred in the transition from the 1960s to the 1970sMestradoFundamentos TeóricosMestre em Música[s.n.]Zan, José Roberto, 1948-Fenerick, Jose AdrianoPinto, Ivan VilelaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMachado, Adelcio Camilo, 1986-20112011-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf281 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634MACHADO, Adelcio Camilo. Quem te viu, quem te vê: o samba pede passagem para os anos 1970. 2011. 281 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/838168porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:27:20Zoai::838168Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:27:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970 Who saw you, who sees you : Samba seeks passage to the 1970s |
title |
Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970 |
spellingShingle |
Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970 Machado, Adelcio Camilo, 1986- Música popular Samba Música - Fonografia Popular music Samba Music - Phonography |
title_short |
Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970 |
title_full |
Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970 |
title_fullStr |
Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970 |
title_full_unstemmed |
Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970 |
title_sort |
Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970 |
author |
Machado, Adelcio Camilo, 1986- |
author_facet |
Machado, Adelcio Camilo, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zan, José Roberto, 1948- Fenerick, Jose Adriano Pinto, Ivan Vilela Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Adelcio Camilo, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música popular Samba Música - Fonografia Popular music Samba Music - Phonography |
topic |
Música popular Samba Música - Fonografia Popular music Samba Music - Phonography |
description |
Orientador: José Roberto Zan |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-08-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634 MACHADO, Adelcio Camilo. Quem te viu, quem te vê: o samba pede passagem para os anos 1970. 2011. 281 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Adelcio Camilo. Quem te viu, quem te vê: o samba pede passagem para os anos 1970. 2011. 281 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616634. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/838168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 281 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138490118569984 |