A teatralidade na performance percussiva: uma abordagem criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquim de Souza Lopes Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/63424
Resumo: Esta pesquisa propõe aplicar o conceito de Teatralidade na Performance Percussiva, em uma abordagem criativa. Para tanto, no primeiro capítulo, exploramos os conceitos de performance a partir de material teórico de Schechner, Féral, Fernandes e outros autores. A partir daí nos aprofundamos no conceito de Performance enquanto expressão artística para traçando um paralelo entre o happening, body art, action painting e performance arte três obras do repertório percussivo: Living Room Music, Dressur e Vice Versa. Entendido o lugar da performance percussiva e entendendo existir essa relação entre Performance e Teatralidade nos debruçamos sobre o conceito de Teatralidade, algo ainda pouco visitado em música, para observar possíveis características comuns e paralelas para aliarmos à construção da performance do repertório escrito para instrumentos de percussão, buscando compreender até que ponto a aplicação desse conteúdo pode influenciar nessa prática da performance percussiva trazendo novos elementos para essa construção performativa. Para isso, nos debruçaremos em observar alguns elementos da Teatralidade em diversas expressões artísticas, para, num seguinte momento, observar elementos desse conceito em aspectos gestuais e corporais do percussionista em sua performance. Finalmente no terceiro capítulo, aplicamos esse conceito sobre quatro obras do repertório percussivo, a partir de uma abordagem criativa minha: Omar, The Source, Coquim – Saudade das Laranjeiras e Oxóssi, com vias a ilustrar os resultados que se podem obter numa performance percussiva através dessa relação conceitual.
id UFMG_0ef5b101f82452aeec6afd1fee95b2b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/63424
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando Martins de Castro Chaibhttp://lattes.cnpq.br/2134782236760988Gilmar da Silva GoulartBruno Soares SantosAndré Cavazotti e SilvaFernando de Oliveira Rochahttp://lattes.cnpq.br/4295455734558558Aquim de Souza Lopes Almeida2024-01-26T16:49:05Z2024-01-26T16:49:05Z2023-09-01http://hdl.handle.net/1843/63424Esta pesquisa propõe aplicar o conceito de Teatralidade na Performance Percussiva, em uma abordagem criativa. Para tanto, no primeiro capítulo, exploramos os conceitos de performance a partir de material teórico de Schechner, Féral, Fernandes e outros autores. A partir daí nos aprofundamos no conceito de Performance enquanto expressão artística para traçando um paralelo entre o happening, body art, action painting e performance arte três obras do repertório percussivo: Living Room Music, Dressur e Vice Versa. Entendido o lugar da performance percussiva e entendendo existir essa relação entre Performance e Teatralidade nos debruçamos sobre o conceito de Teatralidade, algo ainda pouco visitado em música, para observar possíveis características comuns e paralelas para aliarmos à construção da performance do repertório escrito para instrumentos de percussão, buscando compreender até que ponto a aplicação desse conteúdo pode influenciar nessa prática da performance percussiva trazendo novos elementos para essa construção performativa. Para isso, nos debruçaremos em observar alguns elementos da Teatralidade em diversas expressões artísticas, para, num seguinte momento, observar elementos desse conceito em aspectos gestuais e corporais do percussionista em sua performance. Finalmente no terceiro capítulo, aplicamos esse conceito sobre quatro obras do repertório percussivo, a partir de uma abordagem criativa minha: Omar, The Source, Coquim – Saudade das Laranjeiras e Oxóssi, com vias a ilustrar os resultados que se podem obter numa performance percussiva através dessa relação conceitual.This research proposes to apply the concept of Theatricality in Percussive Performance, in a creative approach. Therefore, in the first chapter, we explore the concepts of performance based on theoretical material from Schechner, Féral, Fernandes and other authors. From there, we deepened the concept of Performance as an artistic expression in order to draw a parallel between the happening, body art, action painting and performance art and three works of the percussive repertoire: Living Room Music, Dressur and Vice Versa. Having understood the place of percussive performance and understanding the existence of this relationship between Performance and Theatricality, we focus on the concept of Theatricality, something still little visited in music, to observe possible common and parallel characteristics to combine with the construction of the performance of the repertoire written for percussion instruments , seeking to understand to what extent the application of this content can influence this practice of percussive performance by bringing new elements to this performative construction. For this, we will focus on observing some elements of Theatricality in different artistic expressions, to, in a subsequent moment, observe elements of this concept in gestural and corporal aspects of the percussionist in his performance. Finally, in the third chapter, we apply this concept to four works of the percussive repertoire, through a self-creative approach: Omar, The Source, Coquim – Saudade das Laranjeiras and Oxóssi, with ways to illustrate the results that can be obtained in a percussive performance through this conceptual relationship.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAPerformance musicalPercussãoPerformance PercussivaTeatralidadePerformance como expressão artísticaTeatralidade na performance percussivaAbordagem CriativaA teatralidade na performance percussiva: uma abordagem criativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese de Doutorado - A Teatralidade na Performance Percussiva uma abordagem criativa.pdfTese de Doutorado - A Teatralidade na Performance Percussiva uma abordagem criativa.pdfapplication/pdf4034570https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63424/2/Tese%20de%20Doutorado%20-%20A%20Teatralidade%20na%20Performance%20Percussiva%20uma%20abordagem%20criativa.pdf08c71108ab4189636502cf109a4b9713MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63424/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/634242024-01-26 13:49:06.017oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-01-26T16:49:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A teatralidade na performance percussiva: uma abordagem criativa
title A teatralidade na performance percussiva: uma abordagem criativa
spellingShingle A teatralidade na performance percussiva: uma abordagem criativa
Aquim de Souza Lopes Almeida
Performance Percussiva
Teatralidade
Performance como expressão artística
Teatralidade na performance percussiva
Abordagem Criativa
Performance musical
Percussão
title_short A teatralidade na performance percussiva: uma abordagem criativa
title_full A teatralidade na performance percussiva: uma abordagem criativa
title_fullStr A teatralidade na performance percussiva: uma abordagem criativa
title_full_unstemmed A teatralidade na performance percussiva: uma abordagem criativa
title_sort A teatralidade na performance percussiva: uma abordagem criativa
author Aquim de Souza Lopes Almeida
author_facet Aquim de Souza Lopes Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Martins de Castro Chaib
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2134782236760988
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gilmar da Silva Goulart
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bruno Soares Santos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv André Cavazotti e Silva
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4295455734558558
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquim de Souza Lopes Almeida
contributor_str_mv Fernando Martins de Castro Chaib
Gilmar da Silva Goulart
Bruno Soares Santos
André Cavazotti e Silva
Fernando de Oliveira Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Performance Percussiva
Teatralidade
Performance como expressão artística
Teatralidade na performance percussiva
Abordagem Criativa
topic Performance Percussiva
Teatralidade
Performance como expressão artística
Teatralidade na performance percussiva
Abordagem Criativa
Performance musical
Percussão
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance musical
Percussão
description Esta pesquisa propõe aplicar o conceito de Teatralidade na Performance Percussiva, em uma abordagem criativa. Para tanto, no primeiro capítulo, exploramos os conceitos de performance a partir de material teórico de Schechner, Féral, Fernandes e outros autores. A partir daí nos aprofundamos no conceito de Performance enquanto expressão artística para traçando um paralelo entre o happening, body art, action painting e performance arte três obras do repertório percussivo: Living Room Music, Dressur e Vice Versa. Entendido o lugar da performance percussiva e entendendo existir essa relação entre Performance e Teatralidade nos debruçamos sobre o conceito de Teatralidade, algo ainda pouco visitado em música, para observar possíveis características comuns e paralelas para aliarmos à construção da performance do repertório escrito para instrumentos de percussão, buscando compreender até que ponto a aplicação desse conteúdo pode influenciar nessa prática da performance percussiva trazendo novos elementos para essa construção performativa. Para isso, nos debruçaremos em observar alguns elementos da Teatralidade em diversas expressões artísticas, para, num seguinte momento, observar elementos desse conceito em aspectos gestuais e corporais do percussionista em sua performance. Finalmente no terceiro capítulo, aplicamos esse conceito sobre quatro obras do repertório percussivo, a partir de uma abordagem criativa minha: Omar, The Source, Coquim – Saudade das Laranjeiras e Oxóssi, com vias a ilustrar os resultados que se podem obter numa performance percussiva através dessa relação conceitual.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-26T16:49:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-26T16:49:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/63424
url http://hdl.handle.net/1843/63424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63424/2/Tese%20de%20Doutorado%20-%20A%20Teatralidade%20na%20Performance%20Percussiva%20uma%20abordagem%20criativa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63424/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 08c71108ab4189636502cf109a4b9713
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589328301981696