Aquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sirlandia Kelis Pereira Agra Galvão
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHXL
Resumo: Este trabalho investiga as concepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre duas questões ambientais: o aquecimento global e o buraco da camada de ozônio. Por meio da análise de dados obtidos pelas respostas dos estudantes aos questionários, verificou-se a participação da escola e a influência da mídia na formação conceitual do aluno. Percebemos que embora esses temas estejam inseridos no currículo escolar repetidas vezes em séries distintas, o grupo analisado não possuía uma diferenciação clara entre esses dois fenômenos, sendo necessária uma nova intervenção.
id UFMG_0fe9efc22d6abb4df14f27d90d4de655
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUHXL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Katia Pedroso SilveiraAndrea Horta MachadoSirlandia Kelis Pereira Agra Galvão2019-08-11T03:18:13Z2019-08-11T03:18:13Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHXLEste trabalho investiga as concepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre duas questões ambientais: o aquecimento global e o buraco da camada de ozônio. Por meio da análise de dados obtidos pelas respostas dos estudantes aos questionários, verificou-se a participação da escola e a influência da mídia na formação conceitual do aluno. Percebemos que embora esses temas estejam inseridos no currículo escolar repetidas vezes em séries distintas, o grupo analisado não possuía uma diferenciação clara entre esses dois fenômenos, sendo necessária uma nova intervenção.This study investigates the views of students from third grade on two cases of air pollution, global warming and the hole in the ozone layer. Through analysis of data obtained from students responses to the questionnaires, there was the participation of school and media influence in shaping the student conceptual. We realize that although these themes are embedded in the school curriculum over and over indistinct series, the group analyzed did not have a clear differentiation between these two phenomena, requiring a new intervention.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRedução da camada de ozonioEducação ambientalAquecimento globalCiência  Estudo e ensinoCamada de ozônioConcepçõesEstudantesAquecimento globalAquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_sirlandia__14_fev_2012___c_pia.pdfapplication/pdf831455https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHXL/1/monografia_sirlandia__14_fev_2012___c_pia.pdfa604a13086074bc190796ca56c032ca9MD51TEXTmonografia_sirlandia__14_fev_2012___c_pia.pdf.txtmonografia_sirlandia__14_fev_2012___c_pia.pdf.txtExtracted texttext/plain65986https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHXL/2/monografia_sirlandia__14_fev_2012___c_pia.pdf.txt55502814cd20a0aa2501415bee26e5b0MD521843/BUBD-9AUHXL2019-11-14 07:40:01.223oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUHXLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:40:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médio
title Aquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médio
spellingShingle Aquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médio
Sirlandia Kelis Pereira Agra Galvão
Camada de ozônio
Concepções
Estudantes
Aquecimento global
Redução da camada de ozonio
Educação ambiental
Aquecimento global
Ciência  Estudo e ensino
title_short Aquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médio
title_full Aquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médio
title_fullStr Aquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médio
title_full_unstemmed Aquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médio
title_sort Aquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médio
author Sirlandia Kelis Pereira Agra Galvão
author_facet Sirlandia Kelis Pereira Agra Galvão
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Katia Pedroso Silveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrea Horta Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Sirlandia Kelis Pereira Agra Galvão
contributor_str_mv Katia Pedroso Silveira
Andrea Horta Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Camada de ozônio
Concepções
Estudantes
Aquecimento global
topic Camada de ozônio
Concepções
Estudantes
Aquecimento global
Redução da camada de ozonio
Educação ambiental
Aquecimento global
Ciência  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Redução da camada de ozonio
Educação ambiental
Aquecimento global
Ciência  Estudo e ensino
description Este trabalho investiga as concepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre duas questões ambientais: o aquecimento global e o buraco da camada de ozônio. Por meio da análise de dados obtidos pelas respostas dos estudantes aos questionários, verificou-se a participação da escola e a influência da mídia na formação conceitual do aluno. Percebemos que embora esses temas estejam inseridos no currículo escolar repetidas vezes em séries distintas, o grupo analisado não possuía uma diferenciação clara entre esses dois fenômenos, sendo necessária uma nova intervenção.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T03:18:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T03:18:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHXL
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHXL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHXL/1/monografia_sirlandia__14_fev_2012___c_pia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHXL/2/monografia_sirlandia__14_fev_2012___c_pia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a604a13086074bc190796ca56c032ca9
55502814cd20a0aa2501415bee26e5b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589406190206976