Aquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHXL |
Resumo: | Este trabalho investiga as concepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre duas questões ambientais: o aquecimento global e o buraco da camada de ozônio. Por meio da análise de dados obtidos pelas respostas dos estudantes aos questionários, verificou-se a participação da escola e a influência da mídia na formação conceitual do aluno. Percebemos que embora esses temas estejam inseridos no currículo escolar repetidas vezes em séries distintas, o grupo analisado não possuía uma diferenciação clara entre esses dois fenômenos, sendo necessária uma nova intervenção. |
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Katia Pedroso SilveiraAndrea Horta MachadoSirlandia Kelis Pereira Agra Galvão2019-08-11T03:18:13Z2019-08-11T03:18:13Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHXLEste trabalho investiga as concepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre duas questões ambientais: o aquecimento global e o buraco da camada de ozônio. Por meio da análise de dados obtidos pelas respostas dos estudantes aos questionários, verificou-se a participação da escola e a influência da mídia na formação conceitual do aluno. Percebemos que embora esses temas estejam inseridos no currículo escolar repetidas vezes em séries distintas, o grupo analisado não possuía uma diferenciação clara entre esses dois fenômenos, sendo necessária uma nova intervenção.This study investigates the views of students from third grade on two cases of air pollution, global warming and the hole in the ozone layer. Through analysis of data obtained from students responses to the questionnaires, there was the participation of school and media influence in shaping the student conceptual. We realize that although these themes are embedded in the school curriculum over and over indistinct series, the group analyzed did not have a clear differentiation between these two phenomena, requiring a new intervention.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRedução da camada de ozonioEducação ambientalAquecimento globalCiência Estudo e ensinoCamada de ozônioConcepçõesEstudantesAquecimento globalAquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_sirlandia__14_fev_2012___c_pia.pdfapplication/pdf831455https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHXL/1/monografia_sirlandia__14_fev_2012___c_pia.pdfa604a13086074bc190796ca56c032ca9MD51TEXTmonografia_sirlandia__14_fev_2012___c_pia.pdf.txtmonografia_sirlandia__14_fev_2012___c_pia.pdf.txtExtracted texttext/plain65986https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHXL/2/monografia_sirlandia__14_fev_2012___c_pia.pdf.txt55502814cd20a0aa2501415bee26e5b0MD521843/BUBD-9AUHXL2019-11-14 07:40:01.223oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUHXLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:40:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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