Planejamento estratégico integrado entre marketing e qualidade como estratégia competitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B6G5M |
Resumo: | Este trabalho procura demonstrar o papel fundamental das atividades de marketing e de qualidade para o desempenho das organizações, e também, a importância da inter-relação entre essas duas áreas como uma forma altamente eficaz na contribuição ao atingimento das metas estabelecidas pelas organizações. Para demonstrar o proposto, foi tratado inicialmente o papel fundamental de cada uma das funções isoladamente. Em seguida, tratou-se a importância e as vantagens advindas da relação entre essas duas áreas, na busca de um objetivo principal das organizações, ou seja, o melhor atendimento ao cliente final através da agregação de valor aos seus produtos e serviços, de forma perceptível a este cliente, obtendo assim, a sua sobrevivência de forma sustentável no mercado competitivo. A primeira parte deste trabalho descreve, através da obra de autores renomados, as principais atividades e a importância conceitual da percepção do papel fundamental das atividades de qualidade e marketing. Ainda nesta fase, o trabalho também chama a atenção para a importância estratégica de garantir que a interligação das atividades dessas áreas ocorra de tal forma que os resultados possam ser mensurados na forma de valores percebidos pelo cliente. Assim, o trabalho conjunto entre essas elas pode garantir o real atendimento real às diversas necessidades dos clientes acerca da qualidade, nas diversas fases do produto, desde sua concepção até a sua maturidade. Na segunda parte deste trabalho, descreve-se a experiência da empresa CNH Latin America Ltda. com a manutenção das atividades de qualidade e marketing de forma interligada. Também descrevem-se, as formas de trabalho que esta empresa utiliza para propiciar a troca de informações necessárias e suficientes para cumprir os resultados esperados. |
id |
UFMG_101c57e265c9d41c057015f4ee282c4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B6G5M |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jose Edson LaraJonas Donofrio2019-08-11T15:29:14Z2019-08-11T15:29:14Z2010-01-15http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B6G5MEste trabalho procura demonstrar o papel fundamental das atividades de marketing e de qualidade para o desempenho das organizações, e também, a importância da inter-relação entre essas duas áreas como uma forma altamente eficaz na contribuição ao atingimento das metas estabelecidas pelas organizações. Para demonstrar o proposto, foi tratado inicialmente o papel fundamental de cada uma das funções isoladamente. Em seguida, tratou-se a importância e as vantagens advindas da relação entre essas duas áreas, na busca de um objetivo principal das organizações, ou seja, o melhor atendimento ao cliente final através da agregação de valor aos seus produtos e serviços, de forma perceptível a este cliente, obtendo assim, a sua sobrevivência de forma sustentável no mercado competitivo. A primeira parte deste trabalho descreve, através da obra de autores renomados, as principais atividades e a importância conceitual da percepção do papel fundamental das atividades de qualidade e marketing. Ainda nesta fase, o trabalho também chama a atenção para a importância estratégica de garantir que a interligação das atividades dessas áreas ocorra de tal forma que os resultados possam ser mensurados na forma de valores percebidos pelo cliente. Assim, o trabalho conjunto entre essas elas pode garantir o real atendimento real às diversas necessidades dos clientes acerca da qualidade, nas diversas fases do produto, desde sua concepção até a sua maturidade. Na segunda parte deste trabalho, descreve-se a experiência da empresa CNH Latin America Ltda. com a manutenção das atividades de qualidade e marketing de forma interligada. Também descrevem-se, as formas de trabalho que esta empresa utiliza para propiciar a troca de informações necessárias e suficientes para cumprir os resultados esperados.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoGestão EstratégicaPlanejamento estratégico integrado entre marketing e qualidade como estratégia competitivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_jonas_d_onofrio__parte_1___capa_.pdfapplication/pdf4173https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/1/monografia_jonas_d_onofrio__parte_1___capa_.pdfb7a89f386769ef0be46e437de9aff47fMD51monografia_jonas_d_onofrio__parte_2___contracapa_.pdfapplication/pdf4325https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/2/monografia_jonas_d_onofrio__parte_2___contracapa_.pdf595bc53f63b7bfe606fa34073b0bb3a1MD52monografia_jonas_d_onofrio__parte_3___dedicat_ria_.pdfapplication/pdf3709https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/3/monografia_jonas_d_onofrio__parte_3___dedicat_ria_.pdf32ebd3c0b9b785431437b00e0cc1ba52MD53monografia_jonas_d_onofrio__parte_4___abreviaturas_.pdfapplication/pdf4867https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/4/monografia_jonas_d_onofrio__parte_4___abreviaturas_.pdfe9a4fa42f12bf0abfad79cb4fa32d94eMD54monografia_jonas_d_onofrio__parte_5___sum_rio_.pdfapplication/pdf6335https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/5/monografia_jonas_d_onofrio__parte_5___sum_rio_.pdf1e0a1fce5fac6ca2d1b4ecfd3cc72410MD55monografia_jonas_d_onofrio__parte_6___resumo_.pdfapplication/pdf6236https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/6/monografia_jonas_d_onofrio__parte_6___resumo_.pdff274dd37b662a40704599cd102ce8b12MD56monografia_jonas_d_onofrio__parte_7___texto_.pdfapplication/pdf193303https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/7/monografia_jonas_d_onofrio__parte_7___texto_.pdf31673e5c027bd614a09f31966eae9069MD57TEXTmonografia_jonas_d_onofrio__parte_1___capa_.pdf.txtmonografia_jonas_d_onofrio__parte_1___capa_.pdf.txtExtracted texttext/plain385https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/8/monografia_jonas_d_onofrio__parte_1___capa_.pdf.txtea9ac524ca911da21e99b0646ad48506MD58monografia_jonas_d_onofrio__parte_2___contracapa_.pdf.txtmonografia_jonas_d_onofrio__parte_2___contracapa_.pdf.txtExtracted texttext/plain415https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/9/monografia_jonas_d_onofrio__parte_2___contracapa_.pdf.txt01d028aa43f7ab431b700446c501a955MD59monografia_jonas_d_onofrio__parte_3___dedicat_ria_.pdf.txtmonografia_jonas_d_onofrio__parte_3___dedicat_ria_.pdf.txtExtracted texttext/plain326https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/10/monografia_jonas_d_onofrio__parte_3___dedicat_ria_.pdf.txt6f17125add3aea9949771625de4c7e51MD510monografia_jonas_d_onofrio__parte_4___abreviaturas_.pdf.txtmonografia_jonas_d_onofrio__parte_4___abreviaturas_.pdf.txtExtracted texttext/plain832https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/11/monografia_jonas_d_onofrio__parte_4___abreviaturas_.pdf.txt332a804eb6fd44fbfdd486fd466854f0MD511monografia_jonas_d_onofrio__parte_5___sum_rio_.pdf.txtmonografia_jonas_d_onofrio__parte_5___sum_rio_.pdf.txtExtracted texttext/plain3745https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/12/monografia_jonas_d_onofrio__parte_5___sum_rio_.pdf.txtde0452e7c80a381e8651a29cc7a156d3MD512monografia_jonas_d_onofrio__parte_6___resumo_.pdf.txtmonografia_jonas_d_onofrio__parte_6___resumo_.pdf.txtExtracted texttext/plain1896https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/13/monografia_jonas_d_onofrio__parte_6___resumo_.pdf.txtbb5a965403bfb21de7d12381a9b3b115MD513monografia_jonas_d_onofrio__parte_7___texto_.pdf.txtmonografia_jonas_d_onofrio__parte_7___texto_.pdf.txtExtracted texttext/plain105247https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/14/monografia_jonas_d_onofrio__parte_7___texto_.pdf.txtdbb4d5ee32092e4c49b3ba5ec9f2a38fMD5141843/BUOS-9B6G5M2019-11-14 07:12:09.731oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B6G5MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:12:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento estratégico integrado entre marketing e qualidade como estratégia competitiva |
title |
Planejamento estratégico integrado entre marketing e qualidade como estratégia competitiva |
spellingShingle |
Planejamento estratégico integrado entre marketing e qualidade como estratégia competitiva Jonas Donofrio Gestão Estratégica Administração |
title_short |
Planejamento estratégico integrado entre marketing e qualidade como estratégia competitiva |
title_full |
Planejamento estratégico integrado entre marketing e qualidade como estratégia competitiva |
title_fullStr |
Planejamento estratégico integrado entre marketing e qualidade como estratégia competitiva |
title_full_unstemmed |
Planejamento estratégico integrado entre marketing e qualidade como estratégia competitiva |
title_sort |
Planejamento estratégico integrado entre marketing e qualidade como estratégia competitiva |
author |
Jonas Donofrio |
author_facet |
Jonas Donofrio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jose Edson Lara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jonas Donofrio |
contributor_str_mv |
Jose Edson Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Estratégica |
topic |
Gestão Estratégica Administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Administração |
description |
Este trabalho procura demonstrar o papel fundamental das atividades de marketing e de qualidade para o desempenho das organizações, e também, a importância da inter-relação entre essas duas áreas como uma forma altamente eficaz na contribuição ao atingimento das metas estabelecidas pelas organizações. Para demonstrar o proposto, foi tratado inicialmente o papel fundamental de cada uma das funções isoladamente. Em seguida, tratou-se a importância e as vantagens advindas da relação entre essas duas áreas, na busca de um objetivo principal das organizações, ou seja, o melhor atendimento ao cliente final através da agregação de valor aos seus produtos e serviços, de forma perceptível a este cliente, obtendo assim, a sua sobrevivência de forma sustentável no mercado competitivo. A primeira parte deste trabalho descreve, através da obra de autores renomados, as principais atividades e a importância conceitual da percepção do papel fundamental das atividades de qualidade e marketing. Ainda nesta fase, o trabalho também chama a atenção para a importância estratégica de garantir que a interligação das atividades dessas áreas ocorra de tal forma que os resultados possam ser mensurados na forma de valores percebidos pelo cliente. Assim, o trabalho conjunto entre essas elas pode garantir o real atendimento real às diversas necessidades dos clientes acerca da qualidade, nas diversas fases do produto, desde sua concepção até a sua maturidade. Na segunda parte deste trabalho, descreve-se a experiência da empresa CNH Latin America Ltda. com a manutenção das atividades de qualidade e marketing de forma interligada. Também descrevem-se, as formas de trabalho que esta empresa utiliza para propiciar a troca de informações necessárias e suficientes para cumprir os resultados esperados. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T15:29:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T15:29:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B6G5M |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B6G5M |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/1/monografia_jonas_d_onofrio__parte_1___capa_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/2/monografia_jonas_d_onofrio__parte_2___contracapa_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/3/monografia_jonas_d_onofrio__parte_3___dedicat_ria_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/4/monografia_jonas_d_onofrio__parte_4___abreviaturas_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/5/monografia_jonas_d_onofrio__parte_5___sum_rio_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/6/monografia_jonas_d_onofrio__parte_6___resumo_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/7/monografia_jonas_d_onofrio__parte_7___texto_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/8/monografia_jonas_d_onofrio__parte_1___capa_.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/9/monografia_jonas_d_onofrio__parte_2___contracapa_.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/10/monografia_jonas_d_onofrio__parte_3___dedicat_ria_.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/11/monografia_jonas_d_onofrio__parte_4___abreviaturas_.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/12/monografia_jonas_d_onofrio__parte_5___sum_rio_.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/13/monografia_jonas_d_onofrio__parte_6___resumo_.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6G5M/14/monografia_jonas_d_onofrio__parte_7___texto_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7a89f386769ef0be46e437de9aff47f 595bc53f63b7bfe606fa34073b0bb3a1 32ebd3c0b9b785431437b00e0cc1ba52 e9a4fa42f12bf0abfad79cb4fa32d94e 1e0a1fce5fac6ca2d1b4ecfd3cc72410 f274dd37b662a40704599cd102ce8b12 31673e5c027bd614a09f31966eae9069 ea9ac524ca911da21e99b0646ad48506 01d028aa43f7ab431b700446c501a955 6f17125add3aea9949771625de4c7e51 332a804eb6fd44fbfdd486fd466854f0 de0452e7c80a381e8651a29cc7a156d3 bb5a965403bfb21de7d12381a9b3b115 dbb4d5ee32092e4c49b3ba5ec9f2a38f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589345652768768 |