Gestão Democrática: a importância da família na Escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPNR |
Resumo: | O presente estudo versa sobre Gestão Democrática: A Importância da Família na Escola. Foi a partir da vivência e análise do Projeto Político Pedagógico da instituição escolar, que o desejo em pesquisar e compreender estes indivíduos atendidos pela instituição se fez presente. O objetivo foi justamente analisar a importância da família na escola, como proposta para a Gestão Democrática. Percebe-se que a desestrutura familiar contribui em muito para com atitudes desfavoráveis a uma boa conduta na escola, exemplificada em viés de compatibilidade com as normas sociais. A pesquisa foi pautada no caráter descritivo, tendo em vista a abordagem qualitativa, por meio da observação ereferências bibliográficas. Após a análise do Projeto Político Pedagógico as considerações foram analisadas e discutidas à luz do referencial teórico. O trabalho foi realizado não com a pretensão de apontar resultados, culpando ou não a dissociação da relação família e escola pela interferência negativa no processo de Gestão Democrática da escola, uma vez que são muitas as considerações a serem abordadas nessa problemática, mas sim a título de questionamentos bem mais sistemático sobre esta relação família, escola e a gestão democrática em prol de uma educação de qualidade. |
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Gestão Democrática: a importância da família na EscolaGestão DemocráticaFamíliaEscolaEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoO presente estudo versa sobre Gestão Democrática: A Importância da Família na Escola. Foi a partir da vivência e análise do Projeto Político Pedagógico da instituição escolar, que o desejo em pesquisar e compreender estes indivíduos atendidos pela instituição se fez presente. O objetivo foi justamente analisar a importância da família na escola, como proposta para a Gestão Democrática. Percebe-se que a desestrutura familiar contribui em muito para com atitudes desfavoráveis a uma boa conduta na escola, exemplificada em viés de compatibilidade com as normas sociais. A pesquisa foi pautada no caráter descritivo, tendo em vista a abordagem qualitativa, por meio da observação ereferências bibliográficas. Após a análise do Projeto Político Pedagógico as considerações foram analisadas e discutidas à luz do referencial teórico. O trabalho foi realizado não com a pretensão de apontar resultados, culpando ou não a dissociação da relação família e escola pela interferência negativa no processo de Gestão Democrática da escola, uma vez que são muitas as considerações a serem abordadas nessa problemática, mas sim a título de questionamentos bem mais sistemático sobre esta relação família, escola e a gestão democrática em prol de uma educação de qualidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMarielle Morais de OliveiraAlexandre Borges MirandaFábio Lopes de Oliva2019-08-14T03:30:58Z2019-08-14T03:30:58Z2013-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPNRinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T18:02:59Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMPNRRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T18:02:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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