spelling |
Maria Flor de Maio Barbosa BenficaRosa Maria Marques Soares2019-08-10T05:59:38Z2019-08-10T05:59:38Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDEHCEste estudo objetivou desenvolver e avaliar uma prática pedagógica sistematizada para o ensino das regularidades contextuais, de forma a conduzir o aprendiz a compreender, construir e explicitar os princípios ortográficos e fazer uso gerativo desses. A metodologia desse estudo, do qual participaram crianças do 3º ano do ciclo de alfabetização constou de três etapas. Na primeira foi feito um diagnóstico inicial da escrita dos alunos para a verificação do nível de ortografia dos mesmos e uma categorização dos erros ortográficos. A segunda etapa constou de dois momentos, o primeiro partiu dos desvios cometidos pelos alunos na categoria das regularidades contextuais para definir com quais regras seria iniciado o trabalho de intervenção, as demais foram trabalhadas em um segundo momento. Durante a intervenção, as crianças foram submetidas a práticas de ensino da ortografia que privilegiaram o raciocínio, a dedução de regras para as regularidades e sua aplicação em atividades variadas. Na terceira etapa foi realizada uma avaliação diagnóstica final para constatar o nível de aprendizado dos envolvidos na ação. Os resultados obtidos com o trabalho sistemático são positivos, os alunos avançaram em relação às suas posturas iniciais no uso da escrita, mediante práticas que promoveram a reflexão ortográfica no lugar da memorização. No entanto, é importante considerar que esses educandos estão em um processo de aprendizagem da língua escrita que perpassará toda a sua vida escolar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAlfabetizaçãoLíngua portuguesa Ortografia e silabaçãoOrtografiaPrática PedagógicaAlfabetizaçãoDa escrita alfabética para a escrita ortográfica: e agora, professora? favorecendo a apropriação das regularidades contextuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALda_escrita_alfab_tica_para_a_escrita_ortogr_fica_.pdfapplication/pdf1447770https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDEHC/1/da_escrita_alfab_tica_para_a_escrita_ortogr_fica_.pdf343254a4eff8f22423fc3b6292117bfcMD51TEXTda_escrita_alfab_tica_para_a_escrita_ortogr_fica_.pdf.txtda_escrita_alfab_tica_para_a_escrita_ortogr_fica_.pdf.txtExtracted texttext/plain94968https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDEHC/2/da_escrita_alfab_tica_para_a_escrita_ortogr_fica_.pdf.txtcf7f922f22228986694fd0d1d36da0f5MD521843/VRNS-9NDEHC2019-11-14 11:03:53.384oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDEHCRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:03:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|