Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Iris Barbosa GoulartMaria Rita Neto Sales OliveiraFúlvia Maria de Barros Mott RosembergLincoln Coimbra Martins2019-08-12T18:17:17Z2019-08-12T18:17:17Z1989-08-07http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BGLGEste trabalho se propõe a analisar o significado da Psicologia Escolar ao nível de suas aplicações na prática da escola. Apoiando-se nas contribuições de Michel Foucault sobre as relações de poder, desenvolve-se uma análise histórica da constituição do discurso psicológico sobre Educação, buscando compreendê-lo a partir de necessidades disciplinares presentes na prática educativa. O confronto deste discurso com elementos da prática escolar revela seu caráter contraditório, bem como ressalta a importância da instituição escolar na produção do saber psicológico.Concli-se que o caráter contraditório captdo no confronto discurso x prática é parte integrante no processo de constante redefinição da Psicologia escolar enquanto saber teórico e prático, e elemento essencial na busca de uma identidade do psicólogo escolar. Percebe-se, além disso, que a especificidade do psicólogo escolar passa necessariamente pela dimensão institucional, onde mais do que condutas e comportamentos individuais, deve-se buscar compreender as relações de poder que a constituem e atravessam.This study discusses the meaning of Educational Psychology within the school practice contex.. Based on Michel Foucault's study on relations of power, a historical analysis of the construction of psychological discourse on education is conducted through studying disciplinary needs currend in educative practice. Comparison betwen that discourse and aspects of school practice reveals a contradiction and shows the importance of the chool, as an institution, for constructing psychological knowledge. The study supports the idea that the contradiction caught is an integral part of the process of constant redefinition of Educational Psychology , as a theoretical and practice knowledge, and also an essential aspect of searching the identity of the educational psychologist. Furthermore, the study shows that the specificity of the educational psychologist has to do with the institutional dimension of school where it is important to look for understanding relations of power more than individual behaviors and conducts.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPsicologia educacionalPsicologia escolarPrática educativaPsicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000123.pdfapplication/pdf6199715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BGLG/1/1000000123.pdfd87a9e9e1e6004808361f1ca44760e87MD51TEXT1000000123.pdf.txt1000000123.pdf.txtExtracted texttext/plain122https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BGLG/2/1000000123.pdf.txt7763c0bb942ca3fec475caf5dca7a2eaMD521843/FAEC-87BGLG2019-11-14 19:14:23.112oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87BGLGRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:14:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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