Desvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6ZKRUN |
Resumo: | Este estudo pretende descrever o processo metodológico existentena realização de um filme de desenho animado para cinema. Independente do formato e mídia de reprodução, há uma seqüência de procedimentos comuns que precisam estar bem claros para o realizador para que ele possa, em vista dos limites orçamentários de que dispõe, supervisionar a qualidade técnica de seu projeto com eficiência. Com isso, ele pode se concentrar no processo criativo da etapa de animação. Esta etapa e sua metodologia de produção sãoos enfoques principais deste estudo, juntamente com a tentativa de elaborar uma visão sistêmica da industrialização do estúdio de desenho animado como uma empresa de entretenimento e de sua natureza enquanto organização.É necessário que o futuro animador tenha uma visão geral sobre otipo de estrutura departamental presente em um estúdio de animação e os cargos artísticos existentes, pois o conhecimento e a reflexão sobre a divisão de trabalho em equipe dentro da produção de um desenho animado tornam-se fundamentais para o animador brasileiro que pretende montar uma equipe para seu projeto. Assim, ele pode melhor estruturar ou segmentar as responsabilidades de cada função a fim de cumprir os prazos estabelecidos na etapa de produção, sem perda de qualidade, compreendendo a dicotomia que abrange o desenho animado como produto artístico industrial. |
id |
UFMG_1105438688a7bde162b23008ac8c189e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-6ZKRUN |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Lucia Menezes de AndradeMarcello Giovanni TassaraFrancisco Carlos de Carvalho MarinhoAntonio Cesar Fialho de Sousa2019-08-10T23:51:47Z2019-08-10T23:51:47Z2005-07-12http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6ZKRUNEste estudo pretende descrever o processo metodológico existentena realização de um filme de desenho animado para cinema. Independente do formato e mídia de reprodução, há uma seqüência de procedimentos comuns que precisam estar bem claros para o realizador para que ele possa, em vista dos limites orçamentários de que dispõe, supervisionar a qualidade técnica de seu projeto com eficiência. Com isso, ele pode se concentrar no processo criativo da etapa de animação. Esta etapa e sua metodologia de produção sãoos enfoques principais deste estudo, juntamente com a tentativa de elaborar uma visão sistêmica da industrialização do estúdio de desenho animado como uma empresa de entretenimento e de sua natureza enquanto organização.É necessário que o futuro animador tenha uma visão geral sobre otipo de estrutura departamental presente em um estúdio de animação e os cargos artísticos existentes, pois o conhecimento e a reflexão sobre a divisão de trabalho em equipe dentro da produção de um desenho animado tornam-se fundamentais para o animador brasileiro que pretende montar uma equipe para seu projeto. Assim, ele pode melhor estruturar ou segmentar as responsabilidades de cada função a fim de cumprir os prazos estabelecidos na etapa de produção, sem perda de qualidade, compreendendo a dicotomia que abrange o desenho animado como produto artístico industrial.The present study aims to shed light upon the methodologicalprocess involved in the making of animated features. Regardless of itsreproduction format and media, the animation process comprises a sequence of fixed procedures which must be reflected upon by animators and directors alike so that they may, given budgetary limitations, oversee the projects' technical quality in an efficient manner, without compromising the creative process of the actual animation. This phase and its inherent methodology are central to this study, along with an attempt to elaborate a systemic view of the evolution of the animation studio as an entertainment industry business venture and its natureas an organized enterprise.It is as important that future chief animators in Brazil have an overview of the organizational structure in animation studios and their underlying artistic and functional hierarchy, as it is crucial that they identify andreflect upon the division of labor when forming an animation team to work in the production of an animated feature or any such project. This knowledge will help them to better assemble teams and lay down members functional responsibilities in order to meet production deadlines and guarantee technical and artistic quality, while fully understanding the dichotomy of the animated feature as a product of the Art Industry.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnimação por computadorComputação gráfica tridimensionalAnimação (Cinematografia)Mercado de trabalho Efeitos de inovações tecnológicasDesenho animadoAnimaçãoMetodologia industrialDesenho animadoDesvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALantonio_fialho_diserta_ao_2005.pdfapplication/pdf16800560https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-6ZKRUN/1/antonio_fialho_diserta_ao_2005.pdf1f599b2c5cbe1cd84b332b93f1e95233MD51TEXTantonio_fialho_diserta_ao_2005.pdf.txtantonio_fialho_diserta_ao_2005.pdf.txtExtracted texttext/plain393767https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-6ZKRUN/2/antonio_fialho_diserta_ao_2005.pdf.txt8067c1f9cc4d1e220818972af5b156c2MD521843/VPQZ-6ZKRUN2019-11-14 05:41:31.796oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-6ZKRUNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:41:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrial |
title |
Desvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrial |
spellingShingle |
Desvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrial Antonio Cesar Fialho de Sousa Animação Metodologia industrial Desenho animado Animação por computador Computação gráfica tridimensional Animação (Cinematografia) Mercado de trabalho Efeitos de inovações tecnológicas Desenho animado |
title_short |
Desvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrial |
title_full |
Desvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrial |
title_fullStr |
Desvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrial |
title_full_unstemmed |
Desvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrial |
title_sort |
Desvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrial |
author |
Antonio Cesar Fialho de Sousa |
author_facet |
Antonio Cesar Fialho de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Lucia Menezes de Andrade |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcello Giovanni Tassara |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Francisco Carlos de Carvalho Marinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonio Cesar Fialho de Sousa |
contributor_str_mv |
Ana Lucia Menezes de Andrade Marcello Giovanni Tassara Francisco Carlos de Carvalho Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação Metodologia industrial Desenho animado |
topic |
Animação Metodologia industrial Desenho animado Animação por computador Computação gráfica tridimensional Animação (Cinematografia) Mercado de trabalho Efeitos de inovações tecnológicas Desenho animado |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Animação por computador Computação gráfica tridimensional Animação (Cinematografia) Mercado de trabalho Efeitos de inovações tecnológicas Desenho animado |
description |
Este estudo pretende descrever o processo metodológico existentena realização de um filme de desenho animado para cinema. Independente do formato e mídia de reprodução, há uma seqüência de procedimentos comuns que precisam estar bem claros para o realizador para que ele possa, em vista dos limites orçamentários de que dispõe, supervisionar a qualidade técnica de seu projeto com eficiência. Com isso, ele pode se concentrar no processo criativo da etapa de animação. Esta etapa e sua metodologia de produção sãoos enfoques principais deste estudo, juntamente com a tentativa de elaborar uma visão sistêmica da industrialização do estúdio de desenho animado como uma empresa de entretenimento e de sua natureza enquanto organização.É necessário que o futuro animador tenha uma visão geral sobre otipo de estrutura departamental presente em um estúdio de animação e os cargos artísticos existentes, pois o conhecimento e a reflexão sobre a divisão de trabalho em equipe dentro da produção de um desenho animado tornam-se fundamentais para o animador brasileiro que pretende montar uma equipe para seu projeto. Assim, ele pode melhor estruturar ou segmentar as responsabilidades de cada função a fim de cumprir os prazos estabelecidos na etapa de produção, sem perda de qualidade, compreendendo a dicotomia que abrange o desenho animado como produto artístico industrial. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-07-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T23:51:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T23:51:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6ZKRUN |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6ZKRUN |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-6ZKRUN/1/antonio_fialho_diserta_ao_2005.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-6ZKRUN/2/antonio_fialho_diserta_ao_2005.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f599b2c5cbe1cd84b332b93f1e95233 8067c1f9cc4d1e220818972af5b156c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589226219962368 |