A experimentação cinética de personagem: os princípios da animação na indústria e seus desdobramentos como catalisadores do potencial artístico do animador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Cesar Fialho de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHFWM
Resumo: A presente tese analisa variações na construção de dinâmicas experimentais para a Animação de Personagem, com o objetivo de investigar que o cerne do potencial artístico do animador se encontra na regência do movimento sintético - aqui definido como cinética. O texto argumenta em favor da práxis cinética como gênese criativa do animador, independente dos suportes de base artística e tecnológica utilizados para o resultado estético de seu trabalho. Antes de tudo, é no diferencial da construção qualitativa do movimento (ou cinética) que o animador se expressa enquanto artista. Para dar subsídio à pesquisa, busca-se uma metodologia que enfatize a funcionalidade prática dos chamados princípios fundamentais da animação, utilizando-os para construir a dinâmica envolvida no movimento de personagens. O estudo conceitua a dinâmica das ações básicas na Animação para balizá-la como uma estrutura de experimento cinético em potencial, a partir das diretrizes convencionais para a construção do movimento. Nesse intento, são propostas categorias que distinguem tipos de movimento experimental para personagens, segundo a estrutura da sistematização teórica desenvolvida na pesquisa. Verifica-se, assim, como a metodologia da animação clássica sustenta sempre o movimento experimental de bases newtonianas na Animação de Personagem. A criação desta tipologia com o experimento cinético estimula os animadores a perceberem como construções alternativas com a dinâmica das ações podem ser analisadas pela metodologia descrita na pesquisa, com base nos princípios fundamentais. Ao desmistificar esses experimentos com a dinâmica das ações para o leitor, esta tese pretende motivar outros animadores/pesquisadores a acrescentar suas próprias categorias, com vistas a ampliar a normatização de movimentos alternativos na Animação de Personagem.
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