Da moda às modas no vestuário: entre a teoria hierárquica e o pluralismo, pelo olhar da consumidora popular em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Crivellari Dulci
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-87XQWR
Resumo: Este trabalho propõe uma análise comparativa acerca de dois momentos da moda no vestuário. O primeiro deles refere-se às teorias sociológicas que inicialmente compreenderam o fenômeno da moda como uma hierarquia simbólica entre classes que ditam e classes que copiam moda. Esta perspectiva explicou a moda, desde o seu surgimento no Ocidente até meados do século XX. O segundo momento trata-se das modas plurais do tempo presente, que se acredita, não podem mais ser explicadas por esta primeira perspectiva teórica. Hoje se verificam grupos variados de moda, em uma existência plural que, no que se refere à criação e renovação, não reproduz o movimentoque se observava até os anos 1950. A investigação buscou evidenciar regularidades e singularidades entre os diferentes contextos de moda no vestuário, aqui abordados, examinando até que ponto a proposta analítica da hierarquia simbólica explica as modas contemporâneas. Com este intuito, foi ainda realizada uma pesquisa empírica junto àconsumidora popular da cidade de Belo Horizonte, representando, estas consumidoras, um grupo de moda dentro da pluralidade dos tempos de hoje. A pesquisa foi feita para levantar suas percepções sobre os significados sociais relacionados ao uso de roupas, bem como seu comportamento e suas motivações dos atos de consumo em relação aos elementos do vestuário.
id UFMG_11560d928d3928e3cd7d6ad0cba8d010
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-87XQWR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alexandre Antonio CardosoFrancisco Coelho dos SantosJuliana Gonzaga JaymeVera ChachamCelina Borges LemosAna Lucia ModestoLuciana Crivellari Dulci2019-08-13T20:12:17Z2019-08-13T20:12:17Z2009-12-04http://hdl.handle.net/1843/VCSA-87XQWREste trabalho propõe uma análise comparativa acerca de dois momentos da moda no vestuário. O primeiro deles refere-se às teorias sociológicas que inicialmente compreenderam o fenômeno da moda como uma hierarquia simbólica entre classes que ditam e classes que copiam moda. Esta perspectiva explicou a moda, desde o seu surgimento no Ocidente até meados do século XX. O segundo momento trata-se das modas plurais do tempo presente, que se acredita, não podem mais ser explicadas por esta primeira perspectiva teórica. Hoje se verificam grupos variados de moda, em uma existência plural que, no que se refere à criação e renovação, não reproduz o movimentoque se observava até os anos 1950. A investigação buscou evidenciar regularidades e singularidades entre os diferentes contextos de moda no vestuário, aqui abordados, examinando até que ponto a proposta analítica da hierarquia simbólica explica as modas contemporâneas. Com este intuito, foi ainda realizada uma pesquisa empírica junto àconsumidora popular da cidade de Belo Horizonte, representando, estas consumidoras, um grupo de moda dentro da pluralidade dos tempos de hoje. A pesquisa foi feita para levantar suas percepções sobre os significados sociais relacionados ao uso de roupas, bem como seu comportamento e suas motivações dos atos de consumo em relação aos elementos do vestuário.This work proposes a comparative analysis concerning two moments of fashion in clothing. The first one refers to the sociological theories that initially comprehended the phenomenon of fashion as a symbolic hierarchy between classes that dictate and classes that copy fashion. This perspective explained fashion, since its appearance in thewestern world until mid-20th century. The second time concerns to the fashion plural contemporary, which can no longer be explained through this perspective. Today there are various groups of fashion, in a plural existence that, when it comes to creation and renovation, does not reproduce the movement observed until the 1950s. The investigation aimed to highlight regularities and singularities between different contexts of fashion in clothes, mentioned here, by examining until what point the analytical proposal of symbolic hierarchy explains the fashions of today. Also, with this intention, an empirical research was done with the popular feminine consumers in the city of Belo Horizonte, representing, these consumers, a group of fashion within the plurality of thepresent time. The research was done to purchase information about their perceptions of social meanings related to the use of clothing, as well as their behaviour and their motivations of the acts of consumption of elements of clothing.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaConsumidoras Belo Horizonte (MG)Sociedade de consumoVestuárioModaVestuárioModaConsumidorDa moda às modas no vestuário: entre a teoria hierárquica e o pluralismo, pelo olhar da consumidora popular em Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___luciana_crivellari_dulci.pdfapplication/pdf648180https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-87XQWR/1/tese___luciana_crivellari_dulci.pdf19f128b50c71973b82c5d6bf880369ccMD51TEXTtese___luciana_crivellari_dulci.pdf.txttese___luciana_crivellari_dulci.pdf.txtExtracted texttext/plain295293https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-87XQWR/2/tese___luciana_crivellari_dulci.pdf.txt18f1cd6aa4448faf9f64a20d7ad73d5cMD521843/VCSA-87XQWR2019-11-14 15:32:17.338oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-87XQWRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:32:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da moda às modas no vestuário: entre a teoria hierárquica e o pluralismo, pelo olhar da consumidora popular em Belo Horizonte
title Da moda às modas no vestuário: entre a teoria hierárquica e o pluralismo, pelo olhar da consumidora popular em Belo Horizonte
spellingShingle Da moda às modas no vestuário: entre a teoria hierárquica e o pluralismo, pelo olhar da consumidora popular em Belo Horizonte
Luciana Crivellari Dulci
Vestuário
Moda
Consumidor
Sociologia
Consumidoras Belo Horizonte (MG)
Sociedade de consumo
Vestuário
Moda
title_short Da moda às modas no vestuário: entre a teoria hierárquica e o pluralismo, pelo olhar da consumidora popular em Belo Horizonte
title_full Da moda às modas no vestuário: entre a teoria hierárquica e o pluralismo, pelo olhar da consumidora popular em Belo Horizonte
title_fullStr Da moda às modas no vestuário: entre a teoria hierárquica e o pluralismo, pelo olhar da consumidora popular em Belo Horizonte
title_full_unstemmed Da moda às modas no vestuário: entre a teoria hierárquica e o pluralismo, pelo olhar da consumidora popular em Belo Horizonte
title_sort Da moda às modas no vestuário: entre a teoria hierárquica e o pluralismo, pelo olhar da consumidora popular em Belo Horizonte
author Luciana Crivellari Dulci
author_facet Luciana Crivellari Dulci
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alexandre Antonio Cardoso
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Coelho dos Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Juliana Gonzaga Jayme
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Vera Chacham
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Celina Borges Lemos
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Ana Lucia Modesto
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana Crivellari Dulci
contributor_str_mv Alexandre Antonio Cardoso
Francisco Coelho dos Santos
Juliana Gonzaga Jayme
Vera Chacham
Celina Borges Lemos
Ana Lucia Modesto
dc.subject.por.fl_str_mv Vestuário
Moda
Consumidor
topic Vestuário
Moda
Consumidor
Sociologia
Consumidoras Belo Horizonte (MG)
Sociedade de consumo
Vestuário
Moda
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sociologia
Consumidoras Belo Horizonte (MG)
Sociedade de consumo
Vestuário
Moda
description Este trabalho propõe uma análise comparativa acerca de dois momentos da moda no vestuário. O primeiro deles refere-se às teorias sociológicas que inicialmente compreenderam o fenômeno da moda como uma hierarquia simbólica entre classes que ditam e classes que copiam moda. Esta perspectiva explicou a moda, desde o seu surgimento no Ocidente até meados do século XX. O segundo momento trata-se das modas plurais do tempo presente, que se acredita, não podem mais ser explicadas por esta primeira perspectiva teórica. Hoje se verificam grupos variados de moda, em uma existência plural que, no que se refere à criação e renovação, não reproduz o movimentoque se observava até os anos 1950. A investigação buscou evidenciar regularidades e singularidades entre os diferentes contextos de moda no vestuário, aqui abordados, examinando até que ponto a proposta analítica da hierarquia simbólica explica as modas contemporâneas. Com este intuito, foi ainda realizada uma pesquisa empírica junto àconsumidora popular da cidade de Belo Horizonte, representando, estas consumidoras, um grupo de moda dentro da pluralidade dos tempos de hoje. A pesquisa foi feita para levantar suas percepções sobre os significados sociais relacionados ao uso de roupas, bem como seu comportamento e suas motivações dos atos de consumo em relação aos elementos do vestuário.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T20:12:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T20:12:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VCSA-87XQWR
url http://hdl.handle.net/1843/VCSA-87XQWR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-87XQWR/1/tese___luciana_crivellari_dulci.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-87XQWR/2/tese___luciana_crivellari_dulci.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 19f128b50c71973b82c5d6bf880369cc
18f1cd6aa4448faf9f64a20d7ad73d5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589432836620288