A tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João Paulo Prazeres de Oliveira Campos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/46649
Resumo: Este trabalho busca examinar criticamente o processo criativo realizado por meio do soundpainting, sistema de criação artística coletiva e colaborativa baseado em sinais gestuais desenvolvido desde os anos 1970 pelo artista estadunidense Walter Thompson e, na atualidade, difundido e praticado globalmente. Para isso, é feita uma contextualização dos processos criativos do soundpainting, estabelecendo pontos de conexão com questões relevantes da música do século XX e XXI e tecendo reflexões críticas relacionadas ao desenvolvimento das práticas criativas do soundpainting. A partir da experiência do autor com o soundpainting, exemplos de estratégias criativas são descritos e comentados criticamente, a fim de discutir caminhos possíveis no desenvolvimento de processos criativos em diálogo com o soundpainting.
id UFMG_11dffdb1b55e1f370e987a2fd9bb0616
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/46649
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling José Henrique Padovani Vellosohttp://lattes.cnpq.br/8730308777713520Rogério Vasconcelos BarbosaMarco Antônio Farias ScarassatiTânia Mello Neivahttp://lattes.cnpq.br/6606830027233798João Paulo Prazeres de Oliveira Campos2022-10-26T18:53:31Z2022-10-26T18:53:31Z2022-04-29http://hdl.handle.net/1843/46649Este trabalho busca examinar criticamente o processo criativo realizado por meio do soundpainting, sistema de criação artística coletiva e colaborativa baseado em sinais gestuais desenvolvido desde os anos 1970 pelo artista estadunidense Walter Thompson e, na atualidade, difundido e praticado globalmente. Para isso, é feita uma contextualização dos processos criativos do soundpainting, estabelecendo pontos de conexão com questões relevantes da música do século XX e XXI e tecendo reflexões críticas relacionadas ao desenvolvimento das práticas criativas do soundpainting. A partir da experiência do autor com o soundpainting, exemplos de estratégias criativas são descritos e comentados criticamente, a fim de discutir caminhos possíveis no desenvolvimento de processos criativos em diálogo com o soundpainting.This work aims to critically examine the creative process carried out through soundpainting, a system of collective and collaborative artistic creation based on gestural signs which is continuously developed since the 1970s by American artist Walter Thompson and is, currently, disseminated and practiced globally. For this purpose, we contextualize the soundpainting processes, establishing connection points with musical practices of the 20th and the 21st centuries and weaving critical reflections related to the development of soundpainting artistic practices. Based on the author's experience with soundpainting, examples of strategies are described and critically commented in order to discuss possible ways of developing creative processes in dialogue with soundpainting.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessImprovisação (Música)Criação na arteComposição (Música)Gestos na músicaSoundpaintingColaboratividadeProcesso CriativoCriação ColetivaMúsica do Século XXIMultidisciplinaridadeTecnologia CriativaA tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansõesThe creative technology of soundpainting: context, reflections and expansionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPrazeres-Tecnologia_Criativa_Soundpainting.pdfPrazeres-Tecnologia_Criativa_Soundpainting.pdfDissertação de mestrado "A tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansões", de João Paulo Prazeresapplication/pdf6536617https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46649/4/Prazeres-Tecnologia_Criativa_Soundpainting.pdf341ad038382cd983427201a28c2b3f18MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46649/5/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46649/6/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD561843/466492022-10-26 15:53:32.334oai:repositorio.ufmg.br:1843/46649TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-26T18:53:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansões
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The creative technology of soundpainting: context, reflections and expansions
title A tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansões
spellingShingle A tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansões
João Paulo Prazeres de Oliveira Campos
Soundpainting
Colaboratividade
Processo Criativo
Criação Coletiva
Música do Século XXI
Multidisciplinaridade
Tecnologia Criativa
Improvisação (Música)
Criação na arte
Composição (Música)
Gestos na música
title_short A tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansões
title_full A tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansões
title_fullStr A tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansões
title_full_unstemmed A tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansões
title_sort A tecnologia criativa do soundpainting: contexto, reflexões e expansões
author João Paulo Prazeres de Oliveira Campos
author_facet João Paulo Prazeres de Oliveira Campos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv José Henrique Padovani Velloso
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8730308777713520
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rogério Vasconcelos Barbosa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marco Antônio Farias Scarassati
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tânia Mello Neiva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6606830027233798
dc.contributor.author.fl_str_mv João Paulo Prazeres de Oliveira Campos
contributor_str_mv José Henrique Padovani Velloso
Rogério Vasconcelos Barbosa
Marco Antônio Farias Scarassati
Tânia Mello Neiva
dc.subject.por.fl_str_mv Soundpainting
Colaboratividade
Processo Criativo
Criação Coletiva
Música do Século XXI
Multidisciplinaridade
Tecnologia Criativa
topic Soundpainting
Colaboratividade
Processo Criativo
Criação Coletiva
Música do Século XXI
Multidisciplinaridade
Tecnologia Criativa
Improvisação (Música)
Criação na arte
Composição (Música)
Gestos na música
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Improvisação (Música)
Criação na arte
Composição (Música)
Gestos na música
description Este trabalho busca examinar criticamente o processo criativo realizado por meio do soundpainting, sistema de criação artística coletiva e colaborativa baseado em sinais gestuais desenvolvido desde os anos 1970 pelo artista estadunidense Walter Thompson e, na atualidade, difundido e praticado globalmente. Para isso, é feita uma contextualização dos processos criativos do soundpainting, estabelecendo pontos de conexão com questões relevantes da música do século XX e XXI e tecendo reflexões críticas relacionadas ao desenvolvimento das práticas criativas do soundpainting. A partir da experiência do autor com o soundpainting, exemplos de estratégias criativas são descritos e comentados criticamente, a fim de discutir caminhos possíveis no desenvolvimento de processos criativos em diálogo com o soundpainting.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T18:53:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T18:53:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/46649
url http://hdl.handle.net/1843/46649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46649/4/Prazeres-Tecnologia_Criativa_Soundpainting.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46649/5/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46649/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 341ad038382cd983427201a28c2b3f18
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676810693378048