A formação docente, saberes e práticas pedagógicas: um desafio para a Escola de Saúde Pública de Pernambuco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FFGE4 |
Resumo: | A Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) criada 03 de outubro de 1989 tem como foco a formação de profissionais e trabalhadores da saúde que atuam e/ou atuarão no SUS em Pernambuco. Este trabalho tem como objetivo analisar as questões pedagógicas que afetam a ESPPE, a partir da Formação Docente, apresentando como propostas para repensar essa prática a criação de um Núcleo pedagógico e a identificação de necessidade de reestruturação das capacitações pedagógicas. Busca-se com este estudo que os processos formativos dos professores da ESPPE sejam repensados e organizados de forma contínua, sistematizada e respaldados por bases filosóficas pedagógicas que promovam a autonomia do educando. |
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Marta Araujo AmaralTorcata AmorimIrenilda Ramos de Brito Sá Magalhães2019-08-14T05:13:28Z2019-08-14T05:13:28Z2013-08-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FFGE4A Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) criada 03 de outubro de 1989 tem como foco a formação de profissionais e trabalhadores da saúde que atuam e/ou atuarão no SUS em Pernambuco. Este trabalho tem como objetivo analisar as questões pedagógicas que afetam a ESPPE, a partir da Formação Docente, apresentando como propostas para repensar essa prática a criação de um Núcleo pedagógico e a identificação de necessidade de reestruturação das capacitações pedagógicas. Busca-se com este estudo que os processos formativos dos professores da ESPPE sejam repensados e organizados de forma contínua, sistematizada e respaldados por bases filosóficas pedagógicas que promovam a autonomia do educando.The School of Public Health of Pernambuco (ESPPE) created October 3, 1989 focuses on the training of professionals and health workers, who work and / or will act in the SUS in Pernambuco. This work aims to analyze educational issues affecting ESPPE from the Teacher Training, presenting propositions to rethink this practice creating a core teaching and the identification of the need to restructure the pedagogical training. Searching with this study that the formative processes of teachers ESPPE be rethought and organized continuously, systematically and supported by pedagogical philosophical foundations that promote learner autonomy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemFormação docenteNúcleo pedagógicoCapacitação pedagógicaA formação docente, saberes e práticas pedagógicas: um desafio para a Escola de Saúde Pública de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALirenilda_ramos_de_brito_s__magalh_es.pdfapplication/pdf228459https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FFGE4/1/irenilda_ramos_de_brito_s__magalh_es.pdfcca3d658cfc28e6fb83e32a40c1780d2MD51TEXTirenilda_ramos_de_brito_s__magalh_es.pdf.txtirenilda_ramos_de_brito_s__magalh_es.pdf.txtExtracted texttext/plain45115https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FFGE4/2/irenilda_ramos_de_brito_s__magalh_es.pdf.txte3e3cf4c91728fb5d585c04d2022c82fMD521843/BUBD-9FFGE42019-11-14 17:10:03.455oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FFGE4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:10:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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