O enfermeiro e sua prática pedagógica na formação de recursos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andre Heracleo de Azevedo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QEF6S
Resumo: Na busca incessante pela melhoria no ensino da enfermagem aliado à maior capacitação profissional e qualidade de vida, faz-se necessário um papel norteador de uma equipe docente em enfermagem com formação pedagógica. Este estudo tem como objetivo identificar a produção científica referente às práticas pedagógicas do enfermeiro enquanto ação norteadora, para a formação de recursos humanos em enfermagem, voltados para a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura por meio de pesquisa em indexadores científicos encontrados na Biblioteca Virtual de saúde (BVS) e nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO, no período de 2000 a 2013. Os descritores foram: Formação pedagógica para enfermeiros, Enfermeiro e pedagogia, Enfermeiro e Educação, Enfermeiro Docente, Ensino em Enfermagem. Com a execução deste estudo foi possível constatar um baixo número de pesquisas voltadas a necessidade de especializações em formação pedagógica para os docentes em enfermagem e um menor interesse por parte dos enfermeiros em capacitar-se para a carreira docente.Além disso, os estudos demonstraram que ainda existe um diálogo equivocado, uma vez que a experiência biotecnicista não é suficiente para o repasse dos conhecimentos nos meios educacionais, portanto há necessidade dos profissionais de enfermagem com umaqualificação complementar em formação pedagógica, para elencar um espírito crítico, reflexivo, capaz de transformar os atores sociais e seu meio de inserção.
id UFMG_168907fb7a8618a6f314651eaaf659e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QEF6S
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lenice de Castro M VillelaAndre Heracleo de Azevedo2019-08-10T20:17:55Z2019-08-10T20:17:55Z2014-05-30http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QEF6SNa busca incessante pela melhoria no ensino da enfermagem aliado à maior capacitação profissional e qualidade de vida, faz-se necessário um papel norteador de uma equipe docente em enfermagem com formação pedagógica. Este estudo tem como objetivo identificar a produção científica referente às práticas pedagógicas do enfermeiro enquanto ação norteadora, para a formação de recursos humanos em enfermagem, voltados para a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura por meio de pesquisa em indexadores científicos encontrados na Biblioteca Virtual de saúde (BVS) e nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO, no período de 2000 a 2013. Os descritores foram: Formação pedagógica para enfermeiros, Enfermeiro e pedagogia, Enfermeiro e Educação, Enfermeiro Docente, Ensino em Enfermagem. Com a execução deste estudo foi possível constatar um baixo número de pesquisas voltadas a necessidade de especializações em formação pedagógica para os docentes em enfermagem e um menor interesse por parte dos enfermeiros em capacitar-se para a carreira docente.Além disso, os estudos demonstraram que ainda existe um diálogo equivocado, uma vez que a experiência biotecnicista não é suficiente para o repasse dos conhecimentos nos meios educacionais, portanto há necessidade dos profissionais de enfermagem com umaqualificação complementar em formação pedagógica, para elencar um espírito crítico, reflexivo, capaz de transformar os atores sociais e seu meio de inserção.In constant search for improvement in nursing education combined with higher professional training and increased quality of life, it is necessary a guiding role of the nursing teacher staff with educational training. This study aims to identify the scientific production related to the pedagogical practices of nurses and the guidelines for the nursing training, focused on the quality of health services provided to the population. This is anintegrative literature review through research in scientific indexes found in the Virtual Health Library (VHL) and in LILACS, MEDLINE and SCIELO in the period of 2000- 2013 and the descriptors were Teacher training for Nurses, Nurse Education, Nurse Teacher, Teaching in Nursing. During the implementation of this study, a low number of researches focused on the need for skills teacher training were detected a6nd a minor interest of nurses in training for the teaching career. Furthermore, studies have shown that there is a wrong dialogue, since biotechnicist experience is not sufficient for the transfer of knowledge, so it´s necessary to have more nursing professionals with additional qualification in teacher training.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalDocenteEducaçãoEnfermagemFormaçãoPedagogiaSaúdeO enfermeiro e sua prática pedagógica na formação de recursos humanosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_andre.pdfapplication/pdf194210https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QEF6S/1/tcc_andre.pdf0106b402d17e27a636c1887f28a43b48MD51TEXTtcc_andre.pdf.txttcc_andre.pdf.txtExtracted texttext/plain81801https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QEF6S/2/tcc_andre.pdf.txt081ae7c20d9d6eb943f2b99309f6930fMD521843/VRNS-9QEF6S2019-11-14 10:47:30.796oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QEF6SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:47:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O enfermeiro e sua prática pedagógica na formação de recursos humanos
title O enfermeiro e sua prática pedagógica na formação de recursos humanos
spellingShingle O enfermeiro e sua prática pedagógica na formação de recursos humanos
Andre Heracleo de Azevedo
Docente
Educação
Enfermagem
Formação
Pedagogia
Saúde
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short O enfermeiro e sua prática pedagógica na formação de recursos humanos
title_full O enfermeiro e sua prática pedagógica na formação de recursos humanos
title_fullStr O enfermeiro e sua prática pedagógica na formação de recursos humanos
title_full_unstemmed O enfermeiro e sua prática pedagógica na formação de recursos humanos
title_sort O enfermeiro e sua prática pedagógica na formação de recursos humanos
author Andre Heracleo de Azevedo
author_facet Andre Heracleo de Azevedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lenice de Castro M Villela
dc.contributor.author.fl_str_mv Andre Heracleo de Azevedo
contributor_str_mv Lenice de Castro M Villela
dc.subject.por.fl_str_mv Docente
Educação
Enfermagem
Formação
Pedagogia
Saúde
topic Docente
Educação
Enfermagem
Formação
Pedagogia
Saúde
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description Na busca incessante pela melhoria no ensino da enfermagem aliado à maior capacitação profissional e qualidade de vida, faz-se necessário um papel norteador de uma equipe docente em enfermagem com formação pedagógica. Este estudo tem como objetivo identificar a produção científica referente às práticas pedagógicas do enfermeiro enquanto ação norteadora, para a formação de recursos humanos em enfermagem, voltados para a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura por meio de pesquisa em indexadores científicos encontrados na Biblioteca Virtual de saúde (BVS) e nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO, no período de 2000 a 2013. Os descritores foram: Formação pedagógica para enfermeiros, Enfermeiro e pedagogia, Enfermeiro e Educação, Enfermeiro Docente, Ensino em Enfermagem. Com a execução deste estudo foi possível constatar um baixo número de pesquisas voltadas a necessidade de especializações em formação pedagógica para os docentes em enfermagem e um menor interesse por parte dos enfermeiros em capacitar-se para a carreira docente.Além disso, os estudos demonstraram que ainda existe um diálogo equivocado, uma vez que a experiência biotecnicista não é suficiente para o repasse dos conhecimentos nos meios educacionais, portanto há necessidade dos profissionais de enfermagem com umaqualificação complementar em formação pedagógica, para elencar um espírito crítico, reflexivo, capaz de transformar os atores sociais e seu meio de inserção.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T20:17:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T20:17:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QEF6S
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QEF6S
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QEF6S/1/tcc_andre.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QEF6S/2/tcc_andre.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0106b402d17e27a636c1887f28a43b48
081ae7c20d9d6eb943f2b99309f6930f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676958122115072