Análise temática da produção científica em Comunicação no Brasil baseada em um sistema classificatório facetado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Alberto Avila Araujo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EARM-6ZGPL2
Resumo: Objetiva-se a construção de um sistema classificatório facetado para o mapeamento quantitativo temático da produção científica da área de Comunicação. Para tanto, são discutidas, inicialmente, as questões teóricas gerais: a ciência e as tentativas de classificação do conhecimento científico; aspectos da Teoria da classificação e, dentro dela, da Teoria da classificação facetada; a Comunicação como disciplina científica. Foram utilizados três métodos para a construção do sistema facetado: análise facetada com termos retirados de documentos da área; estudo de obras e classificações de referência gerais e específicos da área; análise de manuais de Teoria da comunicação. Com isso, passa-se à construção do sistema, com as definições das facetas e dos focos. As facetas definidas são: modelo de fenômeno comunicativo; abrangência ou âmbito relacional; meios, suportes, veículos ou mídias; assuntos das mensagens intercambiadas pelos interlocutores; disciplinas científicas com as quais a Comunicação faz interface; habilitações profissionais. Como forma de teste, aplica-se o sistema a um conjunto de 754 dissertações e teses, defendidas entre 1992 e 1996 nos programas de pós-graduação em Comunicação existentes no país, comparando os resultados com dois outros estudos que fazem mapeamentos temáticos utilizando o mesmo corpus, o estudo de Stumpf e Capparelli, publicado em 2000, e o de Peruzzo, publicado em 2002. Os principais resultados encontrados são: a) O sistema facetado permite a identificação do percentual de diferentes modelos de Comunicação e a comparação entre eles. O foco significação atinge maior freqüência (38,99%), seguido de efeitos/funções (18,29%), cultura (11,37%) e técnica (9,99%); b) A real dimensão dos estudos sobre comunicação de massa aparece no sistema, com 60,78%, na medida em que são confrontados com aqueles que não são, como comunicação institucional (22,31%) e comunicação comunitária (12,77%); c) A construção de uma faceta específica para os meios permite identificar os dois meios mais estudados, jornal (15,47%) e livro (14,66%) de forma separada dos termos jornalismo e literatura, indicando sua real presença nos estudos e permitindo comparação com outros meios. Os três focos com maior freqüência, a seguir, são: televisão (13,05%), comunicação face a face (cuja inclusão foi possível a partir do sistema facetado, 8,03%) e cinema (5,62%); d) A identificação dos assuntos externos à Comunicação mas que constituem assuntos das mensagens presentes nos fenômenos comunicativos permite a comparação entre termos que guardam o mesmo tipo de relação com a área de Comunicação. As maiores freqüências são: processos e grupos sociais (13,70%), educação (8,36%), política (7,40%), artes recreativas e performáticas (incluindo esportes e programação de rádio e TV, 6,03%) e economia (incluindo questões sindicais, 5,62%); e) O sistema facetado permite ainda que sejam isoladas as freqüências relativas às disciplinas com as quais a Comunicação faz interface e os valores delas sejam comparados apenas entre si. Os maiores valores encontrados são: Semiótica (28,46%), Filosofia (11,26%), Psicanálise (10,67%) e Semiologia (8,30%). Os termos deste grupo não se confundem com os do grupo anterior, pois guardam um tipo de relação diferente com a Comunicação; f) Tem-se uma visão geral sobre a incidência dos trabalhos relativos às habilitações profissionais, permitindo que estudos sobre radialismo, cinema e editoração sejam contabilizados. O foco jornalismo atinge maior valor, 43,68%, seguido de relações públicas (15,06%) e publicidade e propaganda (14,46%). Por fim, analisa-se o conjunto de resultados apontando os limites e as possibilidades proporcionadas pela aplicação de um sistema facetado para o mapeamento temático quantitativo de uma disciplina científica.
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Com isso, passa-se à construção do sistema, com as definições das facetas e dos focos. As facetas definidas são: modelo de fenômeno comunicativo; abrangência ou âmbito relacional; meios, suportes, veículos ou mídias; assuntos das mensagens intercambiadas pelos interlocutores; disciplinas científicas com as quais a Comunicação faz interface; habilitações profissionais. Como forma de teste, aplica-se o sistema a um conjunto de 754 dissertações e teses, defendidas entre 1992 e 1996 nos programas de pós-graduação em Comunicação existentes no país, comparando os resultados com dois outros estudos que fazem mapeamentos temáticos utilizando o mesmo corpus, o estudo de Stumpf e Capparelli, publicado em 2000, e o de Peruzzo, publicado em 2002. Os principais resultados encontrados são: a) O sistema facetado permite a identificação do percentual de diferentes modelos de Comunicação e a comparação entre eles. O foco significação atinge maior freqüência (38,99%), seguido de efeitos/funções (18,29%), cultura (11,37%) e técnica (9,99%); b) A real dimensão dos estudos sobre comunicação de massa aparece no sistema, com 60,78%, na medida em que são confrontados com aqueles que não são, como comunicação institucional (22,31%) e comunicação comunitária (12,77%); c) A construção de uma faceta específica para os meios permite identificar os dois meios mais estudados, jornal (15,47%) e livro (14,66%) de forma separada dos termos jornalismo e literatura, indicando sua real presença nos estudos e permitindo comparação com outros meios. Os três focos com maior freqüência, a seguir, são: televisão (13,05%), comunicação face a face (cuja inclusão foi possível a partir do sistema facetado, 8,03%) e cinema (5,62%); d) A identificação dos assuntos externos à Comunicação mas que constituem assuntos das mensagens presentes nos fenômenos comunicativos permite a comparação entre termos que guardam o mesmo tipo de relação com a área de Comunicação. As maiores freqüências são: processos e grupos sociais (13,70%), educação (8,36%), política (7,40%), artes recreativas e performáticas (incluindo esportes e programação de rádio e TV, 6,03%) e economia (incluindo questões sindicais, 5,62%); e) O sistema facetado permite ainda que sejam isoladas as freqüências relativas às disciplinas com as quais a Comunicação faz interface e os valores delas sejam comparados apenas entre si. Os maiores valores encontrados são: Semiótica (28,46%), Filosofia (11,26%), Psicanálise (10,67%) e Semiologia (8,30%). Os termos deste grupo não se confundem com os do grupo anterior, pois guardam um tipo de relação diferente com a Comunicação; f) Tem-se uma visão geral sobre a incidência dos trabalhos relativos às habilitações profissionais, permitindo que estudos sobre radialismo, cinema e editoração sejam contabilizados. O foco jornalismo atinge maior valor, 43,68%, seguido de relações públicas (15,06%) e publicidade e propaganda (14,46%). Por fim, analisa-se o conjunto de resultados apontando os limites e as possibilidades proporcionadas pela aplicação de um sistema facetado para o mapeamento temático quantitativo de uma disciplina científica.The objective is the construction of a faceted classification system for the quantitative themes of scientific production in the field of Communication. For this purpose, general theoretical questions are initially discussed: science and the attempts at classification of scientific knowledge; aspects of the theory of classification, and, within it, of the theory of faceted classification; Communication as a scientific discipline. Three methods were used for the construction of the faceted system: a faceted analysis with terms taken from documents of the field; a study of works and classifications of general and specific references in the field; an analysis of Communication theory manuals. After this, the construction of the system begins, with the definitions of the facets and the foci. The facets defined are: a model of communicative phenomenon; relational breadth or scope; means, supports, vehicles or media; subjects of messages exchanged by interlocutors; scientific disciplines with which Communication interfaces; professional training. As a form of test, the system is applied to a set of 754 theses and dissertations, defended from 1992 to 1996 in the postgraduate programs in Communication in Brazil, comparing the results with two other studies that map themes using the same corpus, the study of Stumpf and Capparelli, published in 2000, ant that of Peruzzo, published in 2002. The main results found are: a) The faceted system allows the identification of the percentage of different models of Communication and comparison between them. The focus signification has the highest frequency (38.99%), followed by effects/functions (18.29%), culture (11.37%) and technique (9.99%); b) The real dimension of the studies on mass communication appears in the system, with 60.78%, to the extent that they are confronted with those that are not, like institutional communication (22.31%) and community communication (12.77%); c) The construction of specific facet for the media allows the identification of the most studied media, newspaper (15.47%) and book (14.66%) in the separate form of the terms journalism and literature, indicating their real presence in the studies and allowing a comparison with other media. The three foci with the highest frequency, which follow, are: television (13.05%), face to face communication (whose inclusion was possible beginning with the faceted system, 8.03%) and film (5.62%); d) The identification of the subjects that are external to Communication but constitute subjects of the messages present in the communicative phenomena allow the comparison between terms that keep the same type of relation with the Communication field. The highest frequencies are: processes and social groups (13.70%), education (8.36%), politics (7.40%), recreational and performative arts (including sports and radio and TV programming, 6.03%) and economics (including union questions, 5.62%); e) The faceted system allows also the frequencies related to the disciplines with which Communication interfaces, and their values, to be compared only among themselves. The highest values found are: semiotics (28.46%), philosophy (11.26%), psychoanalysis (10.67%) and semiology (8.30%). The terms of this group are not confused with those of the former group, since they maintain a different type of relation with Communication; f) There is a general view on the incidence of studies related to professional training, allow for studies on broadcasting, film and editing to be counted. The focus journalism has the highest value (43.68%), followed by public relations (15.06%) and publicity and advertising (14.46%). Finally, the set of results is analyzed, indicating the limits and possibilities of a faceted system for the quantitative thematic mapping of a scientific discipline.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguagens de indexaçãoComunicação PesquisaClassificação facetadaCiência da informaçãoSistemas de indexaçãoCiência da InformaçãoMapeamento temático ComunicaçãoAnálise temática da produção científica em Comunicação no Brasil baseada em um sistema classificatório facetadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdoutorado___carlos_alberto__vila_ara_jo.pdfapplication/pdf2261098https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-6ZGPL2/1/doutorado___carlos_alberto__vila_ara_jo.pdf7b62b8f5174bea48b7ada2caa473f217MD51TEXTdoutorado___carlos_alberto__vila_ara_jo.pdf.txtdoutorado___carlos_alberto__vila_ara_jo.pdf.txtExtracted texttext/plain1078989https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-6ZGPL2/2/doutorado___carlos_alberto__vila_ara_jo.pdf.txt06ce019c8c84f8049209e48bacd2ffe4MD521843/EARM-6ZGPL22019-11-14 05:31:07.931oai:repositorio.ufmg.br:1843/EARM-6ZGPL2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:31:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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