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Myriam Bahia Lopeshttp://lattes.cnpq.br/3870395854767844Beatriz Alencar D´Araújo CoutoKerley dos Santos AlvesReginaldo Luiz CardosoMaria Angélica da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6626915997968285Raíssa de Keller e Costa2023-10-30T20:53:05Z2023-10-30T20:53:05Z2023-08-22http://hdl.handle.net/1843/60270https://orcid.org/0000-0002-8957-8428Esta tese é um estudo do conjunto composto pelo Largo, Chafariz, Ponte e Casa dos Contos, que denominamos Conjunto dos Contos (CDC), situado em Ouro Preto (OP), Minas Gerais, no período compreendido entre 1750 e 2023. A cidade é protegida em seu conjunto e também é palco de inúmeros conflitos e disputas que nem sempre são colocados em evidência, uma cidade viva. Seus atributos lhe garantem notoriedade histórica e cultural em âmbito internacional, pois figura na lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1980. Adotamos a noção de paisagem como leitura do espaço e compreendemos que ela se baseia na experiência e na percepção de quem a vive, a experimenta, entendendo que as relações do corpo com o espaço são primordiais, como elementos inter-relacionais e indissociáveis. Além de ter se tornado um objeto da política de instituições de preservação, a paisagem é, ainda, uma forma de pensamento. No perímetro urbano tombado de OP, o CDC é um espaço de uso coletivo intenso com funções que variam ao longo de sua história e essencial para o funcionamento da cidade. O Largo envolve e dá acesso à Ponte, ao Chafariz e à Casa dos Contos, classificados como monumentos e que se encontram hoje em bom estado de conservação. O estudo da história do CDC parte das dinâmicas desses monumentos trazendo pistas sobre usos cotidianos, valores, conflitos, diversidade e importância para a cidade. Além disso, essa história nos permite compreender as relações entre o público e o privado e as sucessivas transformações no espaço urbano que também trouxeram novas dinâmicas e conflitos. A tese realiza uma leitura da história da paisagem que destaca seu contexto sociotécnico com base em documentos textuais e imagéticos. As fontes do passado foram levantadas em arquivos e bibliotecas; as do presente foram produzidas na forma de anotações em nosso caderno e de registros visuais, em fotos e vídeos da área que nos possibilitaram escrever parte de sua história. Identificamos atividades econômicas e instituições vitais para a cidade, observamos e registramos nossas impressões entre 2020 e 2023. A importância do CDC na vida da cidade similarmente foi comprovada para os dias atuais, com suas devidas contextualizações. No entanto, não podemos deixar de lado a vivência enquanto moradora que não é o foco desta pesquisa, mas produz um entrelaçamento entre a objetividade e a subjetividade, tão caras à temática. Ela nos permite aceitar o desafio de Alain Corbin de realizar uma imersão histórica na paisagem ou, nas palavras de Walter Benjamin, de situar o passado como o ponto de fuga ao qual nosso presente se refere. Nessa direção, defendemos que a paisagem apenas faz sentido se estiver totalmente integrada em todos os seus elementos, principalmente as pessoas, que dão sentido a ela. Encontramos com Pierre Sansot que se afasta da pretensão de objetividade em seus textos paisageiros. A tese se propõe a manter um diálogo entre épocas distintas e expressa o desejo de que a paisagem de Ouro Preto seja um legado vivo para sucessivas e futuras gerações.This thesis is a study of the set composed of the Largo, Chafariz, Ponte, and Casa dos Contos, which we call Conjunto dos Contos (CDC), located in Ouro Preto (OP), Minas Gerais, in the period between 1750 and 2023. The city is protected in its entirety and is also the stage of countless conflicts and disputes that are not always put in evidence. Its attributes give it historical and cultural notoriety internationally, as it has been on the UNESCO World Heritage list since 1980, a city alive. We adopt the notion of landscape as a reading of space and understand that it is based on the experience and perception of those who live it, experience it, understanding that the relationship of the body with the space is primordial, as interrelated and inseparable elements. Besides having become an object of the preservation institutions' policies, landscape is also a way of thinking. In the urban perimeter of OP, the CDC is a space of intense collective use with functions that vary throughout its history and essential to the functioning of the city. The Largo surrounds and gives access to the Bridge, the Fountain, and the Casa dos Contos, all of which are classified as monuments and are today in a good state of conservation. The study of the history of the CDC starts from the dynamics of these monuments, bringing clues about daily uses, values, conflicts, diversity, and importance to the city. Moreover, this history allows us to understand the relations between public and private and the successive transformations in urban space that also brought new dynamics and conflicts. The thesis performs a reading of the history of the landscape that highlights its socio-technical context from textual and imagetic documents. The sources of the past were surveyed in archives and libraries; those of the present were produced in the form of notes in our notebook and visual records, in photos and videos of the area that allowed us to write part of its history. We identified economic activities and institutions that are vital to the city, and we observed and recorded our impressions between 2020 and 2023. The importance of the CDC in the life of the city was also proven for the present day, with its proper contextualizations. However, we cannot leave aside the experience as a resident that is not the focus of this research, but produces an interweaving between objectivity and subjectivity, so dear to the theme. It allows us to accept Alain Corbin's challenge of performing a historical immersion in the landscape, or in Walter Benjamin's words, to situate the past as the vanishing point to which our present refers. In this direction, we argue that the landscape only makes sense if it is fully integrated with all its elements, especially the people, who give it meaning. And, we find with Pierre Sansot that he moves away from the pretension of objectivity in his landscape texts. The thesis proposes to maintain a dialogue between distinct eras and expresses the desire that the Ouro Preto landscape be a living legacy for successive and future generations.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio SustentávelUFMGBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessPatrimônio culturalPesquisa históricaCentros históricosOuro PretoPaisagemPatrimônioPercepçãoHistóriaCidadeOuro PretoHistória da paisagem do Conjunto dos Contos, Ouro Preto, MG (1750-2023)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALHistória da Paisagem do Conjunto dos Contos Ouro Preto MG 1750 2023.pdfHistória da Paisagem do Conjunto dos Contos Ouro Preto MG 1750 2023.pdfapplication/pdf51567458https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60270/1/Hist%c3%b3ria%20da%20Paisagem%20do%20Conjunto%20dos%20Contos%20Ouro%20Preto%20MG%201750%202023.pdf9cd850df1a39560dc2f623b627143708MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60270/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60270/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/602702023-10-30 17:53:06.471oai:repositorio.ufmg.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-30T20:53:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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