Memória Art Déco em Goiânia: a busca por uma identidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MMMD-BCPGJW |
Resumo: | Goiânia, nova capital do estado de Goiás, é concebida segundo os princípios de modernidade em voga na década de 1930. Os símbolos de modernidade são conferidos por um plano urbanístico racional, com ideais higienistas e com as aspirações desenvolvimentistas que poderiam advir de uma nova capital moderna no estado. A arquitetura em estilo Art Déco traz para Goiânia a modernidade da época, em contraposição à antiga capital, a cidade de Goiás, de aspecto colonial. Passados mais de oitenta anos desde a sua fundação, Goiânia apresentou modificações substanciais em seu cenário urbano, pois, com sua acelerada expansão urbana e econômica, o ideal moderno aspirado pelos pioneiros da nova capital foi modificado, refletindo diretamente nas relações interpessoais entre o Setor Central e os moradores da capital. Nesse sentido, a pesquisa pretende analisar se o Art Déco, estilo constituído em Goiânia a partir da implantação de um conjunto pioneiro de edificações e monumentos no Setor Central, pode se estabelecer como um formador significativo da identidade goianiense. Também é objetivo de estudo: compreender como o ocultamento do estilo Déco por marquises e anúncios comerciais afetam a (des)construção de sua identidade; levantar quais são as ações atuais de rememoração e valorização do patrimônio Art Déco de Goiânia; e identificar a relação identitária e afetiva da população com o estilo Déco. Tem-se como método de pesquisa a tabulação das questões sobre memória, nostalgia e identidade, seguidas pela investigação social realizada com uma parcela representativa da população residente de Goiânia. Em um segundo momento, foram ouvidos especialistas envolvidos com as ações de valorização do acervo em questão. Pressupõe-se, então, que a construção identitária esteja afeita às diferenças etárias da população, decorrentes das atribuições de significados e afetos, tendo em vista que as memórias e vivências atribuídas às edificações no estilo Déco apresentaram transformações no decorrer do tempo e do espaço. |
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Flavio de Lemos CarsaladeLeonardo Barci CastriotaCarlos Alberto Avila SantosAngelica Fernandes Azevedo2019-08-13T02:55:26Z2019-08-13T02:55:26Z2018-06-15http://hdl.handle.net/1843/MMMD-BCPGJWGoiânia, nova capital do estado de Goiás, é concebida segundo os princípios de modernidade em voga na década de 1930. Os símbolos de modernidade são conferidos por um plano urbanístico racional, com ideais higienistas e com as aspirações desenvolvimentistas que poderiam advir de uma nova capital moderna no estado. A arquitetura em estilo Art Déco traz para Goiânia a modernidade da época, em contraposição à antiga capital, a cidade de Goiás, de aspecto colonial. Passados mais de oitenta anos desde a sua fundação, Goiânia apresentou modificações substanciais em seu cenário urbano, pois, com sua acelerada expansão urbana e econômica, o ideal moderno aspirado pelos pioneiros da nova capital foi modificado, refletindo diretamente nas relações interpessoais entre o Setor Central e os moradores da capital. Nesse sentido, a pesquisa pretende analisar se o Art Déco, estilo constituído em Goiânia a partir da implantação de um conjunto pioneiro de edificações e monumentos no Setor Central, pode se estabelecer como um formador significativo da identidade goianiense. Também é objetivo de estudo: compreender como o ocultamento do estilo Déco por marquises e anúncios comerciais afetam a (des)construção de sua identidade; levantar quais são as ações atuais de rememoração e valorização do patrimônio Art Déco de Goiânia; e identificar a relação identitária e afetiva da população com o estilo Déco. Tem-se como método de pesquisa a tabulação das questões sobre memória, nostalgia e identidade, seguidas pela investigação social realizada com uma parcela representativa da população residente de Goiânia. Em um segundo momento, foram ouvidos especialistas envolvidos com as ações de valorização do acervo em questão. Pressupõe-se, então, que a construção identitária esteja afeita às diferenças etárias da população, decorrentes das atribuições de significados e afetos, tendo em vista que as memórias e vivências atribuídas às edificações no estilo Déco apresentaram transformações no decorrer do tempo e do espaço.Goiânia, the new capital of the State of Goiás, is conceive according to the principles of modernity during the 30s. The symbols of modernity are vested through a rational urban planning, among hygienists ideals with aspirations that could come across a new modern capital for the state. The Art Déco architecture style brings the modernity from that era whose were distinct from the ancient colonial capital, the city of Goiás. Passed by more than eighty years since the foundation, Goiânia showed substantial modifications in his urban scenario, because among with his speed economic and territorial expansion, the modern ideal inspired by the pioneers of the construction of the new capital, where modified, reflecting directly in the personals relations between the Setor Central and the residents of the capital. Therefore, the research intends to assay if the Art Déco, style constituted in Goiânia by the implantation of a pioneer set of buildings and monuments in the Setor Central, can establish a significant identity of the goianienses. Also, the study intends to: understand how the facades occulted by announcements affects the (des) construction of his identity; set up the actual actions of valorization of the Art Déco in Goiânia; identify the identity relation between the residents and the Déco style. As a method of research, theres the tabulation about memory, nostalgia and identity, followed by the social investigation with a representative number of residents in Goiânia. In another moment, there whore heard from the specialists involved with the actions of valorization of the Déco buildings, about the questions of identity. It is assumed that, the construction of identity is involved with the distinct age range of the population, which attributes significations and affections according to the memories and experiences transformed by the time and space.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMemóriaIdentidade socialMemória coletivaArte decoGoiâniaArt DécoMemóriaIdentidade socialMemória coletivaMemória Art Déco em Goiânia: a busca por uma identidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALangelica___disserta__o__final_.pdfapplication/pdf4883711https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-BCPGJW/1/angelica___disserta__o__final_.pdf0435434488201d41273793e1d871a619MD51TEXTangelica___disserta__o__final_.pdf.txtangelica___disserta__o__final_.pdf.txtExtracted texttext/plain313056https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-BCPGJW/2/angelica___disserta__o__final_.pdf.txtb7188ff7f5dc6c020eb34c15178b4dd0MD521843/MMMD-BCPGJW2020-01-29 18:49:01.316oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-BCPGJWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T21:49:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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