Juan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos/espetaculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Antonio Alexandre
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5X8G25
Resumo: Esta tese objetiva realizar um estudo comparativo entre a obra dramática e espetacular do dramaturgo chileno Juan Radrigán (1937) e o dramaturgo brasileiro Plínio Marcos (1936/1999). O corpus teórico deste estudo se fundamenta nas contribuições advindas da Literatura Comparada, da Semiótica, da Estética da Recepção e dos Estudos Culturais, visando entender melhor as particularidades da história política brasileira e chilena, uma vez que os dois dramaturgos estudados conceberam grande parte de suas obras dramáticas sob o período ditatorial em seus respectivos paises. Analisar as obras dramáticas de Juan Radrigán em comparação com as de Plínio Marcos nos permite não apenas reconhecer os elementos comuns a seus textos, mas entender os motivos que levaram os dramaturgos a fazerem de suas personagens marginalizadas, o foco central de suas peças. Por outro lado, as análises efetivadas nos possibilitam reconhecer os problemas semelhantes que nos unem, brasileiros e chilenos e, ao mesmo tempo, tomam-se uma ferramenta para divulgação do trabalho dos autores no âmbito acadêmico.
id UFMG_13440d4a6dada9e8ded82da17d9fbf0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-5X8G25
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sara Del Carmen Rojo de La RosaGraciela Ines Ravetti de GomezFernando Antonio MencarelliGuiomar Maria de Grammont M. A. SouzaAlai Garcia DinizMarcos Antonio Alexandre2019-08-12T15:11:00Z2019-08-12T15:11:00Z2004-04-15http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5X8G25Esta tese objetiva realizar um estudo comparativo entre a obra dramática e espetacular do dramaturgo chileno Juan Radrigán (1937) e o dramaturgo brasileiro Plínio Marcos (1936/1999). O corpus teórico deste estudo se fundamenta nas contribuições advindas da Literatura Comparada, da Semiótica, da Estética da Recepção e dos Estudos Culturais, visando entender melhor as particularidades da história política brasileira e chilena, uma vez que os dois dramaturgos estudados conceberam grande parte de suas obras dramáticas sob o período ditatorial em seus respectivos paises. Analisar as obras dramáticas de Juan Radrigán em comparação com as de Plínio Marcos nos permite não apenas reconhecer os elementos comuns a seus textos, mas entender os motivos que levaram os dramaturgos a fazerem de suas personagens marginalizadas, o foco central de suas peças. Por outro lado, as análises efetivadas nos possibilitam reconhecer os problemas semelhantes que nos unem, brasileiros e chilenos e, ao mesmo tempo, tomam-se uma ferramenta para divulgação do trabalho dos autores no âmbito acadêmico.This thesis aims at carrying out a comparative study between the dramatic works of the Chilean playwright Juan Radrigán (1937) and the Brazilian playwright Plínio Marcos (1936/1999). The theoretical corpus of this study is based on contributions from the fields of comparative Literature, Semiotics, Esthetics of Reception and Cultural Studies. The study aims at a better understanding of the particularities of Brazilian and Chilean political histories, since the two playwrights studied conceived great part of their dramatic works under the dictatorial period in their respective countries. The analysis of the dramatic work of Juan Radrigán in comparison with Plínio Marcos' allows us not only to recognize the common elements of their texts, but also understand the reasons that led the plavwrights to make the marginalized characters the central focus of their plays. On the other hand, the analysis done enables us to recognize similar problems that unite Brazilians and Chileans and, at the same time, they become a tool for disclosure of the work of the authors in the academic field.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolítica na literaturaSemiótica e literaturaTeatro chileno SecXX Historia e criticaRadrigán, Juan, 1937- Crítica e interpretaçãoLiteratura comparadaMarcos, Plínio Crítica e interpretaçãoTeatro brasileiro História e crítica Séc XIXEstudos LiteráriosJuan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos/espetacularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_marcosantonioalexandre.pdfapplication/pdf16620715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5X8G25/1/tese_marcosantonioalexandre.pdf45d036638c1b178e4e010815a7567874MD51TEXTtese_marcosantonioalexandre.pdf.txttese_marcosantonioalexandre.pdf.txtExtracted texttext/plain836127https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5X8G25/2/tese_marcosantonioalexandre.pdf.txte16c2e90dd7679d2710bb54c6c9e3c2aMD521843/ALDR-5X8G252019-11-14 18:22:57.483oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-5X8G25Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:22:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Juan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos/espetaculares
title Juan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos/espetaculares
spellingShingle Juan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos/espetaculares
Marcos Antonio Alexandre
Estudos Literários
Política na literatura
Semiótica e literatura
Teatro chileno SecXX Historia e critica
Radrigán, Juan, 1937- Crítica e interpretação
Literatura comparada
Marcos, Plínio Crítica e interpretação
Teatro brasileiro História e crítica Séc XIX
title_short Juan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos/espetaculares
title_full Juan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos/espetaculares
title_fullStr Juan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos/espetaculares
title_full_unstemmed Juan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos/espetaculares
title_sort Juan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos/espetaculares
author Marcos Antonio Alexandre
author_facet Marcos Antonio Alexandre
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Graciela Ines Ravetti de Gomez
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernando Antonio Mencarelli
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Guiomar Maria de Grammont M. A. Souza
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Alai Garcia Diniz
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Antonio Alexandre
contributor_str_mv Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Graciela Ines Ravetti de Gomez
Fernando Antonio Mencarelli
Guiomar Maria de Grammont M. A. Souza
Alai Garcia Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Literários
topic Estudos Literários
Política na literatura
Semiótica e literatura
Teatro chileno SecXX Historia e critica
Radrigán, Juan, 1937- Crítica e interpretação
Literatura comparada
Marcos, Plínio Crítica e interpretação
Teatro brasileiro História e crítica Séc XIX
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Política na literatura
Semiótica e literatura
Teatro chileno SecXX Historia e critica
Radrigán, Juan, 1937- Crítica e interpretação
Literatura comparada
Marcos, Plínio Crítica e interpretação
Teatro brasileiro História e crítica Séc XIX
description Esta tese objetiva realizar um estudo comparativo entre a obra dramática e espetacular do dramaturgo chileno Juan Radrigán (1937) e o dramaturgo brasileiro Plínio Marcos (1936/1999). O corpus teórico deste estudo se fundamenta nas contribuições advindas da Literatura Comparada, da Semiótica, da Estética da Recepção e dos Estudos Culturais, visando entender melhor as particularidades da história política brasileira e chilena, uma vez que os dois dramaturgos estudados conceberam grande parte de suas obras dramáticas sob o período ditatorial em seus respectivos paises. Analisar as obras dramáticas de Juan Radrigán em comparação com as de Plínio Marcos nos permite não apenas reconhecer os elementos comuns a seus textos, mas entender os motivos que levaram os dramaturgos a fazerem de suas personagens marginalizadas, o foco central de suas peças. Por outro lado, as análises efetivadas nos possibilitam reconhecer os problemas semelhantes que nos unem, brasileiros e chilenos e, ao mesmo tempo, tomam-se uma ferramenta para divulgação do trabalho dos autores no âmbito acadêmico.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-04-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T15:11:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T15:11:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5X8G25
url http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5X8G25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5X8G25/1/tese_marcosantonioalexandre.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5X8G25/2/tese_marcosantonioalexandre.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 45d036638c1b178e4e010815a7567874
e16c2e90dd7679d2710bb54c6c9e3c2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589351257407488