spelling |
Sara Del Carmen Rojo de La RosaGraciela Ines Ravetti de GomezFernando Antonio MencarelliGuiomar Maria de Grammont M. A. SouzaAlai Garcia DinizMarcos Antonio Alexandre2019-08-12T15:11:00Z2019-08-12T15:11:00Z2004-04-15http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5X8G25Esta tese objetiva realizar um estudo comparativo entre a obra dramática e espetacular do dramaturgo chileno Juan Radrigán (1937) e o dramaturgo brasileiro Plínio Marcos (1936/1999). O corpus teórico deste estudo se fundamenta nas contribuições advindas da Literatura Comparada, da Semiótica, da Estética da Recepção e dos Estudos Culturais, visando entender melhor as particularidades da história política brasileira e chilena, uma vez que os dois dramaturgos estudados conceberam grande parte de suas obras dramáticas sob o período ditatorial em seus respectivos paises. Analisar as obras dramáticas de Juan Radrigán em comparação com as de Plínio Marcos nos permite não apenas reconhecer os elementos comuns a seus textos, mas entender os motivos que levaram os dramaturgos a fazerem de suas personagens marginalizadas, o foco central de suas peças. Por outro lado, as análises efetivadas nos possibilitam reconhecer os problemas semelhantes que nos unem, brasileiros e chilenos e, ao mesmo tempo, tomam-se uma ferramenta para divulgação do trabalho dos autores no âmbito acadêmico.This thesis aims at carrying out a comparative study between the dramatic works of the Chilean playwright Juan Radrigán (1937) and the Brazilian playwright Plínio Marcos (1936/1999). The theoretical corpus of this study is based on contributions from the fields of comparative Literature, Semiotics, Esthetics of Reception and Cultural Studies. The study aims at a better understanding of the particularities of Brazilian and Chilean political histories, since the two playwrights studied conceived great part of their dramatic works under the dictatorial period in their respective countries. The analysis of the dramatic work of Juan Radrigán in comparison with Plínio Marcos' allows us not only to recognize the common elements of their texts, but also understand the reasons that led the plavwrights to make the marginalized characters the central focus of their plays. On the other hand, the analysis done enables us to recognize similar problems that unite Brazilians and Chileans and, at the same time, they become a tool for disclosure of the work of the authors in the academic field.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolítica na literaturaSemiótica e literaturaTeatro chileno SecXX Historia e criticaRadrigán, Juan, 1937- Crítica e interpretaçãoLiteratura comparadaMarcos, Plínio Crítica e interpretaçãoTeatro brasileiro História e crítica Séc XIXEstudos LiteráriosJuan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos/espetacularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_marcosantonioalexandre.pdfapplication/pdf16620715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5X8G25/1/tese_marcosantonioalexandre.pdf45d036638c1b178e4e010815a7567874MD51TEXTtese_marcosantonioalexandre.pdf.txttese_marcosantonioalexandre.pdf.txtExtracted texttext/plain836127https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5X8G25/2/tese_marcosantonioalexandre.pdf.txte16c2e90dd7679d2710bb54c6c9e3c2aMD521843/ALDR-5X8G252019-11-14 18:22:57.483oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-5X8G25Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:22:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|