Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/44539 |
Resumo: | Neste trabalho buscamos investigar através dos conceitos de intencionalidade da consciência, partes e todo, identidade na multiplicidade e presença e ausência, bem como outros complementares aos anteriores, pertinentes à obra de Edmund Husserl e inerentes à fenomenologia, sob a ótica de Robert Sokolovski, nas obras Wie bin ich fröh Op. 25, No. 1, de Anton Webern; Momentos Musicais Nos. 1 e 2 de Franz Schubert; e nas obras Variações sobre o nome ABEGG Op. 1, Estudos Sinfônicos Op. 13 e Humoreske Op. 20, de autoria do compositor Robert Schumann, com o objetivo de elucidar se de fato tais conceitos possuem alguma relevância para o processo de criação musical. Inicialmente são apresentados comentários a respeito da fenomenologia e, posteriormente, observações sobre a obra Introdução à Fenomenologia de Robert Sokolovski, realizando um aprofundamento sobre os principais conceitos utilizados nesse trabalho para a produção das análises. |
id |
UFMG_13b89f5d405940a8b9768175fdd187cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/44539 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ernesto Frederico Hartmann Sobrinhohttp://lattes.cnpq.br/9913638571460237Antonio Celso RibeiroOiliam José Lannahttp://lattes.cnpq.br/0138618629800158Marcus Vinícius Souza Monteiro2022-08-24T16:35:39Z2022-08-24T16:35:39Z2021-10-18http://hdl.handle.net/1843/44539Neste trabalho buscamos investigar através dos conceitos de intencionalidade da consciência, partes e todo, identidade na multiplicidade e presença e ausência, bem como outros complementares aos anteriores, pertinentes à obra de Edmund Husserl e inerentes à fenomenologia, sob a ótica de Robert Sokolovski, nas obras Wie bin ich fröh Op. 25, No. 1, de Anton Webern; Momentos Musicais Nos. 1 e 2 de Franz Schubert; e nas obras Variações sobre o nome ABEGG Op. 1, Estudos Sinfônicos Op. 13 e Humoreske Op. 20, de autoria do compositor Robert Schumann, com o objetivo de elucidar se de fato tais conceitos possuem alguma relevância para o processo de criação musical. Inicialmente são apresentados comentários a respeito da fenomenologia e, posteriormente, observações sobre a obra Introdução à Fenomenologia de Robert Sokolovski, realizando um aprofundamento sobre os principais conceitos utilizados nesse trabalho para a produção das análises.The present study investigates through the concepts of intentionality of consciousness, parts and whole, identity in multiplicity and presence and absence, as well as others complementary to the above, relevant to the work of Edmund Husserl and inherent to phenomenology, from the perspective of Robert Sokolovski, in the works Wie bin ich fröh Op. 25, no1, by Anton Webern; Musical Moments Nos. 1 and 2, by Franz Schubert; and in the works Variations on the name ABEGG Op. 1, Symphonic Studies Op. 13 and Humoreske Op. 20, written by the composer Robert Schumann; aiming to elucidate whether in fact such concepts have any relevance to the process of musical creation. Initially, comments on phenomenology are presented, and later, observations on the book Introduction to Phenomenology by Robert Sokolovski, going deeper into the main concepts used in performing the analyzes present in this study.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFenomenologiaMúsica e linguagemSokolowsk, Robert, 1944-Música - Análise, apreciaçãoWebern, Anton, 1883-1945Schubert, Franz, 1797-1828Schumann, Robert, 1810-1856FenomenologiaSokolovskiWebernSchubertSchumannMúsica, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44539/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52ORIGINALMarcus_Monteiro_Dissertação_de_Mestrado.pdfMarcus_Monteiro_Dissertação_de_Mestrado.pdfapplication/pdf5127844https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44539/6/Marcus_Monteiro_Disserta%c3%a7%c3%a3o_de_Mestrado.pdfb390647d602cb45e06178eecaf8d7f75MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44539/7/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD571843/445392022-08-24 13:35:40.043oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-08-24T16:35:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical |
title |
Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical |
spellingShingle |
Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical Marcus Vinícius Souza Monteiro Fenomenologia Sokolovski Webern Schubert Schumann Fenomenologia Música e linguagem Sokolowsk, Robert, 1944- Música - Análise, apreciação Webern, Anton, 1883-1945 Schubert, Franz, 1797-1828 Schumann, Robert, 1810-1856 |
title_short |
Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical |
title_full |
Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical |
title_fullStr |
Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical |
title_full_unstemmed |
Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical |
title_sort |
Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical |
author |
Marcus Vinícius Souza Monteiro |
author_facet |
Marcus Vinícius Souza Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9913638571460237 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Antonio Celso Ribeiro |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oiliam José Lanna |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0138618629800158 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcus Vinícius Souza Monteiro |
contributor_str_mv |
Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho Antonio Celso Ribeiro Oiliam José Lanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fenomenologia Sokolovski Webern Schubert Schumann |
topic |
Fenomenologia Sokolovski Webern Schubert Schumann Fenomenologia Música e linguagem Sokolowsk, Robert, 1944- Música - Análise, apreciação Webern, Anton, 1883-1945 Schubert, Franz, 1797-1828 Schumann, Robert, 1810-1856 |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Fenomenologia Música e linguagem Sokolowsk, Robert, 1944- Música - Análise, apreciação Webern, Anton, 1883-1945 Schubert, Franz, 1797-1828 Schumann, Robert, 1810-1856 |
description |
Neste trabalho buscamos investigar através dos conceitos de intencionalidade da consciência, partes e todo, identidade na multiplicidade e presença e ausência, bem como outros complementares aos anteriores, pertinentes à obra de Edmund Husserl e inerentes à fenomenologia, sob a ótica de Robert Sokolovski, nas obras Wie bin ich fröh Op. 25, No. 1, de Anton Webern; Momentos Musicais Nos. 1 e 2 de Franz Schubert; e nas obras Variações sobre o nome ABEGG Op. 1, Estudos Sinfônicos Op. 13 e Humoreske Op. 20, de autoria do compositor Robert Schumann, com o objetivo de elucidar se de fato tais conceitos possuem alguma relevância para o processo de criação musical. Inicialmente são apresentados comentários a respeito da fenomenologia e, posteriormente, observações sobre a obra Introdução à Fenomenologia de Robert Sokolovski, realizando um aprofundamento sobre os principais conceitos utilizados nesse trabalho para a produção das análises. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-10-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-24T16:35:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-24T16:35:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/44539 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/44539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44539/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44539/6/Marcus_Monteiro_Disserta%c3%a7%c3%a3o_de_Mestrado.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44539/7/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab b390647d602cb45e06178eecaf8d7f75 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589579220975616 |