Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcus Vinícius Souza Monteiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/44539
Resumo: Neste trabalho buscamos investigar através dos conceitos de intencionalidade da consciência, partes e todo, identidade na multiplicidade e presença e ausência, bem como outros complementares aos anteriores, pertinentes à obra de Edmund Husserl e inerentes à fenomenologia, sob a ótica de Robert Sokolovski, nas obras Wie bin ich fröh Op. 25, No. 1, de Anton Webern; Momentos Musicais Nos. 1 e 2 de Franz Schubert; e nas obras Variações sobre o nome ABEGG Op. 1, Estudos Sinfônicos Op. 13 e Humoreske Op. 20, de autoria do compositor Robert Schumann, com o objetivo de elucidar se de fato tais conceitos possuem alguma relevância para o processo de criação musical. Inicialmente são apresentados comentários a respeito da fenomenologia e, posteriormente, observações sobre a obra Introdução à Fenomenologia de Robert Sokolovski, realizando um aprofundamento sobre os principais conceitos utilizados nesse trabalho para a produção das análises.
id UFMG_13b89f5d405940a8b9768175fdd187cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/44539
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ernesto Frederico Hartmann Sobrinhohttp://lattes.cnpq.br/9913638571460237Antonio Celso RibeiroOiliam José Lannahttp://lattes.cnpq.br/0138618629800158Marcus Vinícius Souza Monteiro2022-08-24T16:35:39Z2022-08-24T16:35:39Z2021-10-18http://hdl.handle.net/1843/44539Neste trabalho buscamos investigar através dos conceitos de intencionalidade da consciência, partes e todo, identidade na multiplicidade e presença e ausência, bem como outros complementares aos anteriores, pertinentes à obra de Edmund Husserl e inerentes à fenomenologia, sob a ótica de Robert Sokolovski, nas obras Wie bin ich fröh Op. 25, No. 1, de Anton Webern; Momentos Musicais Nos. 1 e 2 de Franz Schubert; e nas obras Variações sobre o nome ABEGG Op. 1, Estudos Sinfônicos Op. 13 e Humoreske Op. 20, de autoria do compositor Robert Schumann, com o objetivo de elucidar se de fato tais conceitos possuem alguma relevância para o processo de criação musical. Inicialmente são apresentados comentários a respeito da fenomenologia e, posteriormente, observações sobre a obra Introdução à Fenomenologia de Robert Sokolovski, realizando um aprofundamento sobre os principais conceitos utilizados nesse trabalho para a produção das análises.The present study investigates through the concepts of intentionality of consciousness, parts and whole, identity in multiplicity and presence and absence, as well as others complementary to the above, relevant to the work of Edmund Husserl and inherent to phenomenology, from the perspective of Robert Sokolovski, in the works Wie bin ich fröh Op. 25, no1, by Anton Webern; Musical Moments Nos. 1 and 2, by Franz Schubert; and in the works Variations on the name ABEGG Op. 1, Symphonic Studies Op. 13 and Humoreske Op. 20, written by the composer Robert Schumann; aiming to elucidate whether in fact such concepts have any relevance to the process of musical creation. Initially, comments on phenomenology are presented, and later, observations on the book Introduction to Phenomenology by Robert Sokolovski, going deeper into the main concepts used in performing the analyzes present in this study.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFenomenologiaMúsica e linguagemSokolowsk, Robert, 1944-Música - Análise, apreciaçãoWebern, Anton, 1883-1945Schubert, Franz, 1797-1828Schumann, Robert, 1810-1856FenomenologiaSokolovskiWebernSchubertSchumannMúsica, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44539/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52ORIGINALMarcus_Monteiro_Dissertação_de_Mestrado.pdfMarcus_Monteiro_Dissertação_de_Mestrado.pdfapplication/pdf5127844https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44539/6/Marcus_Monteiro_Disserta%c3%a7%c3%a3o_de_Mestrado.pdfb390647d602cb45e06178eecaf8d7f75MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44539/7/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD571843/445392022-08-24 13:35:40.043oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-08-24T16:35:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical
title Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical
spellingShingle Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical
Marcus Vinícius Souza Monteiro
Fenomenologia
Sokolovski
Webern
Schubert
Schumann
Fenomenologia
Música e linguagem
Sokolowsk, Robert, 1944-
Música - Análise, apreciação
Webern, Anton, 1883-1945
Schubert, Franz, 1797-1828
Schumann, Robert, 1810-1856
title_short Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical
title_full Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical
title_fullStr Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical
title_full_unstemmed Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical
title_sort Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical
author Marcus Vinícius Souza Monteiro
author_facet Marcus Vinícius Souza Monteiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9913638571460237
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Celso Ribeiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oiliam José Lanna
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0138618629800158
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcus Vinícius Souza Monteiro
contributor_str_mv Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho
Antonio Celso Ribeiro
Oiliam José Lanna
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia
Sokolovski
Webern
Schubert
Schumann
topic Fenomenologia
Sokolovski
Webern
Schubert
Schumann
Fenomenologia
Música e linguagem
Sokolowsk, Robert, 1944-
Música - Análise, apreciação
Webern, Anton, 1883-1945
Schubert, Franz, 1797-1828
Schumann, Robert, 1810-1856
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Fenomenologia
Música e linguagem
Sokolowsk, Robert, 1944-
Música - Análise, apreciação
Webern, Anton, 1883-1945
Schubert, Franz, 1797-1828
Schumann, Robert, 1810-1856
description Neste trabalho buscamos investigar através dos conceitos de intencionalidade da consciência, partes e todo, identidade na multiplicidade e presença e ausência, bem como outros complementares aos anteriores, pertinentes à obra de Edmund Husserl e inerentes à fenomenologia, sob a ótica de Robert Sokolovski, nas obras Wie bin ich fröh Op. 25, No. 1, de Anton Webern; Momentos Musicais Nos. 1 e 2 de Franz Schubert; e nas obras Variações sobre o nome ABEGG Op. 1, Estudos Sinfônicos Op. 13 e Humoreske Op. 20, de autoria do compositor Robert Schumann, com o objetivo de elucidar se de fato tais conceitos possuem alguma relevância para o processo de criação musical. Inicialmente são apresentados comentários a respeito da fenomenologia e, posteriormente, observações sobre a obra Introdução à Fenomenologia de Robert Sokolovski, realizando um aprofundamento sobre os principais conceitos utilizados nesse trabalho para a produção das análises.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-24T16:35:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-24T16:35:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/44539
url http://hdl.handle.net/1843/44539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44539/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44539/6/Marcus_Monteiro_Disserta%c3%a7%c3%a3o_de_Mestrado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44539/7/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
b390647d602cb45e06178eecaf8d7f75
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589579220975616