A reorientação da formação profissional em saúde em instituições de ensino superior em Minas Gerais nos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia na perspectiva discente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E4EQL |
Resumo: | Estudo composto de referencial teórico acompanhado de retrospectiva histórica e de pesquisa realizada través da aplicação de questionários semi-estruturados no ambiente dos sujeitos da pesquisa, sendo estes 1025 alunos matriculados em cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia de 33 instituições de ensino superior mineiras. A tese levanta questões importantes no que diz respeito à formação do profissional de saúde no Brasil. De certa forma reflete o que aconteceu no histórico recente de nosso país. A década de 1980 foi muito importante para a constituição de direitos e marcos legais reivindicados pelos movimentos populares, inclusive com participação dos médicos. Desta maneira vamos entender a inserção na constituição de 1988 de saúde como direito e o desdobramento com a instalação do Sistema Único de Saúde, acabando com a figura do indigente. Ora, porém diante deste novo cenário, também se faz necessário um novo perfil de profissional de saúde, daí a importância de se redirecionar os currículos dos profissionais trabalhadores da saúde. Interessantemente, nos tempos atuais desta tese, revemos cenas de movimentos populares nas ruas das capitais brasileiras reivindicando dentre outras questões pela oferta e qualidade de saúde, nesta, refletida sobre tudo na demanda por profissional médico. Propomo-nos, tempos depois do Movimento de Reforma Sanitária a estudar a reorientação do profissional de saúde a partir daquele que está se formando, o discente. Os resultados nos permitiram concluir sobre a validade do instrumento de coleta de dados utilizado; sobre o estado de transformação no sentido da imagem objetivo pretendida pela reorientação da formação profissional em saúde dos cursos pesquisados, exceto um e sobre a fragilidade dos temas relacionados aos vetores: Mudança metodológica, Integração do ciclo básico/ciclo profissional, Diversificação dos cenários do processo de aprendizagem, Pós-graduação e educação permanente e Interação ensino serviço. Reconhece-se a importância da Política Nacional de Educação Permanente como medida de estimular as transformações ocorridas e institucionalizá-las de forma permanente na lógica das escolas e dos serviços de saúde. |
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