A otimização via simulação do planejamento tático da cadeia de exportação dos grãos : uma abordagem sustentável
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/56232 https://orcid.org/0000-0001-5008-3551 |
Resumo: | As exportações de grãos do Brasil são realizadas por diversas empresas logísticas e reguladas por duas agências governamentais, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Embora os atores envolvidos tenham interesses particulares, há uma preocupação comum sobre a sustentabilidade das operações ferroviárias, o que representa um desafio ao planejamento tático. Aliado a isso e à luz de lacunas na literatura sobre o planejamento sustentável de cadeias logísticas multimodais em países com proporções continentais, esta tese propõe uma abordagem de otimização via simulação para atribuir composições ferroviárias à rotas e balancear suas cargas minimizando a emissão de CO2 sem comprometer a entrega do volume planejado. O modelo contempla parâmetros financeiros e considera um sistema em circuito fechado multimodal que integra terminais, ferrovias e portos. A aplicabilidade desse modelo unificado é testado em um estudo de caso, sendo capaz de capturar várias sinergias e trade-offs oriundos de objetivos por vezes conflitantes e desafiadores no planejamento logístico: o atendimento ao volume exportado, a agilidade no transporte das cargas e a possibilidade de redução das emissões dos gases de efeito estufa (GEE). Os resultados revelam um plano integrado e mais sustentável que viabiliza um incremento da exportação de grãos em 146,2 kt/ano (aproximadamente +0,28\%) e a redução da emissão de 66,8 kt de CO2 por ano (cerca de -2,51\%). Além disso, o modelo também é aplicável a cenários futuros. Com o crescimento na produção de grãos do Brasil no longo prazo, esta tese contribui para o direcionando das cargas aos terminais portuários de maneira sustentável, antecipando a necessidade de novos investimentos capazes de proporcionar um planejamento ambientalmente mais sustentável. |
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João Flávio de Freitas Almeidahttp://lattes.cnpq.br/9513742728448307Luiz Ricardo PintoAlexandre Xavier MartinsOrmeu Coelho da Silva JúniorMarta Monteiro da Costa CruzLásara Fabrícia Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/9562799258312581Carlos Henrique Fernandes de Faria2023-07-14T17:17:35Z2023-07-14T17:17:35Z2023-05-24http://hdl.handle.net/1843/56232https://orcid.org/0000-0001-5008-3551As exportações de grãos do Brasil são realizadas por diversas empresas logísticas e reguladas por duas agências governamentais, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Embora os atores envolvidos tenham interesses particulares, há uma preocupação comum sobre a sustentabilidade das operações ferroviárias, o que representa um desafio ao planejamento tático. Aliado a isso e à luz de lacunas na literatura sobre o planejamento sustentável de cadeias logísticas multimodais em países com proporções continentais, esta tese propõe uma abordagem de otimização via simulação para atribuir composições ferroviárias à rotas e balancear suas cargas minimizando a emissão de CO2 sem comprometer a entrega do volume planejado. O modelo contempla parâmetros financeiros e considera um sistema em circuito fechado multimodal que integra terminais, ferrovias e portos. A aplicabilidade desse modelo unificado é testado em um estudo de caso, sendo capaz de capturar várias sinergias e trade-offs oriundos de objetivos por vezes conflitantes e desafiadores no planejamento logístico: o atendimento ao volume exportado, a agilidade no transporte das cargas e a possibilidade de redução das emissões dos gases de efeito estufa (GEE). Os resultados revelam um plano integrado e mais sustentável que viabiliza um incremento da exportação de grãos em 146,2 kt/ano (aproximadamente +0,28\%) e a redução da emissão de 66,8 kt de CO2 por ano (cerca de -2,51\%). Além disso, o modelo também é aplicável a cenários futuros. Com o crescimento na produção de grãos do Brasil no longo prazo, esta tese contribui para o direcionando das cargas aos terminais portuários de maneira sustentável, antecipando a necessidade de novos investimentos capazes de proporcionar um planejamento ambientalmente mais sustentável.The grain exported from Brazil is operated by several logistics companies and regulated by two government agencies, the National Land Transport Agency (ANTT) and the National Waterway Transport Agency (ANTAQ). Although the actors involved have particular interests, a common concern about the operations’ sustainability is a challenge to tactical planning. In light of gaps in the literature on sustainable planning of multimodal logistics chains in countries with continental proportions, this thesis proposes a simulation-optimization approach to assign trains’ routes and balance their loads, minimizing CO2 emissions without compromising the planned volume. The model includes financial parameters and considers a closed-loop system integrating terminals, railways and ports. The model’s applicability is tested in a case study, capturing synergies and trade-offs from conflicting and challenging objectives in logistical planning: meeting the exported volume, agility in transporting loads and the possibility of reducing greenhouse gas emissions. The results reveal an integrated and more sustainable plan that enables an increase in grain exports of 146.2 kt/year (approximately +0.28\%) and reduced emissions of 66.8 kt of CO2 per year (about -2.51\%). Furthermore, the model is also applicable to future scenarios. With grain production’s growth in Brazil in the long term, this thesis contributes to directing cargo to port terminals sustainably, anticipating the need for new investments to provide more environmentally sustainable planning.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃOEngenharia de produçãoTransporte de mercadoriasPlanejamento integradoSustentabilidadeOtimizaçãoSimulação (Computadores)Cadeias logísticas multimodaisPlanejamento integradoOtimização via simulaçãoSustentabilidadeA otimização via simulação do planejamento tático da cadeia de exportação dos grãos : uma abordagem sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56232/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD54ORIGINAL20230524_Tese_CarlosFaria_FINAL_v3.pdf20230524_Tese_CarlosFaria_FINAL_v3.pdfTese de Carlos Henrique Fernandes de Fariaapplication/pdf119314415https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56232/3/20230524_Tese_CarlosFaria_FINAL_v3.pdfb26143f4f1bb57129109293996640b94MD531843/562322023-07-14 14:17:35.692oai:repositorio.ufmg.br:1843/56232TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-14T17:17:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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