Cultura organizacional para inovação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/52601 |
Resumo: | O artigo faz uma revisão de literatura, para identificar as principais discussões teóricas e achados empíricos que relacionam a cultura organizacional com os processos de inovação nas organizações. A remodulação da indústria, que resulta na nova era da Indústria 4.0, demanda das organizações a respectiva reestruturação interna de forma flexível e adaptativa para reagirem ao novo modelo de negócio. Consequentemente, se torna imprescindível estudar cultura organizacional para inovação. Este estudo menciona e explica o arranjo de elementos de uma cultura organizacional, como também a inovação inserida no campo organizacional. Inovar na organização não é apenas no uso de tecnologias, mas a chave do sucesso da inovação organizacional se encontra nos indivíduos que compõem a organização e precisa de um ambiente “próinovação”, sendo criativo, flexível e participativo. É nítido que este assunto está cada vez mais estimulado e impulsionado dentro das organizações pois, o intuito das organizações de inovarem é gerar valor e manter sua posição competitiva no mercado. |
id |
UFMG_150bc00d73953092333e2a7c59e559c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/52601 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura organizacional para inovaçãoCultura organizacionalInovaçãoIndústria 4.0AdministraçãoO artigo faz uma revisão de literatura, para identificar as principais discussões teóricas e achados empíricos que relacionam a cultura organizacional com os processos de inovação nas organizações. A remodulação da indústria, que resulta na nova era da Indústria 4.0, demanda das organizações a respectiva reestruturação interna de forma flexível e adaptativa para reagirem ao novo modelo de negócio. Consequentemente, se torna imprescindível estudar cultura organizacional para inovação. Este estudo menciona e explica o arranjo de elementos de uma cultura organizacional, como também a inovação inserida no campo organizacional. Inovar na organização não é apenas no uso de tecnologias, mas a chave do sucesso da inovação organizacional se encontra nos indivíduos que compõem a organização e precisa de um ambiente “próinovação”, sendo criativo, flexível e participativo. É nítido que este assunto está cada vez mais estimulado e impulsionado dentro das organizações pois, o intuito das organizações de inovarem é gerar valor e manter sua posição competitiva no mercado.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASCurso de Especialização em Gestão EstratégicaUFMGRenata Simões Guimarães e Borgeshttp://lattes.cnpq.br/7976399707851859Bruno Perez FerreiraHenriqueta Morais Bernardes2023-04-27T18:34:34Z2023-04-27T18:34:34Z2020-02-13Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/52601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-04-27T18:34:34Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/52601Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-04-27T18:34:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura organizacional para inovação |
title |
Cultura organizacional para inovação |
spellingShingle |
Cultura organizacional para inovação Henriqueta Morais Bernardes Cultura organizacional Inovação Indústria 4.0 Administração |
title_short |
Cultura organizacional para inovação |
title_full |
Cultura organizacional para inovação |
title_fullStr |
Cultura organizacional para inovação |
title_full_unstemmed |
Cultura organizacional para inovação |
title_sort |
Cultura organizacional para inovação |
author |
Henriqueta Morais Bernardes |
author_facet |
Henriqueta Morais Bernardes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Renata Simões Guimarães e Borges http://lattes.cnpq.br/7976399707851859 Bruno Perez Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriqueta Morais Bernardes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura organizacional Inovação Indústria 4.0 Administração |
topic |
Cultura organizacional Inovação Indústria 4.0 Administração |
description |
O artigo faz uma revisão de literatura, para identificar as principais discussões teóricas e achados empíricos que relacionam a cultura organizacional com os processos de inovação nas organizações. A remodulação da indústria, que resulta na nova era da Indústria 4.0, demanda das organizações a respectiva reestruturação interna de forma flexível e adaptativa para reagirem ao novo modelo de negócio. Consequentemente, se torna imprescindível estudar cultura organizacional para inovação. Este estudo menciona e explica o arranjo de elementos de uma cultura organizacional, como também a inovação inserida no campo organizacional. Inovar na organização não é apenas no uso de tecnologias, mas a chave do sucesso da inovação organizacional se encontra nos indivíduos que compõem a organização e precisa de um ambiente “próinovação”, sendo criativo, flexível e participativo. É nítido que este assunto está cada vez mais estimulado e impulsionado dentro das organizações pois, o intuito das organizações de inovarem é gerar valor e manter sua posição competitiva no mercado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-13 2023-04-27T18:34:34Z 2023-04-27T18:34:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/52601 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/52601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS Curso de Especialização em Gestão Estratégica UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS Curso de Especialização em Gestão Estratégica UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829772515246080 |