Cultura organizacional para inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriqueta Morais Bernardes
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/52601
Resumo: O artigo faz uma revisão de literatura, para identificar as principais discussões teóricas e achados empíricos que relacionam a cultura organizacional com os processos de inovação nas organizações. A remodulação da indústria, que resulta na nova era da Indústria 4.0, demanda das organizações a respectiva reestruturação interna de forma flexível e adaptativa para reagirem ao novo modelo de negócio. Consequentemente, se torna imprescindível estudar cultura organizacional para inovação. Este estudo menciona e explica o arranjo de elementos de uma cultura organizacional, como também a inovação inserida no campo organizacional. Inovar na organização não é apenas no uso de tecnologias, mas a chave do sucesso da inovação organizacional se encontra nos indivíduos que compõem a organização e precisa de um ambiente “próinovação”, sendo criativo, flexível e participativo. É nítido que este assunto está cada vez mais estimulado e impulsionado dentro das organizações pois, o intuito das organizações de inovarem é gerar valor e manter sua posição competitiva no mercado.
id UFMG_150bc00d73953092333e2a7c59e559c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/52601
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cultura organizacional para inovaçãoCultura organizacionalInovaçãoIndústria 4.0AdministraçãoO artigo faz uma revisão de literatura, para identificar as principais discussões teóricas e achados empíricos que relacionam a cultura organizacional com os processos de inovação nas organizações. A remodulação da indústria, que resulta na nova era da Indústria 4.0, demanda das organizações a respectiva reestruturação interna de forma flexível e adaptativa para reagirem ao novo modelo de negócio. Consequentemente, se torna imprescindível estudar cultura organizacional para inovação. Este estudo menciona e explica o arranjo de elementos de uma cultura organizacional, como também a inovação inserida no campo organizacional. Inovar na organização não é apenas no uso de tecnologias, mas a chave do sucesso da inovação organizacional se encontra nos indivíduos que compõem a organização e precisa de um ambiente “próinovação”, sendo criativo, flexível e participativo. É nítido que este assunto está cada vez mais estimulado e impulsionado dentro das organizações pois, o intuito das organizações de inovarem é gerar valor e manter sua posição competitiva no mercado.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASCurso de Especialização em Gestão EstratégicaUFMGRenata Simões Guimarães e Borgeshttp://lattes.cnpq.br/7976399707851859Bruno Perez FerreiraHenriqueta Morais Bernardes2023-04-27T18:34:34Z2023-04-27T18:34:34Z2020-02-13Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/52601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-04-27T18:34:34Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/52601Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-04-27T18:34:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura organizacional para inovação
title Cultura organizacional para inovação
spellingShingle Cultura organizacional para inovação
Henriqueta Morais Bernardes
Cultura organizacional
Inovação
Indústria 4.0
Administração
title_short Cultura organizacional para inovação
title_full Cultura organizacional para inovação
title_fullStr Cultura organizacional para inovação
title_full_unstemmed Cultura organizacional para inovação
title_sort Cultura organizacional para inovação
author Henriqueta Morais Bernardes
author_facet Henriqueta Morais Bernardes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Renata Simões Guimarães e Borges
http://lattes.cnpq.br/7976399707851859
Bruno Perez Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriqueta Morais Bernardes
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Inovação
Indústria 4.0
Administração
topic Cultura organizacional
Inovação
Indústria 4.0
Administração
description O artigo faz uma revisão de literatura, para identificar as principais discussões teóricas e achados empíricos que relacionam a cultura organizacional com os processos de inovação nas organizações. A remodulação da indústria, que resulta na nova era da Indústria 4.0, demanda das organizações a respectiva reestruturação interna de forma flexível e adaptativa para reagirem ao novo modelo de negócio. Consequentemente, se torna imprescindível estudar cultura organizacional para inovação. Este estudo menciona e explica o arranjo de elementos de uma cultura organizacional, como também a inovação inserida no campo organizacional. Inovar na organização não é apenas no uso de tecnologias, mas a chave do sucesso da inovação organizacional se encontra nos indivíduos que compõem a organização e precisa de um ambiente “próinovação”, sendo criativo, flexível e participativo. É nítido que este assunto está cada vez mais estimulado e impulsionado dentro das organizações pois, o intuito das organizações de inovarem é gerar valor e manter sua posição competitiva no mercado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-13
2023-04-27T18:34:34Z
2023-04-27T18:34:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/52601
url http://hdl.handle.net/1843/52601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso de Especialização em Gestão Estratégica
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso de Especialização em Gestão Estratégica
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829772515246080