Cultura organizacional e inovação: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Paula Pinto da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7968
Resumo: A inovação tem-se revelado, ao longo do tempo, comouma das alavancas para a diferenciação e para a sobrevivência das empresas. A inovação é, nasua essência, complexa e multifactorial. Em contexto empresarial, está relacionada com decisões, acções, estrutura, processos e métricas utilizadas para fomentar, desenvolver e captar iniciativas alinhadas com a estratégia e que visam a criação de valor. A presente dissertação pretende ser um contributo para a compreensão deste tema, com um estudo sobre a cultura organizacional de uma das maiores empresas portuguesas, a maior no sector da energia. Seguindo o modelo proposto por Schein, procura identificar os valores, artefactos e pressupostos básicos para posteriormente encontrar as possíveis relações e impactos nos processos de inovação da companhia. Por outro lado, com base no modelo de McLaughlin et al. (2005), de arquétipos de inovação incremental e radical, exploram-se as duas dimensões apresentadas pelos autores e conclui-se que a cultura organizacional da EDP se enquadra neste modelo. Este é um estudo de caso exploratório e qualitativo. Os resultados mostram que a combinação de diferentes formas organizacionais, valores e pressupostos básicos, pode ser indutora de um ambiente facilitador da inovação. O estudo mostra ainda que, nas análises e na definição de políticas, é importante caracterizar a inovação pelo seu grau de novidade, atendendo à complexidade do tema. Este estudo de caso demonstra que a cultura organizacional da EDP se enquadra sobretudo num modelo favorável ao desenvolvimento da inovação incremental, onde se privilegia “o fazer melhor”, tendo-se encontrando algumas características propícias à inovação radical, nas dimensões estratégicas do desenvolvimento e do conhecimento, e na adaptação externa. Os resultados do estudo abrem pistas a explorar em trabalhos futuros. Para além da replicação do estudo noutras empresas portuguesas, seria interessante estudar a cultura organizacional de empresas portuguesas com experiências multi-regionais, realizando estudos longitudinais que avaliem o impacto da cultura portuguesa na cultura organizacional.
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