Serviços logísticos em canais de distribuição: um estudo de caso no setor de alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frederico Luiz Vieira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9A5JFP
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar e descrever os relacionamentos entre os construtos de qualidade de serviços logísticos, desempenho e satisfação de clientes em práticas de ressuprimento nas estruturas de relacionamento entre uma empresa nacional com atuação no setor alimentício e sua base de clientes localizada na cidade de Belo Horizonte. Foram obtidos 146 casos válidos na amostra, sendo que os dados foram coletados a partir deum survey realizado no período de agosto a outubro de 2008. A segmentação de clientes considerou o volume de negócios realizados entre o fornecedor e seus clientes, valendo-se da regra de Pareto (20/80). O modelo de Mentzer et al. (1999) serviu de base para a avaliação da percepção dos clientes em relação aos serviços logísticos ofertados pelo fornecedor. O tratamento dos dados envolveu a aplicação de diferentes técnicas de estatística descritiva e multivariada. Entre as técnicas multivariadas, desenvolveram-se, além da fatorialconfirmatória e dos testes de ajuste das escalas do instrumento de pesquisa, a modelagem de equações estruturais, neste último caso a partir da mesma lógica de construtos reflexivos que foi empregada originalmente no trabalho de Mentzer et. al. (1999). Os dados e informações obtidos por meio de uma pesquisa do tipo survey, na região em que se encontrava a população-alvo da pesquisa, permitiram comparar o desempenho e os gaps de desempenho seguindo-se a estratégia de segmentação de clientes da empresa fornecedora, bem como a análise das associações entre a qualidade dos serviços logísticos e a satisfação dos clientes com tais serviços logísticos. Entre os resultados da pesquisa, o caso estudado demonstrou nãoexistirem diferenças estatisticamente significativa tanto do desempenho quanto dos gaps de desempenho seguindo-se a estratégia segmentação de clientes. Os resultados indicaram também a existência de associações estatisticamente significativas entre a qualidade dosserviços logísticos ofertada e a satisfação dos clientes, considerando-se cada agrupamento de segmentação de clientes. Os resultados obtidos nesta pesquisa para a estimação do modelo estrutural dos construtos apresentaram cargas maiores do que as obtidas no estudo de Mentzeret al. (1999). Os resultados demonstram que a variável latente qualidade dos serviços logísticos possui a capacidade de explicar parte significativa de seus fatores, podendo variar de 36% a 84%.
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O tratamento dos dados envolveu a aplicação de diferentes técnicas de estatística descritiva e multivariada. Entre as técnicas multivariadas, desenvolveram-se, além da fatorialconfirmatória e dos testes de ajuste das escalas do instrumento de pesquisa, a modelagem de equações estruturais, neste último caso a partir da mesma lógica de construtos reflexivos que foi empregada originalmente no trabalho de Mentzer et. al. (1999). Os dados e informações obtidos por meio de uma pesquisa do tipo survey, na região em que se encontrava a população-alvo da pesquisa, permitiram comparar o desempenho e os gaps de desempenho seguindo-se a estratégia de segmentação de clientes da empresa fornecedora, bem como a análise das associações entre a qualidade dos serviços logísticos e a satisfação dos clientes com tais serviços logísticos. Entre os resultados da pesquisa, o caso estudado demonstrou nãoexistirem diferenças estatisticamente significativa tanto do desempenho quanto dos gaps de desempenho seguindo-se a estratégia segmentação de clientes. Os resultados indicaram também a existência de associações estatisticamente significativas entre a qualidade dosserviços logísticos ofertada e a satisfação dos clientes, considerando-se cada agrupamento de segmentação de clientes. Os resultados obtidos nesta pesquisa para a estimação do modelo estrutural dos construtos apresentaram cargas maiores do que as obtidas no estudo de Mentzeret al. (1999). Os resultados demonstram que a variável latente qualidade dos serviços logísticos possui a capacidade de explicar parte significativa de seus fatores, podendo variar de 36% a 84%.The aim of this work is to investigate and to describe the relationships between the quality of logistic services, performance and satisfaction of customers in the relationship structures enters a national company with performance in the nourishing sector and its base of customerslocated in the city of Belo Horizonte. 146 valid cases in the sample had been gotten, being that the data had been collected from one survey carried through in the period of August to October of 2008. The segmentation of customers considered the sales volume between thesupplier and its customers, drawing up of the Pareto rule (20/80). The model of Mentzer et al. (1999) it served of base for the evaluation of the perception of the customers in relation to the logistic services offered by the supplier. The treatment of the data involved the application ofdifferent techniques of descriptive and multivariate statistics. Between the multivariate techniques, they had been developed, beyond the confirmatory factorial and of the tests of adjustment of the scales of the research instrument, the modeling of structural equations, inthis last case from the same logic of reflective constructs that was used originally in the work of Mentzer et. al. (1999). The data and information gotten by means of one search of the type survey, in the region where if it found the population-target of the research, they had allowedto compare the performance and gaps of performance following itself it strategy of segmentation of customers of the supplying company, as well as the analysis of the associations between the quality of the logistic services and the satisfaction of the customers with such logistic services. It enters the results of the research, the studied case demonstratedin such a way not to exist differences statistical significant of the performance how much of gaps of performance following itself it strategy segmentation of customers. The results had also indicated the existence of statistical significant associations between the quality of thelogistic services offered and the satisfaction of the customers, considering themselves each grouping of segmentation of customers. The results gotten in this research for the esteem of the structural model of the constructs had presented bigger loads of what gotten in the studyof Mentzer et al. (1999). The results demonstrate that the latent variable logistic services quality possess the capacity to explain significant part of its factors, being able to vary of 36% 84%.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlimentos Industria Belo Horizonte(MG)AdministraçãoLogística empresarial Belo Horizonte (MG)Segmentação de clientesServiços logísticosSetor alimentícioServiços logísticos em canais de distribuição: um estudo de caso no setor de alimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_frederico_luiz_vieira.pdfapplication/pdf755858https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9A5JFP/1/disserta__o_frederico_luiz_vieira.pdfbe2ceaf4aaca63d45d6b358b6a105addMD51TEXTdisserta__o_frederico_luiz_vieira.pdf.txtdisserta__o_frederico_luiz_vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9A5JFP/2/disserta__o_frederico_luiz_vieira.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD521843/BUBD-9A5JFP2019-11-14 17:04:30.521oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9A5JFPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:04:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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