Percepção dos agentes envolvidos na logística urbana em BeloHorizonte: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gustavo Fonseca de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2LGPS
Resumo: A distribuição urbana de mercadorias é de vital importância para um mercado competitivo. Contudo, os problemas advindos desta atividade deterioram a qualidade de vida nas cidades. Para reduzir tais impactos, soluções devem ser investigadas e implementadas considerando as diferentes perspectivas e objetivos dos principais envolvidos (transportadores, varejistas, população e poder público) para que essa distribuição seja eficiente e economicamente viável. Neste trabalho foram analisadas as preferências e percepções dos envolvidos em relação a práticas de logística urbana na cidade de Belo Horizonte. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa do tipo survey para identificar as práticas que melhor se adequam à realidade analisada. Para a população, os veículos de carga contribuem para a piora das condições de tráfego mas não são a causa do problema e são reconhecidos como importantes para a sociedade. Os transportadores se mostraram dispostos a participar de determinadas medidas e até pagar para participar, visto que o tempo que se perde em trânsito e na procura de vagas para carga e descarga influencia diretamente no custo do transporte. Já os varejistas não apresentaram comportamento semelhante ao dos transportadores, não considerando as medidas vantajosas e nem dispostos a participar de programas para a melhoria da distribuição urbana. Além de não considerarem as medidas eficientes, algum tipo de pagamento para participar dos programas também não é bem aceito, uma vez que não conseguem perceber uma redução de custos pela racionalização, apenas aumento. Os administradores públicos reconhecem que o foco de investimentos é majoritariamente no transporte de passageiros, porém esforços vem sendo feitos para reverter esse quadro, tratando o transporte de cargas com sua devida importância, estabelecida pela legislação vigente. É reconhecida, ainda, a necessidade de conceber e aplicar os programas em conjunto com os envolvidos diretamente, transportadores e varejistas.
id UFMG_b9a8b33f2de4029c4131989d7acbcf54
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2LGPS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leise Kelli de OliveiraLeandro CardosoGuilherme de Castro LeivaGustavo Fonseca de Oliveira2019-08-14T05:28:54Z2019-08-14T05:28:54Z2015-02-26http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2LGPSA distribuição urbana de mercadorias é de vital importância para um mercado competitivo. Contudo, os problemas advindos desta atividade deterioram a qualidade de vida nas cidades. Para reduzir tais impactos, soluções devem ser investigadas e implementadas considerando as diferentes perspectivas e objetivos dos principais envolvidos (transportadores, varejistas, população e poder público) para que essa distribuição seja eficiente e economicamente viável. Neste trabalho foram analisadas as preferências e percepções dos envolvidos em relação a práticas de logística urbana na cidade de Belo Horizonte. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa do tipo survey para identificar as práticas que melhor se adequam à realidade analisada. Para a população, os veículos de carga contribuem para a piora das condições de tráfego mas não são a causa do problema e são reconhecidos como importantes para a sociedade. Os transportadores se mostraram dispostos a participar de determinadas medidas e até pagar para participar, visto que o tempo que se perde em trânsito e na procura de vagas para carga e descarga influencia diretamente no custo do transporte. Já os varejistas não apresentaram comportamento semelhante ao dos transportadores, não considerando as medidas vantajosas e nem dispostos a participar de programas para a melhoria da distribuição urbana. Além de não considerarem as medidas eficientes, algum tipo de pagamento para participar dos programas também não é bem aceito, uma vez que não conseguem perceber uma redução de custos pela racionalização, apenas aumento. Os administradores públicos reconhecem que o foco de investimentos é majoritariamente no transporte de passageiros, porém esforços vem sendo feitos para reverter esse quadro, tratando o transporte de cargas com sua devida importância, estabelecida pela legislação vigente. É reconhecida, ainda, a necessidade de conceber e aplicar os programas em conjunto com os envolvidos diretamente, transportadores e varejistas.The urban freight distribution is vital for a competitive market. However, the problems from this activity deteriorate the life quality in cities. To reduce such impacts, solutions should be investigated and implemented considering the different perspectives and objectives of the key stakeholders (carriers, retailers, population and administrators), so that distribution would be efficient and economically feasible. This study analyzed the preferences and perceptions of those involved in city logistics practices, in the municipality of Belo Horizonte. To achieve this objective, it was used a survey to identify practices that best fit the analyzed reality. For the population, the cargo vehicles contribute for the worsening of the traffic conditions but are not the main cause of the problem and are recognized as important to society. Carriers were willing to participate in certain practices and even pay to participate, since the time that is lost in traffic and in the search for places to load and unload cargo directly influences the transportation cost. The retailers did not show similar patterns to the carriers, not considering the practices effective and neither willing to participate in programs to improve the urban distribution. Besides not consider the measures effectives, some kind of payment to participate in the programs is also not well accepted, since they do not understand some reduction in costs by the optimization, only increase. Public administrators recognize that the investment focus is mainly for passengers transport, but efforts are being made to change this situation, treating the cargo transport with its due importance, established by the law. It is also recognized the need to design and implement programs together with those directly involved, transporters and retailers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogística empresarialTransportesDistribuição de mercadoriasLogística urbanaDistribuição urbana de mercadoriasBelo HorizonteStakeholdersPesquisa de entrevistaPercepção dos agentes envolvidos na logística urbana em BeloHorizonte: um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgeotecniatransportes_gustavofonsecaoliveira_dissertacaomestrado.pdfapplication/pdf3278354https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2LGPS/1/geotecniatransportes_gustavofonsecaoliveira_dissertacaomestrado.pdf63e2f7a6b33f779cba200c78f8cc7f32MD51TEXTgeotecniatransportes_gustavofonsecaoliveira_dissertacaomestrado.pdf.txtgeotecniatransportes_gustavofonsecaoliveira_dissertacaomestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain236621https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2LGPS/2/geotecniatransportes_gustavofonsecaoliveira_dissertacaomestrado.pdf.txt066ec034e760c7cb5b29614f05a84841MD521843/BUBD-A2LGPS2020-01-29 17:51:23.181oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2LGPSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T20:51:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção dos agentes envolvidos na logística urbana em BeloHorizonte: um estudo exploratório
title Percepção dos agentes envolvidos na logística urbana em BeloHorizonte: um estudo exploratório
spellingShingle Percepção dos agentes envolvidos na logística urbana em BeloHorizonte: um estudo exploratório
Gustavo Fonseca de Oliveira
Logística urbana
Distribuição urbana de mercadorias
Belo Horizonte
Stakeholders
Pesquisa de entrevista
Logística empresarial
Transportes
Distribuição de mercadorias
title_short Percepção dos agentes envolvidos na logística urbana em BeloHorizonte: um estudo exploratório
title_full Percepção dos agentes envolvidos na logística urbana em BeloHorizonte: um estudo exploratório
title_fullStr Percepção dos agentes envolvidos na logística urbana em BeloHorizonte: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Percepção dos agentes envolvidos na logística urbana em BeloHorizonte: um estudo exploratório
title_sort Percepção dos agentes envolvidos na logística urbana em BeloHorizonte: um estudo exploratório
author Gustavo Fonseca de Oliveira
author_facet Gustavo Fonseca de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leise Kelli de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leandro Cardoso
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Guilherme de Castro Leiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Gustavo Fonseca de Oliveira
contributor_str_mv Leise Kelli de Oliveira
Leandro Cardoso
Guilherme de Castro Leiva
dc.subject.por.fl_str_mv Logística urbana
Distribuição urbana de mercadorias
Belo Horizonte
Stakeholders
Pesquisa de entrevista
topic Logística urbana
Distribuição urbana de mercadorias
Belo Horizonte
Stakeholders
Pesquisa de entrevista
Logística empresarial
Transportes
Distribuição de mercadorias
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Logística empresarial
Transportes
Distribuição de mercadorias
description A distribuição urbana de mercadorias é de vital importância para um mercado competitivo. Contudo, os problemas advindos desta atividade deterioram a qualidade de vida nas cidades. Para reduzir tais impactos, soluções devem ser investigadas e implementadas considerando as diferentes perspectivas e objetivos dos principais envolvidos (transportadores, varejistas, população e poder público) para que essa distribuição seja eficiente e economicamente viável. Neste trabalho foram analisadas as preferências e percepções dos envolvidos em relação a práticas de logística urbana na cidade de Belo Horizonte. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa do tipo survey para identificar as práticas que melhor se adequam à realidade analisada. Para a população, os veículos de carga contribuem para a piora das condições de tráfego mas não são a causa do problema e são reconhecidos como importantes para a sociedade. Os transportadores se mostraram dispostos a participar de determinadas medidas e até pagar para participar, visto que o tempo que se perde em trânsito e na procura de vagas para carga e descarga influencia diretamente no custo do transporte. Já os varejistas não apresentaram comportamento semelhante ao dos transportadores, não considerando as medidas vantajosas e nem dispostos a participar de programas para a melhoria da distribuição urbana. Além de não considerarem as medidas eficientes, algum tipo de pagamento para participar dos programas também não é bem aceito, uma vez que não conseguem perceber uma redução de custos pela racionalização, apenas aumento. Os administradores públicos reconhecem que o foco de investimentos é majoritariamente no transporte de passageiros, porém esforços vem sendo feitos para reverter esse quadro, tratando o transporte de cargas com sua devida importância, estabelecida pela legislação vigente. É reconhecida, ainda, a necessidade de conceber e aplicar os programas em conjunto com os envolvidos diretamente, transportadores e varejistas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T05:28:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T05:28:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2LGPS
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2LGPS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2LGPS/1/geotecniatransportes_gustavofonsecaoliveira_dissertacaomestrado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2LGPS/2/geotecniatransportes_gustavofonsecaoliveira_dissertacaomestrado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 63e2f7a6b33f779cba200c78f8cc7f32
066ec034e760c7cb5b29614f05a84841
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589291135205376