Qualidade de vida no trabalho: uma análise das características da tarefa de profissionais bibliotecários atuantes em bibliotecas universitárias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-933FRZ |
Resumo: | Investigou-se a qualidade de vida no trabalho (QVT) de profissionais bibliotecários que atuam em bibliotecas das universidades estaduais do Paraná, através das seguintes variáveis: autonomia; variedade de habilidade; identidade da tarefa; significado da tarefa; feedback extrínseco; feedback intrínseco; inter-relacionamento; percepção da significância do trabalho; percepção da responsabilidade pelos resultados; conhecimento dos reais resultados do trabalho; satisfação geral; motivação interna com o trabalho; satisfação com: a possibilidade de crescimento, a supervisão, a segurança no trabalho, a compensação e o ambiente social. Aferiu-se também o potencial motivacional da tarefa e a necessidade individual de crescimento. Como fundamentação teórica, realizou-se uma revisão bibliográfica apontando as principais abordagens relativas à QVT. O marco teórico utilizado na pesquisa foi o Modelo das Características da tarefa desenvolvido por HACKMAN e OLDHAM (1975) e, como instrumento operacionalizante, fez-se uso do Job Diagnostic Survey-JDS. Os resultados evidenciaram que a qualidade de vida no trabalho-QVT dos informantes é insatisfatória em relação às variáveis medidas pelo referido modelo. Observou-se que o significado da tarefa foi à única variável que se apresentou frequentemente como positiva para com os fatores demográficos, profissionais e institucionais. Em contrapartida, as variáveis conhecimento dos reais resultados do trabalho, a identidade da tarefa e o feedback extrínseco foram as que se apresentaram constantemente como críticas. Através dos resultados obtidos na pesquisa, verificou-se que o nível de qualidade de vida no trabalho dos profissionais bibliotecários é mais deficiente no terceiro bloco-resultados pessoais e de trabalho, exatamente onde estão inseridos os resultados emocionais e as satisfações contextuais |
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