Marketing aplicado às Bibliotecas Universitárias: uma revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39743 |
Resumo: | Participaram da Banca Examinadora as professoras Jacqueline Aparecida de Souza (DEBIB) e Maria do Socorro de Azevedo Borba(DEBIB). |
id |
UFRN_b51496e9b900932711d860a454b5913f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39743 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Bezerra, Midinai GomesCarvalho, Mônica Marques2012-12-10T19:19:04Z2021-09-29T11:13:38Z2012-12-10T19:19:04Z2021-09-29T11:13:38Z2012BEZERRA, Midinai Gomes. Marketing aplicado às Bibliotecas Universitárias: uma revisão bibliográfica. 2012. 43 f. Monografia (Bacharelado), Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2012.2009008847https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39743Participaram da Banca Examinadora as professoras Jacqueline Aparecida de Souza (DEBIB) e Maria do Socorro de Azevedo Borba(DEBIB).Aborda a questão do marketing aplicado às bibliotecas universitárias. Discorre que no contexto atual, Século XXI, o marketing é uma a ferramenta que gera vantagens para qualquer organização, pois sendo este uma filosofia de gestão, cria e agrega valor aos procedimentos adotados nas mesmas. Nesse sentido, a pesquisa em questão visa realizar uma análise do marketing aplicado as bibliotecas universitárias e especificamente objetiva conceituar o marketing fazendo um resgate histórico até os dias atuais; definir bibliotecas universitárias no presente contexto; e verificar o valor do marketing através do uso das práticas do mesmo aplicado as bibliotecas universitárias demonstrando como o mesmo pode ser aplicado. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica em fontes de informação eletrônicas e convencionais tais como livros, artigos científicos entre outros com a finalidade de obter embasamento teórico-metodológico. Constatou-se que a adoção de técnicas de marketing contribui na gestão de unidades de informação sendo considerada como uma proposta inovadora que facilita o acesso e alcance do público-alvo e aos objetivos propostos pela unidade. Conclui que as bibliotecas universitárias devem aplicar o marketing de forma estratégica para que possam otimizar seus serviços, alcançar os objetivos propostos bem como melhorar o relacionamento cliente-organização entre outras vantagens.porBiblioteconomiaBiblioteconomiaMarketing BibliotecárioBibliotecas UniversitáriasBibliotecas Universitárias - GestãoMarketing aplicado às Bibliotecas Universitárias: uma revisão bibliográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMidinaiGB_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain65910https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/1/MidinaiGB_Monografia.pdf.txt9b1038392cb93a8532f81aed937dce50MD51MarketingAplicadoAsBibliotecas_Bezerra_2012.txtExtracted texttext/plain65910https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/2/MarketingAplicadoAsBibliotecas_Bezerra_2012.txt9b1038392cb93a8532f81aed937dce50MD52ORIGINALMarketingAplicadoAsBibliotecas_Bezerra_2012Texto completoapplication/octet-stream463892https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/3/MarketingAplicadoAsBibliotecas_Bezerra_201271af7dea4c04eb752a30bacee127a12eMD53CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream52https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54license_textapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/5/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD55license_rdfapplication/octet-stream23898https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/6/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD56LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/7/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD57123456789/397432021-09-29 08:13:38.406oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T11:13:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing aplicado às Bibliotecas Universitárias: uma revisão bibliográfica |
title |
Marketing aplicado às Bibliotecas Universitárias: uma revisão bibliográfica |
spellingShingle |
Marketing aplicado às Bibliotecas Universitárias: uma revisão bibliográfica Bezerra, Midinai Gomes Marketing Bibliotecário Bibliotecas Universitárias Bibliotecas Universitárias - Gestão Biblioteconomia |
title_short |
Marketing aplicado às Bibliotecas Universitárias: uma revisão bibliográfica |
title_full |
Marketing aplicado às Bibliotecas Universitárias: uma revisão bibliográfica |
title_fullStr |
Marketing aplicado às Bibliotecas Universitárias: uma revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Marketing aplicado às Bibliotecas Universitárias: uma revisão bibliográfica |
title_sort |
Marketing aplicado às Bibliotecas Universitárias: uma revisão bibliográfica |
author |
Bezerra, Midinai Gomes |
author_facet |
Bezerra, Midinai Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Midinai Gomes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Mônica Marques |
contributor_str_mv |
Carvalho, Mônica Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Bibliotecário Bibliotecas Universitárias Bibliotecas Universitárias - Gestão |
topic |
Marketing Bibliotecário Bibliotecas Universitárias Bibliotecas Universitárias - Gestão Biblioteconomia |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Biblioteconomia |
description |
Participaram da Banca Examinadora as professoras Jacqueline Aparecida de Souza (DEBIB) e Maria do Socorro de Azevedo Borba(DEBIB). |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-12-10T19:19:04Z 2021-09-29T11:13:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-12-10T19:19:04Z 2021-09-29T11:13:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BEZERRA, Midinai Gomes. Marketing aplicado às Bibliotecas Universitárias: uma revisão bibliográfica. 2012. 43 f. Monografia (Bacharelado), Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39743 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
2009008847 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Midinai Gomes. Marketing aplicado às Bibliotecas Universitárias: uma revisão bibliográfica. 2012. 43 f. Monografia (Bacharelado), Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2012. 2009008847 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteconomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteconomia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/1/MidinaiGB_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/2/MarketingAplicadoAsBibliotecas_Bezerra_2012.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/3/MarketingAplicadoAsBibliotecas_Bezerra_2012 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/4/license_url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/5/license_text https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/6/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39743/7/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b1038392cb93a8532f81aed937dce50 9b1038392cb93a8532f81aed937dce50 71af7dea4c04eb752a30bacee127a12e 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 e3f2560beca4d66ff319e25382393450 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117659984134144 |