Os sintagmas nominais do inglês: um estudo comparativo de corpus entre o uso de determinantes nas produções escritas de falantes nativos do inglês e aprendizes brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSNWX |
Resumo: | O objetivo da pesquisa que sustenta este trabalho é investigar o uso de determinantes dos sintagmas nominais por aprendizes brasileiros de inglês na escrita acadêmica, e compará-los com escrita acadêmica de falantes nativos do inglês. Baseamos esse trabalho no fato de que cada grupo de falantes apresenta uma identidade própria, já que a língua materna exerce influência na produção da língua estrangeira. Osresultados encontrados mostram que os aprendizes, de fato, apresentam características próprias em suas produções, porém nem todas essas diferenças se baseiam na influência do português. Os aprendizes apresentaram sintagmas nominais mais simples, e determinantes menos variados que os nativos. A escrita dos aprendizes apresentou, também, casos de determinantes com frequência muito diferente da escrita dos nativos. A maioria dessas diferenças não consiste em erro, apenas indica preferências e tendências desse grupo de falantes da língua inglesa. Ou seja, seguindo os passos de tantas outras pesquisas com base em corpora de aprendizes, verificou-se a necessidade de continuar com esses estudos para que uma maior consciência acerca das características dos aprendizes brasileiros fosse descrita, para que o ensino da língua seja cada vez mais eficaz. Chegou-se a essas conclusões por meio do uso de ferramentas computacionais de linguística de corpus, que processaram os dados dos corpora de referência e de estudo, LOCNESS e BRICLE.Os dados coletados foram organizados em tabelas, contabilizados e analisados. |
id |
UFMG_16154ac0712197a851bfcd0a2b4348f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9HSNWX |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Adriana Maria Tenuta de AzevedoBarbara Malveira OrfanoAna Larissa Adorno Marciotto OliveiraVanessa Cristina Oliveira Wright2019-08-11T08:40:50Z2019-08-11T08:40:50Z2014-01-31http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSNWXO objetivo da pesquisa que sustenta este trabalho é investigar o uso de determinantes dos sintagmas nominais por aprendizes brasileiros de inglês na escrita acadêmica, e compará-los com escrita acadêmica de falantes nativos do inglês. Baseamos esse trabalho no fato de que cada grupo de falantes apresenta uma identidade própria, já que a língua materna exerce influência na produção da língua estrangeira. Osresultados encontrados mostram que os aprendizes, de fato, apresentam características próprias em suas produções, porém nem todas essas diferenças se baseiam na influência do português. Os aprendizes apresentaram sintagmas nominais mais simples, e determinantes menos variados que os nativos. A escrita dos aprendizes apresentou, também, casos de determinantes com frequência muito diferente da escrita dos nativos. A maioria dessas diferenças não consiste em erro, apenas indica preferências e tendências desse grupo de falantes da língua inglesa. Ou seja, seguindo os passos de tantas outras pesquisas com base em corpora de aprendizes, verificou-se a necessidade de continuar com esses estudos para que uma maior consciência acerca das características dos aprendizes brasileiros fosse descrita, para que o ensino da língua seja cada vez mais eficaz. Chegou-se a essas conclusões por meio do uso de ferramentas computacionais de linguística de corpus, que processaram os dados dos corpora de referência e de estudo, LOCNESS e BRICLE.Os dados coletados foram organizados em tabelas, contabilizados e analisados.The objective of this research was to investigate how Brazilian learners produce determiners in noun phrases of English language in academic writing, and to compare them with English native speakersdeterminers produced in academic writing. We base this work in the fact that each group of speakers present their own identity, since mother language may also influence in the production of the secondlanguage. The results found showed that the learners, in fact, presented their own characteristics in their production. However, not all these differences were based on the influence of the second language. Thelearners produced less complex noun phrases than the native speakers, and also produced determiners with less variety of lexical items. Most differences do not consist in mistakes, it just indicatespreferences and tendencies of this group of English speaking learners. As done by other researches based on corpus of apprentices, it was verified the need to continue studies based on learners corpora.To come to these conclusions, the collected data were organized in charts, organized and analized by using the corpus linguistics tool WordSmith, and the corpora LOCNESS and BR-ICLE.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingua inglesa Sintagma nominalRedação acadêmicaAquisição de segunda linguagemLinguística de corpusLíngua em usoDeterminantesSintagmas nominaisCorpus de aprendizOs sintagmas nominais do inglês: um estudo comparativo de corpus entre o uso de determinantes nas produções escritas de falantes nativos do inglês e aprendizes brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_completa.pdfapplication/pdf2619943https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9HSNWX/1/dissertacao_completa.pdf50fb091144e5792f3a8a57381e943befMD51TEXTdissertacao_completa.pdf.txtdissertacao_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain439571https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9HSNWX/2/dissertacao_completa.pdf.txt5680527977658c5b51798c644ef795dbMD521843/MGSS-9HSNWX2019-11-14 04:10:59.622oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9HSNWXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:10:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os sintagmas nominais do inglês: um estudo comparativo de corpus entre o uso de determinantes nas produções escritas de falantes nativos do inglês e aprendizes brasileiros |
title |
Os sintagmas nominais do inglês: um estudo comparativo de corpus entre o uso de determinantes nas produções escritas de falantes nativos do inglês e aprendizes brasileiros |
spellingShingle |
Os sintagmas nominais do inglês: um estudo comparativo de corpus entre o uso de determinantes nas produções escritas de falantes nativos do inglês e aprendizes brasileiros Vanessa Cristina Oliveira Wright Língua em uso Determinantes Sintagmas nominais Corpus de aprendiz Lingua inglesa Sintagma nominal Redação acadêmica Aquisição de segunda linguagem Linguística de corpus |
title_short |
Os sintagmas nominais do inglês: um estudo comparativo de corpus entre o uso de determinantes nas produções escritas de falantes nativos do inglês e aprendizes brasileiros |
title_full |
Os sintagmas nominais do inglês: um estudo comparativo de corpus entre o uso de determinantes nas produções escritas de falantes nativos do inglês e aprendizes brasileiros |
title_fullStr |
Os sintagmas nominais do inglês: um estudo comparativo de corpus entre o uso de determinantes nas produções escritas de falantes nativos do inglês e aprendizes brasileiros |
title_full_unstemmed |
Os sintagmas nominais do inglês: um estudo comparativo de corpus entre o uso de determinantes nas produções escritas de falantes nativos do inglês e aprendizes brasileiros |
title_sort |
Os sintagmas nominais do inglês: um estudo comparativo de corpus entre o uso de determinantes nas produções escritas de falantes nativos do inglês e aprendizes brasileiros |
author |
Vanessa Cristina Oliveira Wright |
author_facet |
Vanessa Cristina Oliveira Wright |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Adriana Maria Tenuta de Azevedo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barbara Malveira Orfano |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanessa Cristina Oliveira Wright |
contributor_str_mv |
Adriana Maria Tenuta de Azevedo Barbara Malveira Orfano Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua em uso Determinantes Sintagmas nominais Corpus de aprendiz |
topic |
Língua em uso Determinantes Sintagmas nominais Corpus de aprendiz Lingua inglesa Sintagma nominal Redação acadêmica Aquisição de segunda linguagem Linguística de corpus |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lingua inglesa Sintagma nominal Redação acadêmica Aquisição de segunda linguagem Linguística de corpus |
description |
O objetivo da pesquisa que sustenta este trabalho é investigar o uso de determinantes dos sintagmas nominais por aprendizes brasileiros de inglês na escrita acadêmica, e compará-los com escrita acadêmica de falantes nativos do inglês. Baseamos esse trabalho no fato de que cada grupo de falantes apresenta uma identidade própria, já que a língua materna exerce influência na produção da língua estrangeira. Osresultados encontrados mostram que os aprendizes, de fato, apresentam características próprias em suas produções, porém nem todas essas diferenças se baseiam na influência do português. Os aprendizes apresentaram sintagmas nominais mais simples, e determinantes menos variados que os nativos. A escrita dos aprendizes apresentou, também, casos de determinantes com frequência muito diferente da escrita dos nativos. A maioria dessas diferenças não consiste em erro, apenas indica preferências e tendências desse grupo de falantes da língua inglesa. Ou seja, seguindo os passos de tantas outras pesquisas com base em corpora de aprendizes, verificou-se a necessidade de continuar com esses estudos para que uma maior consciência acerca das características dos aprendizes brasileiros fosse descrita, para que o ensino da língua seja cada vez mais eficaz. Chegou-se a essas conclusões por meio do uso de ferramentas computacionais de linguística de corpus, que processaram os dados dos corpora de referência e de estudo, LOCNESS e BRICLE.Os dados coletados foram organizados em tabelas, contabilizados e analisados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T08:40:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T08:40:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSNWX |
url |
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSNWX |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9HSNWX/1/dissertacao_completa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9HSNWX/2/dissertacao_completa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50fb091144e5792f3a8a57381e943bef 5680527977658c5b51798c644ef795db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589234007736320 |