Informação, concorrência e processo decisório em Instituições de Ensino Superior: um estudo sob o enfoque do sensemaking organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Claudio Coutinho Leitao
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECID-8CDJG5
Resumo: O objetivo desta tese é analisar a relação existente entre o uso da informação sobre o concorrente no âmbito das organizações e o processo decisório, sob o enfoque do sensemaking organizacional. A maior parte dos estudos querelacionam informação e processo decisório está calcada na abordagem racional/positivista e apresentam modelos prescritivos. Monitorar o concorrente e propor modelos de uso de informação organizacional é o foco de estudosdenominados de Inteligência Competitiva, que também concebem a informação como algo físico, que é analisado com o objetivo de ser transformado em inteligência para as organizações. O processo de sensemaking organizacionalpode ser considerado uma abordagem alternativa, pois parte da premissa de que as organizações constróem significado sobre o que está acontecendo na forma de um processo com características específicas. Utilizou-se metodologiaqualitativa, coerente com a teoria utilizada, de estudo de casos múltiplos e técnica de incidente crítico. O contexto da pesquisa foi o ensino superior privado, desenvolvendo-se estudos de caso em quatro instituições do Estado de MinasGerais. Os resultados demonstram a aplicabilidade da teoria e a confirmação das características do processo de sensemaking organizacional. Um modelo adaptado é apresentado nas conclusões. Novos estudos complementares são sugeridos utilizando-se o enfoque do sensemaking organizacional, aplicado em novos contextos e com outros objetivos.
id UFMG_161c33658cc76389176747197dd1f536
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-8CDJG5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Monica Erichsen Nassif BorgesLillian Maria Araújo de Rezende AlvaresSimone Cristina DuflothClaudio Paixao Anastacio de PaulaAdriana Bogliolo Sirihal DuartePedro Claudio Coutinho Leitao2019-08-13T21:42:08Z2019-08-13T21:42:08Z2010-12-06http://hdl.handle.net/1843/ECID-8CDJG5O objetivo desta tese é analisar a relação existente entre o uso da informação sobre o concorrente no âmbito das organizações e o processo decisório, sob o enfoque do sensemaking organizacional. A maior parte dos estudos querelacionam informação e processo decisório está calcada na abordagem racional/positivista e apresentam modelos prescritivos. Monitorar o concorrente e propor modelos de uso de informação organizacional é o foco de estudosdenominados de Inteligência Competitiva, que também concebem a informação como algo físico, que é analisado com o objetivo de ser transformado em inteligência para as organizações. O processo de sensemaking organizacionalpode ser considerado uma abordagem alternativa, pois parte da premissa de que as organizações constróem significado sobre o que está acontecendo na forma de um processo com características específicas. Utilizou-se metodologiaqualitativa, coerente com a teoria utilizada, de estudo de casos múltiplos e técnica de incidente crítico. O contexto da pesquisa foi o ensino superior privado, desenvolvendo-se estudos de caso em quatro instituições do Estado de MinasGerais. Os resultados demonstram a aplicabilidade da teoria e a confirmação das características do processo de sensemaking organizacional. Um modelo adaptado é apresentado nas conclusões. Novos estudos complementares são sugeridos utilizando-se o enfoque do sensemaking organizacional, aplicado em novos contextos e com outros objetivos.The objective of this thesis is to analyze the relationship between the use of information on the competitor within of the organizations and the decision process, on the focus of the organizational sensemaking.Most studies that relateinformation and the decision process is grounded in the rational / positivist approach and have prescriptive models. Monitor the competitor and propose models of organizational use of information is the focus of studies called Competitive Intelligence that also conceive the information as something physical, which is analyzed in order to be transformed into intelligence for theorganizations. The process of organizational sensemaking can be considered an alternativeapproach, based on the premise that organizations construct meanings about what is happening in the form of a process with specific characteristics. It was used qualitative methodology, consistent with the theory used, of multiple case study and critical incident technique. The research context was private higher education, developing case studies in four institutions of the State of Minas Gerais. The results demonstrate the applicability of the theory and the confirmation of the characteristics of the process of organizational sensemaking. An adapted model is presented in the conclusions. Further studies are suggested using the focus of organizational sensemaking, applied in new contexts and for other purposes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInteligência competitiva (Administração)Processo decisórioCiência da informaçãoProcessoSensemaking organizacionaldecisórioInteligência competitivaInformação, concorrência e processo decisório em Instituições de Ensino Superior: um estudo sob o enfoque do sensemaking organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_pedro_versao_entrega_revisado_autor_22_03_2011.pdfapplication/pdf3970932https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8CDJG5/1/tese_pedro_versao_entrega_revisado_autor_22_03_2011.pdf6206810ad52e890af1d0ee68e53e80f6MD51TEXTtese_pedro_versao_entrega_revisado_autor_22_03_2011.pdf.txttese_pedro_versao_entrega_revisado_autor_22_03_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain359431https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8CDJG5/2/tese_pedro_versao_entrega_revisado_autor_22_03_2011.pdf.txt04df84baf150874e5ed5dd22aea58774MD521843/ECID-8CDJG52019-11-14 17:43:49.227oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-8CDJG5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:43:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Informação, concorrência e processo decisório em Instituições de Ensino Superior: um estudo sob o enfoque do sensemaking organizacional
title Informação, concorrência e processo decisório em Instituições de Ensino Superior: um estudo sob o enfoque do sensemaking organizacional
spellingShingle Informação, concorrência e processo decisório em Instituições de Ensino Superior: um estudo sob o enfoque do sensemaking organizacional
Pedro Claudio Coutinho Leitao
Processo
Sensemaking organizacional
decisório
Inteligência competitiva
Inteligência competitiva (Administração)
Processo decisório
Ciência da informação
title_short Informação, concorrência e processo decisório em Instituições de Ensino Superior: um estudo sob o enfoque do sensemaking organizacional
title_full Informação, concorrência e processo decisório em Instituições de Ensino Superior: um estudo sob o enfoque do sensemaking organizacional
title_fullStr Informação, concorrência e processo decisório em Instituições de Ensino Superior: um estudo sob o enfoque do sensemaking organizacional
title_full_unstemmed Informação, concorrência e processo decisório em Instituições de Ensino Superior: um estudo sob o enfoque do sensemaking organizacional
title_sort Informação, concorrência e processo decisório em Instituições de Ensino Superior: um estudo sob o enfoque do sensemaking organizacional
author Pedro Claudio Coutinho Leitao
author_facet Pedro Claudio Coutinho Leitao
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monica Erichsen Nassif Borges
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Simone Cristina Dufloth
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Claudio Paixao Anastacio de Paula
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro Claudio Coutinho Leitao
contributor_str_mv Monica Erichsen Nassif Borges
Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares
Simone Cristina Dufloth
Claudio Paixao Anastacio de Paula
Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Processo
Sensemaking organizacional
decisório
Inteligência competitiva
topic Processo
Sensemaking organizacional
decisório
Inteligência competitiva
Inteligência competitiva (Administração)
Processo decisório
Ciência da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Inteligência competitiva (Administração)
Processo decisório
Ciência da informação
description O objetivo desta tese é analisar a relação existente entre o uso da informação sobre o concorrente no âmbito das organizações e o processo decisório, sob o enfoque do sensemaking organizacional. A maior parte dos estudos querelacionam informação e processo decisório está calcada na abordagem racional/positivista e apresentam modelos prescritivos. Monitorar o concorrente e propor modelos de uso de informação organizacional é o foco de estudosdenominados de Inteligência Competitiva, que também concebem a informação como algo físico, que é analisado com o objetivo de ser transformado em inteligência para as organizações. O processo de sensemaking organizacionalpode ser considerado uma abordagem alternativa, pois parte da premissa de que as organizações constróem significado sobre o que está acontecendo na forma de um processo com características específicas. Utilizou-se metodologiaqualitativa, coerente com a teoria utilizada, de estudo de casos múltiplos e técnica de incidente crítico. O contexto da pesquisa foi o ensino superior privado, desenvolvendo-se estudos de caso em quatro instituições do Estado de MinasGerais. Os resultados demonstram a aplicabilidade da teoria e a confirmação das características do processo de sensemaking organizacional. Um modelo adaptado é apresentado nas conclusões. Novos estudos complementares são sugeridos utilizando-se o enfoque do sensemaking organizacional, aplicado em novos contextos e com outros objetivos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T21:42:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T21:42:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECID-8CDJG5
url http://hdl.handle.net/1843/ECID-8CDJG5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8CDJG5/1/tese_pedro_versao_entrega_revisado_autor_22_03_2011.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8CDJG5/2/tese_pedro_versao_entrega_revisado_autor_22_03_2011.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6206810ad52e890af1d0ee68e53e80f6
04df84baf150874e5ed5dd22aea58774
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589453097205760