Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sérgio Luiz Meyer Portugal
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJLA
Resumo: O tema da pesquisa abrangeu a importância das plataformas de rede social como fonte de coleta de informações estratégicas para a tomada de decisão de organizações, especialmente, para aquelas caracterizadas como de pequeno porte. Dessa forma, o objetivo central foi propor um modelo teórico-conceitual que pudesse demonstrar os fluxos informacionais presentes nos processos de busca e uso da informação, utilizados por gestores de pequenas empresas em decisões estratégicas, e com base nos modelos de identificação das necessidades informacionais, processos de busca e uso da informação, e em modelos de tomada de decisão estratégica organizacional. Para alicerçar o objetivo, a fundamentação teórica foi constituída por pesquisa em material bibliográfico alinhado com o conhecimento buscado e pela análise de exemplos que estimularam a compreensão do autor. É importante destacar que a metodologia detalhada tem como base lógica de divisão de etapas do Ciclo de Inteligência Competitiva. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi realizado no presente trabalho um estudo formulador. Como resultado do desenvolvimento desta monografia temos a formulação de uma metodologia encapsulada em um produto denominado Web Relacionamento, que busca prover suporte a pequenas organizações para que sistematizem a tarefa de se relacionar com eficácia e baixo custo com os usuários de plataformas digitais de rede social para a alimentação de seu sistema de Inteligência Competitiva e, consequente tomada de decisão. As etapas da metodologia do produto Web Relacionamento são detalhadas de forma que possam ser compreendidas e aplicadas por qualquer profissional ou organização interessada.
id UFMG_19f684358549e62ddfc7d5b5e4a3fca6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LUJLA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Frederico Cesar Mafra PereiraMonica Erichsen NassifBrenner LopesSérgio Luiz Meyer Portugal2019-08-11T16:23:15Z2019-08-11T16:23:15Z2014-06-06http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJLAO tema da pesquisa abrangeu a importância das plataformas de rede social como fonte de coleta de informações estratégicas para a tomada de decisão de organizações, especialmente, para aquelas caracterizadas como de pequeno porte. Dessa forma, o objetivo central foi propor um modelo teórico-conceitual que pudesse demonstrar os fluxos informacionais presentes nos processos de busca e uso da informação, utilizados por gestores de pequenas empresas em decisões estratégicas, e com base nos modelos de identificação das necessidades informacionais, processos de busca e uso da informação, e em modelos de tomada de decisão estratégica organizacional. Para alicerçar o objetivo, a fundamentação teórica foi constituída por pesquisa em material bibliográfico alinhado com o conhecimento buscado e pela análise de exemplos que estimularam a compreensão do autor. É importante destacar que a metodologia detalhada tem como base lógica de divisão de etapas do Ciclo de Inteligência Competitiva. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi realizado no presente trabalho um estudo formulador. Como resultado do desenvolvimento desta monografia temos a formulação de uma metodologia encapsulada em um produto denominado Web Relacionamento, que busca prover suporte a pequenas organizações para que sistematizem a tarefa de se relacionar com eficácia e baixo custo com os usuários de plataformas digitais de rede social para a alimentação de seu sistema de Inteligência Competitiva e, consequente tomada de decisão. As etapas da metodologia do produto Web Relacionamento são detalhadas de forma que possam ser compreendidas e aplicadas por qualquer profissional ou organização interessada.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProcesso decisório Fontes de informação  Redes sociais on-line  Processo decisório  Inteligência competitiva (Administração)  Informação estratégicaInteligência CompetitivaTomada de decisãoRede socialUso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdfapplication/pdf523093https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUJLA/1/tcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdfa9bf265622891bcd378e42a33fbfd180MD51TEXTtcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdf.txttcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain92156https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUJLA/2/tcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdf.txt2d7b43d8725f77ede19ab27d937a96a4MD521843/BUOS-9LUJLA2019-11-14 08:05:16.734oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LUJLARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:05:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão
title Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão
spellingShingle Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão
Sérgio Luiz Meyer Portugal
Informação estratégica
Inteligência Competitiva
Tomada de decisão
Rede social
Processo decisório Fontes de informação  
Redes sociais on-line  
Processo decisório  
Inteligência competitiva (Administração)  
title_short Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão
title_full Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão
title_fullStr Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão
title_full_unstemmed Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão
title_sort Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão
author Sérgio Luiz Meyer Portugal
author_facet Sérgio Luiz Meyer Portugal
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frederico Cesar Mafra Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Monica Erichsen Nassif
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brenner Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Sérgio Luiz Meyer Portugal
contributor_str_mv Frederico Cesar Mafra Pereira
Monica Erichsen Nassif
Brenner Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Informação estratégica
Inteligência Competitiva
Tomada de decisão
Rede social
topic Informação estratégica
Inteligência Competitiva
Tomada de decisão
Rede social
Processo decisório Fontes de informação  
Redes sociais on-line  
Processo decisório  
Inteligência competitiva (Administração)  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Processo decisório Fontes de informação  
Redes sociais on-line  
Processo decisório  
Inteligência competitiva (Administração)  
description O tema da pesquisa abrangeu a importância das plataformas de rede social como fonte de coleta de informações estratégicas para a tomada de decisão de organizações, especialmente, para aquelas caracterizadas como de pequeno porte. Dessa forma, o objetivo central foi propor um modelo teórico-conceitual que pudesse demonstrar os fluxos informacionais presentes nos processos de busca e uso da informação, utilizados por gestores de pequenas empresas em decisões estratégicas, e com base nos modelos de identificação das necessidades informacionais, processos de busca e uso da informação, e em modelos de tomada de decisão estratégica organizacional. Para alicerçar o objetivo, a fundamentação teórica foi constituída por pesquisa em material bibliográfico alinhado com o conhecimento buscado e pela análise de exemplos que estimularam a compreensão do autor. É importante destacar que a metodologia detalhada tem como base lógica de divisão de etapas do Ciclo de Inteligência Competitiva. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi realizado no presente trabalho um estudo formulador. Como resultado do desenvolvimento desta monografia temos a formulação de uma metodologia encapsulada em um produto denominado Web Relacionamento, que busca prover suporte a pequenas organizações para que sistematizem a tarefa de se relacionar com eficácia e baixo custo com os usuários de plataformas digitais de rede social para a alimentação de seu sistema de Inteligência Competitiva e, consequente tomada de decisão. As etapas da metodologia do produto Web Relacionamento são detalhadas de forma que possam ser compreendidas e aplicadas por qualquer profissional ou organização interessada.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T16:23:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T16:23:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJLA
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJLA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUJLA/1/tcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUJLA/2/tcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a9bf265622891bcd378e42a33fbfd180
2d7b43d8725f77ede19ab27d937a96a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589359028404224