Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJLA |
Resumo: | O tema da pesquisa abrangeu a importância das plataformas de rede social como fonte de coleta de informações estratégicas para a tomada de decisão de organizações, especialmente, para aquelas caracterizadas como de pequeno porte. Dessa forma, o objetivo central foi propor um modelo teórico-conceitual que pudesse demonstrar os fluxos informacionais presentes nos processos de busca e uso da informação, utilizados por gestores de pequenas empresas em decisões estratégicas, e com base nos modelos de identificação das necessidades informacionais, processos de busca e uso da informação, e em modelos de tomada de decisão estratégica organizacional. Para alicerçar o objetivo, a fundamentação teórica foi constituída por pesquisa em material bibliográfico alinhado com o conhecimento buscado e pela análise de exemplos que estimularam a compreensão do autor. É importante destacar que a metodologia detalhada tem como base lógica de divisão de etapas do Ciclo de Inteligência Competitiva. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi realizado no presente trabalho um estudo formulador. Como resultado do desenvolvimento desta monografia temos a formulação de uma metodologia encapsulada em um produto denominado Web Relacionamento, que busca prover suporte a pequenas organizações para que sistematizem a tarefa de se relacionar com eficácia e baixo custo com os usuários de plataformas digitais de rede social para a alimentação de seu sistema de Inteligência Competitiva e, consequente tomada de decisão. As etapas da metodologia do produto Web Relacionamento são detalhadas de forma que possam ser compreendidas e aplicadas por qualquer profissional ou organização interessada. |
id |
UFMG_19f684358549e62ddfc7d5b5e4a3fca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LUJLA |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Frederico Cesar Mafra PereiraMonica Erichsen NassifBrenner LopesSérgio Luiz Meyer Portugal2019-08-11T16:23:15Z2019-08-11T16:23:15Z2014-06-06http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJLAO tema da pesquisa abrangeu a importância das plataformas de rede social como fonte de coleta de informações estratégicas para a tomada de decisão de organizações, especialmente, para aquelas caracterizadas como de pequeno porte. Dessa forma, o objetivo central foi propor um modelo teórico-conceitual que pudesse demonstrar os fluxos informacionais presentes nos processos de busca e uso da informação, utilizados por gestores de pequenas empresas em decisões estratégicas, e com base nos modelos de identificação das necessidades informacionais, processos de busca e uso da informação, e em modelos de tomada de decisão estratégica organizacional. Para alicerçar o objetivo, a fundamentação teórica foi constituída por pesquisa em material bibliográfico alinhado com o conhecimento buscado e pela análise de exemplos que estimularam a compreensão do autor. É importante destacar que a metodologia detalhada tem como base lógica de divisão de etapas do Ciclo de Inteligência Competitiva. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi realizado no presente trabalho um estudo formulador. Como resultado do desenvolvimento desta monografia temos a formulação de uma metodologia encapsulada em um produto denominado Web Relacionamento, que busca prover suporte a pequenas organizações para que sistematizem a tarefa de se relacionar com eficácia e baixo custo com os usuários de plataformas digitais de rede social para a alimentação de seu sistema de Inteligência Competitiva e, consequente tomada de decisão. As etapas da metodologia do produto Web Relacionamento são detalhadas de forma que possam ser compreendidas e aplicadas por qualquer profissional ou organização interessada.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProcesso decisório Fontes de informação Redes sociais on-line Processo decisório Inteligência competitiva (Administração) Informação estratégicaInteligência CompetitivaTomada de decisãoRede socialUso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdfapplication/pdf523093https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUJLA/1/tcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdfa9bf265622891bcd378e42a33fbfd180MD51TEXTtcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdf.txttcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain92156https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUJLA/2/tcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdf.txt2d7b43d8725f77ede19ab27d937a96a4MD521843/BUOS-9LUJLA2019-11-14 08:05:16.734oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LUJLARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:05:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão |
title |
Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão |
spellingShingle |
Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão Sérgio Luiz Meyer Portugal Informação estratégica Inteligência Competitiva Tomada de decisão Rede social Processo decisório Fontes de informação Redes sociais on-line Processo decisório Inteligência competitiva (Administração) |
title_short |
Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão |
title_full |
Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão |
title_fullStr |
Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão |
title_full_unstemmed |
Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão |
title_sort |
Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão |
author |
Sérgio Luiz Meyer Portugal |
author_facet |
Sérgio Luiz Meyer Portugal |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Frederico Cesar Mafra Pereira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Monica Erichsen Nassif |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Brenner Lopes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sérgio Luiz Meyer Portugal |
contributor_str_mv |
Frederico Cesar Mafra Pereira Monica Erichsen Nassif Brenner Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informação estratégica Inteligência Competitiva Tomada de decisão Rede social |
topic |
Informação estratégica Inteligência Competitiva Tomada de decisão Rede social Processo decisório Fontes de informação Redes sociais on-line Processo decisório Inteligência competitiva (Administração) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Processo decisório Fontes de informação Redes sociais on-line Processo decisório Inteligência competitiva (Administração) |
description |
O tema da pesquisa abrangeu a importância das plataformas de rede social como fonte de coleta de informações estratégicas para a tomada de decisão de organizações, especialmente, para aquelas caracterizadas como de pequeno porte. Dessa forma, o objetivo central foi propor um modelo teórico-conceitual que pudesse demonstrar os fluxos informacionais presentes nos processos de busca e uso da informação, utilizados por gestores de pequenas empresas em decisões estratégicas, e com base nos modelos de identificação das necessidades informacionais, processos de busca e uso da informação, e em modelos de tomada de decisão estratégica organizacional. Para alicerçar o objetivo, a fundamentação teórica foi constituída por pesquisa em material bibliográfico alinhado com o conhecimento buscado e pela análise de exemplos que estimularam a compreensão do autor. É importante destacar que a metodologia detalhada tem como base lógica de divisão de etapas do Ciclo de Inteligência Competitiva. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi realizado no presente trabalho um estudo formulador. Como resultado do desenvolvimento desta monografia temos a formulação de uma metodologia encapsulada em um produto denominado Web Relacionamento, que busca prover suporte a pequenas organizações para que sistematizem a tarefa de se relacionar com eficácia e baixo custo com os usuários de plataformas digitais de rede social para a alimentação de seu sistema de Inteligência Competitiva e, consequente tomada de decisão. As etapas da metodologia do produto Web Relacionamento são detalhadas de forma que possam ser compreendidas e aplicadas por qualquer profissional ou organização interessada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T16:23:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T16:23:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJLA |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJLA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUJLA/1/tcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUJLA/2/tcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9bf265622891bcd378e42a33fbfd180 2d7b43d8725f77ede19ab27d937a96a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589359028404224 |