Processos e camadas da música em rede
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AKVPFX |
Resumo: | Esta dissertação verifica a utilização da computação musical e das tecnologias de redes de Internet, como meio ambiente para o desenvolvimento de sistemas de composição interativa e distribuída geograficamente. A abordagem escolhida engloba o levantamento de informações acerca da multiplicidade das tarefas existentes na produção e performance de música em rede, em uma tentativa de oferecer um conhecimento abrangente e proporcionando autonomia aos participantes. A Arte Telemática, em geral, habita por sua própria natureza campos interdisciplinares. Neste trabalho são discutidas tanto as diferentes abordagens, classificações e conceitos quanto às demandas e funções em uma apresentação de Música em Rede, a fim de proporcionar uma base teórica para a chamada Música Telemática. Destacamos ainda as ferramentas tecnológicas envolvendo roteamento de áudio via rede, transmissão de vídeo e monitoramento das conexões na rede de Internet. Esta pesquisa aponta que ao assumir os entraves/recursos do meio ambiente telemático nos deparamos com uma situação emergente para o pensamento composicional e criativo em música onde, as tradicionais relações entre músicos, espaço, compositor, interprete e público é tensionada. |
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Sergio Freire GarciaLuiz Alberto Bavaresco de NavedaJalver Machado BethonicoFelipe André Florentino Silva2019-08-13T22:51:06Z2019-08-13T22:51:06Z2016-10-24http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AKVPFXEsta dissertação verifica a utilização da computação musical e das tecnologias de redes de Internet, como meio ambiente para o desenvolvimento de sistemas de composição interativa e distribuída geograficamente. A abordagem escolhida engloba o levantamento de informações acerca da multiplicidade das tarefas existentes na produção e performance de música em rede, em uma tentativa de oferecer um conhecimento abrangente e proporcionando autonomia aos participantes. A Arte Telemática, em geral, habita por sua própria natureza campos interdisciplinares. Neste trabalho são discutidas tanto as diferentes abordagens, classificações e conceitos quanto às demandas e funções em uma apresentação de Música em Rede, a fim de proporcionar uma base teórica para a chamada Música Telemática. Destacamos ainda as ferramentas tecnológicas envolvendo roteamento de áudio via rede, transmissão de vídeo e monitoramento das conexões na rede de Internet. Esta pesquisa aponta que ao assumir os entraves/recursos do meio ambiente telemático nos deparamos com uma situação emergente para o pensamento composicional e criativo em música onde, as tradicionais relações entre músicos, espaço, compositor, interprete e público é tensionada.This dissertation intends to verify the use of computer music and Internet networking technologies, such as the environment for the development of interactive musical composition systems distributed geographically. The chosen approach encompasses the data survey about multiplicity of tasks in production and performance ofnetwork music in an attempt to provide a comprehensive knowledge and providing autonomy to participants. The Telematic Art, generally lives by its own nature interdisciplinary fields. This work are discussed both the different approaches, classifications and concepts as the demands and functions in a music presentation Network, in order to provide a theoretical basis for the Networked Music. Also highlight the technological layers involving audio routing with computer netwoks, video transmission and monitoring of Internet connections. The research shows that by incorporate the barriers / resources from the network computing environment, we are faced with an emerging situation for composite and creative thinking in music where, as the traditional relations between musicians, space, composer, interpreter and audience are stressed.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaTelemáticaMúsica por computadorMúsico TelemáticoMúsica em RedeTransmissão de Áudio via RedeFerramentas de Computação Musical DistribuídaInterdisciplinaridadeProcessos e camadas da música em redeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfelipe_andre_florentino_silva_processos_e_camadas_da_musica_e.pdfapplication/pdf9701664https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AKVPFX/1/felipe_andre_florentino_silva_processos_e_camadas_da_musica_e.pdfaccd8e2414d6db3dde7e0f14b3c186ccMD51TEXTfelipe_andre_florentino_silva_processos_e_camadas_da_musica_e.pdf.txtfelipe_andre_florentino_silva_processos_e_camadas_da_musica_e.pdf.txtExtracted texttext/plain203926https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AKVPFX/2/felipe_andre_florentino_silva_processos_e_camadas_da_musica_e.pdf.txt6ec15722b9cc717292d67809b35cdc1bMD521843/AAGS-AKVPFX2019-11-14 13:42:19.619oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AKVPFXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:42:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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