Etiquetas inteligentes: avaliação do uso de etiquetas RFID em um supermercado do segmento varejista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monique Helen Schneider Panta
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LZH55
Resumo: O presente estudo abordou a tecnologia RFID no segmento de varejo como alternativa que pode impactar em um atendimento rápido e eficiente, garantindo mais rotatividade de clientes e produtividade à empresa. Buscou-se descrever o RFID como uma aposta para estesproblemas que são comuns de controle, de estoque, de logística e outros desafios para supermercados. Questionou-se que tipo de monitoramento a tecnologia RFID possibilita, se implantada em um supermercado de modo a agregar a este maior vantagem competitiva? O objetivo foi analisar criticamente a tecnologia de etiquetas inteligentes RFID inseridos no contexto do segmento varejista, especificamente, no cenário na dinâmica de um supermercado. A metodologia contemplou o tipo de pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Para a empresa estudada, ficou claro que as etiquetas RFID implantadas na realidade a de suprimentos permite o uso de sistema de forma a coletar de dados em tempo real de produtos diferentes, em locais diferentes do supermercado, garantindo um caráter de comodidade, precisão e conforto para o cliente final. Concluiu-se que o sistema RFID, em especial para um supermercado, pode se dar em aplicações das mais variadas possíveis, que vão desde o controle de produção, logística de distribuição, até a comercialização dos produtos ao cliente final, de produtos de muito ou pouco valor agregado.
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