Etiquetas inteligentes: avaliação do uso de etiquetas RFID em um supermercado do segmento varejista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LZH55 |
Resumo: | O presente estudo abordou a tecnologia RFID no segmento de varejo como alternativa que pode impactar em um atendimento rápido e eficiente, garantindo mais rotatividade de clientes e produtividade à empresa. Buscou-se descrever o RFID como uma aposta para estesproblemas que são comuns de controle, de estoque, de logística e outros desafios para supermercados. Questionou-se que tipo de monitoramento a tecnologia RFID possibilita, se implantada em um supermercado de modo a agregar a este maior vantagem competitiva? O objetivo foi analisar criticamente a tecnologia de etiquetas inteligentes RFID inseridos no contexto do segmento varejista, especificamente, no cenário na dinâmica de um supermercado. A metodologia contemplou o tipo de pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Para a empresa estudada, ficou claro que as etiquetas RFID implantadas na realidade a de suprimentos permite o uso de sistema de forma a coletar de dados em tempo real de produtos diferentes, em locais diferentes do supermercado, garantindo um caráter de comodidade, precisão e conforto para o cliente final. Concluiu-se que o sistema RFID, em especial para um supermercado, pode se dar em aplicações das mais variadas possíveis, que vão desde o controle de produção, logística de distribuição, até a comercialização dos produtos ao cliente final, de produtos de muito ou pouco valor agregado. |
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Leise Kelli de OliveiraMonique Helen Schneider Panta2019-08-11T11:44:32Z2019-08-11T11:44:32Z2014-05-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LZH55O presente estudo abordou a tecnologia RFID no segmento de varejo como alternativa que pode impactar em um atendimento rápido e eficiente, garantindo mais rotatividade de clientes e produtividade à empresa. Buscou-se descrever o RFID como uma aposta para estesproblemas que são comuns de controle, de estoque, de logística e outros desafios para supermercados. Questionou-se que tipo de monitoramento a tecnologia RFID possibilita, se implantada em um supermercado de modo a agregar a este maior vantagem competitiva? O objetivo foi analisar criticamente a tecnologia de etiquetas inteligentes RFID inseridos no contexto do segmento varejista, especificamente, no cenário na dinâmica de um supermercado. A metodologia contemplou o tipo de pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Para a empresa estudada, ficou claro que as etiquetas RFID implantadas na realidade a de suprimentos permite o uso de sistema de forma a coletar de dados em tempo real de produtos diferentes, em locais diferentes do supermercado, garantindo um caráter de comodidade, precisão e conforto para o cliente final. Concluiu-se que o sistema RFID, em especial para um supermercado, pode se dar em aplicações das mais variadas possíveis, que vão desde o controle de produção, logística de distribuição, até a comercialização dos produtos ao cliente final, de produtos de muito ou pouco valor agregado.This study focused on RFID technology in the retail segment as an alternative which can impact in a fast and efficient service , ensuring greater customer turnover and productivity to the company . Attempted to describe RFID as a bet for these problems that are common control , inventory , logistics and other challenges for supermarkets . He wondered what kind of monitoring RFID technology enables , if implanted in a supermarket in order to add to this competitive advantage ? The aim was to critically analyze the technology of intelligent RFID tags inserted in the context of retailing , specifically in the dynamic scenario of a supermarket. The methodology included the type of literature review and case study . For the studied company , it became clear that RFID tags deployed in reality the supply allows the use of system to collect real-time data of different products in different locations from the supermarket , ensuring a character of convenience, accuracy and comfort to the end customer . It was concluded that the RFID system , especially for a supermarket , can occur in applications of highly diverse, ranging from the control of production, distribution logistics, to marketing of the products to the end customer , product or very little added value .Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogística empresarialRadio frequênciaEtiquetas eletrônicasEtiquetas inteligentes: avaliação do uso de etiquetas RFID em um supermercado do segmento varejistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmoniquefinal___rev_leise__1_.pdfapplication/pdf944413https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LZH55/1/moniquefinal___rev_leise__1_.pdf9ee5df20b6c3c3ca2295ef19a0b6ec24MD51TEXTmoniquefinal___rev_leise__1_.pdf.txtmoniquefinal___rev_leise__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain96930https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LZH55/2/moniquefinal___rev_leise__1_.pdf.txt6f746f173290f5564014d055f29aacd4MD521843/BUBD-9LZH552019-11-14 11:04:23.414oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LZH55Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:04:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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